Stock Car – Valdeno Brito luta pela vitória até os metros finais e sobe no pódio

domingo, 3 de março de 2013 às 15:03
Valdeno Brito

Valdeno Brito

A temporada 2013 da Stock Car começou muito bem para o piloto da equipe Shell Racing, Valdeno Brito. Com uma estratégia inteligente de parada para reabastecimento, o paraibano, que largou em sexto, protagonizou uma briga acirrada pela vitória nas duas voltas finais com Átila Abreu e Cacá Bueno. A briga pela vitória foi até os metros finais e Valdeno terminou a corrida deste domingo em Interlagos na segunda colocação, apenas 0s763 atrás de Cacá.

Com este pódio, o paraibano começa a corrida pelo título em segundo lugar, com 20 pontos, 4 atrás de Cacá. A Shell Racing esteve perto de colocar seus dois carros no top-10, mas Popó Bueno teve problema com o pneu traseiro direito e, com isso, terminou em 21º.

“Foi um dia quase perfeito, faltou muito pouco para a vitória. Quando ficou definido que haveria a parada nos boxes, nossa tática foi parar para reabastecer com etanol perto do meio da corrida. Havia o risco de um safety car arruinar esta estratégia, mas ao mesmo tempo conseguimos trocar o pneu que apresentava o maior desgaste (traseiro direito) e éramos o carro mais rápido na parte final da prova. Fico feliz de começar o ano com este pódio: vamos brigar pelo título da Stock Car em 2013”, diz Valdeno.

Valdeno Brito foi um dos últimos pilotos a parar nos boxes para seu reabastecimento. Com o novo fornecedor de pneus, os carros da categoria melhoraram significativamente sua performance, em cerca de quatro segundos por volta, o que também aumentou o consumo de combustível. Por isso, as equipes e a organização da Stock Car decidiram pelo reabastecimento na corrida. Os carros largaram com 80 litros de Shell V-Power Etanol, que, desde o ano passado é o combustível oficial da Stock Car, fornecido pela Raízen a todas as 17 equipes da categoria.

Rodolpho Mattheis, chefe da equipe Shell Racing, destacou o trabalho de box do time, que foi preciso, aliado a estratégia que o time adotou nesta etapa. “Foi um ótimo início para o Valdeno (Brito), que executou com perfeição a estratégia prevista. Agora vamos para Curitiba otimista pela performance de hoje em Interlagos e também pelo nosso ótimo retrospecto nesta pista”, diz Mattheis, relembrando a vitória da Shell Racing em 2012 com Valdeno Brito na pista da capital paranaense.

Popó Bueno, que estreou nesta etapa pela equipe Shell Racing, estava tendo uma grande corrida até rodar. O piloto do #74 terminou a prova colado na zona de pontuação, em 21º.

“Claro que nossa expectativa era terminar no top-10, mas infelizmente o problema com o pneu traseiro direito fez com que a gente perdesse muito tempo. Em todo caso, ficou feliz de voltar à equipe e tenho certeza de que os dois carros da Shell Racing andarão sempre entre os primeiros em todas as etapas”, diz Popó.

A próxima etapa da temporada 2013 da Stock Car será daqui a duas semanas, dia 17 de março, em Curitiba, Paraná.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.