Stock Car – Mudança na classificação não alterou resultado em SP

domingo, 1 de abril de 2012 às 12:09

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Entre todas as novidades do regulamento da temporada 2012 da Stock Car, uma delas tinha o objetivo de tornar as provas mais emocionantes e imprevisíveis: a lacração dos dez primeiros colocados do grid, impedindo alterações de cambagem e altura entre a tomada classificatória e a corrida. A ideia, adaptada da F1, era dar mais chances para que pilotos que largam em posições intermediárias pudessem surpreender. Mas, a julgar pelo que ocorreu na disputa da abertura do campeonato, no último domingo, a proibição de mexer em detalhes do acerto não prejudicou tanto assim os ocupantes das cinco primeiras fileiras em Interlagos.

“Fizemos um acerto pensando também na corrida, mas certamente teríamos mexido no carro se o regulamento permitisse. Só que dentro do pacote de alterações que podemos fazer, é possível ter um equipamento competitivo e os resultados do último domingo, de certa forma, mostraram isso”, avaliou Allam Khodair (Blau/Preserv), piloto da equipe SER-Glass Vogel.

Apenas dois pilotos que largaram fora do grupo dos dez melhores do grid cruzaram a linha de chegada no Top10 de Interlagos. Foi o caso de Valdeno Brito, que saltou da 17a para a nona posição, e de Lico Kaesemodel, que foi de 12o para décimo. “Tomaram” o lugar de Duda Pamplona, que foi de nono para 29o, e Davi Muffato, que desceu de décimo para 13o.

No mais, as trocas de posições ocorreram todas entre os dez melhores do quali. Khodair saiu na pole e, com problemas nos freios e já sem pneus no final da prova, chegou em quarto. Companheiro do piloto da equipe SER-Glass Vogel na primeira fila, o atual campeão Cacá Bueno venceu a corrida. Ricardo Maurício saiu em terceiro, perdeu posições ao longo da prova, mas recuperou o posto no final. Daniel Serra saiu em quarto e terminou em sexto. Nonô Figueiredo também caiu, foi de quinto para sétimo. Thiago Camilo saiu em sexto e alcançou o segundo degrau do pódio. Já Julio Campos saiu em sétimo e chegou em sexto. Por fim, Átila foi de oitavo a quinto durante os 40 minutos de corrida.

Outra novidade do regulamento que também não causou grande impacto na abertura do campeonato foi a possibilidade de os pilotos utilizarem o botão de ultrapassagem – artifício que acrescenta potência extra ao motor – na tomada classificatória. Dos 32 pilotos do grid, apenas seis optaram por gastar metade da carga de oito “apertadas” durante o quali. O único a conseguir largar entre os dez primeiros foi Júlio Campos.

“Na corrida o ‘push’ tem duração de 15 segundos, mas na tomada classificatória dura apenas cinco. Então fizemos uma análise e constatamos que não era preciso usá-lo para classificar. Esta foi a análise da maioria e a pole mostra que estávamos certos. Agora, creio que se o botão tivesse a mesma duração tanto no quali como na corrida, seu uso na definição do grid seria praticamente obrigatório”, finalizou o Japonês Voador.

EB – www.autoracing.com.br

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