Stock Car – Comentários de sábado – Velopark 2018

sábado, 21 de abril de 2018 às 19:42

Allam Khodair

Allam Khodair, P2: O campeonato enfim começou para nós. As duas primeiras etapas foram muito complicadas, com problemas no sistema de direção. Mas agora conseguimos solucionar isso e mostramos ter um carro muito competitivo. A equipe trabalhou pesado para que tivéssemos esta condição, tanto que perdemos dois dos três treinos livres para corrigir falhas. A posição no grid coroou tudo isso. A Blau tem um corpo de mecânicos e engenheiros muito forte e competente. Estou feliz de ter colocado o time na primeira fila, pela primeira vez. Essa é, sem dúvida, uma conquista de toda equipe.

Lucas Foresti, P3: Isso dá um nó na cabeça de todo mundo, mesmo, pois ninguém tem a referência de como a pista está se comportando nessas condições – nos restam os arquivos de dados dos anos passados na chuva. E, mesmo assim, a referência não foi o suficiente, uma vez que nos últimos anos a chuva não se fez presente. A chuva começou leve mas piorou muito já no fim do grupo 1. Com isso ninguém que entrou depois melhorou. Mesmo no nosso grupo já estava bem difícil de controlar o carro, pois essa pista exige muito torque e o carro destraciona muito no molhado. Foi preciso bastante braço pra segurar. Foi uma decisão acertada, pois esta pista é rodeada por muros e uma batida não só pode machucar como o estrago pode até te tirar da corrida do domingo. Foi bom esperar. Nosso carro se comportou muito bem na chuva. Já no Q1 eu tive uma ótima percepção do carro e fiquei animado. Tenho que agradecer minha equipe pelo excelente equipamento que recebi. Essa é a melhor posição de largada minha para a primeira etapa do ano e espero converter isso em um bom resultado.

Ricardo Zonta, P5: É claro que trabalhamos totalmente para o seco o fim de semana todo, mas o carro demonstrou potencial bem forte na chuva. É difícil se posicionar para abrir volta e não errar, outros erraram na minha frente e me prejudicaram. Mas estou bem feliz de estarmos com os dois carros entre os seis primeiros. Aqui a classificação é muito importante, então o quinto lugar é bom de se largar, e vamos fazer um bom trabalho. A previsão é de pista seca. Nosso carro tem um potencial de seco muito forte para ir para cima dos carros da frente.

Átila Abreu, P6: Se a classificação tivesse sido no seco talvez tivéssemos outro resultado porque o carro estava competitivo, mas na chuva saímos no lucro. Teoricamente o nosso grupo era para ter sido o mais lento, mas quando acabou caiu um pé d’água, e o segundo grupo não pôde melhorar, o que nos beneficiou dessa vez, já que em outras tomadas fomos prejudicados. No Q2, mesmo com o tráfego, conseguimos entrar. E no Q3 faltou um pouco, poderia ter terminado em quarto, mas meu carro destracionou muito e saiu de frente, não foi uma volta perfeita. Mas é importante estar no Q3, no grupo da frente. A corrida é outra dinâmica, deve estar seco, e vamos lá. Vamos começar a colher os bons resultados. Temos de largar como em todas as outras pistas, mas aqui é mais difícil, então largar na frente é importante, já ajuda. No seco, o Zonta e eu éramos os mais rápidos entre os seis primeiros do grid, então vamos aproveitar essa velocidade.

Julio Campos, P7: Acho que temos tudo para chegar. Era um final de semana em que esperávamos partir entre os cinco primeiros, mas a chuva atrapalhou bastante porque deixamos o carro acertado para o seco para o Q2, esperando que o tempo melhorasse. Então, fiz o Q2 com as regulagens totalmente para a pista seca. Mesmo assim, conseguimos salvar uma colocação muito boa para amanhã. O carro está bem equilibrado. Acho que vamos fazer uma boa prova e com grandes possibilidades de pódio.

Felipe Lapenna, P8: O Q1 estava bastante complicado de guiar, em função da chuva, acabei saindo da pista e mesmo assim passei para o Q2 que era nossa meta desde o início. No Q2, mesmo com a pista úmida estava igual para todos e conseguimos fazer um bom trabalho e largaremos em sétimo amanhã. Acredito em uma boa corrida e em conquistar bons pontos para o campeonato.

Denis Navarro, P9: A situação da chuva acabou embolando tudo no grid, estivemos rápidos hoje com a pista molhada e no seco também temos um carro bem acertado, então a expectativa é ótima para amanhã nas duas corridas.

Sérgio Jimenez, P10: Foi uma boa classificação. Tivemos problema de manhã e na segunda volta tivemos problema na bomba de combustível, que tirou todo o nosso treino e íamos meio que para o escuro no qualy e aí choveu. Parou de chover antes do Q1 e em tese ia parar de chover para o Q2. E no Q1 não fizemos uma boa classificação, já que tivemos um pneu que murchou e foi bem difícil manter o carro na pista. Entramos em último para o Q2, onde fui o primeiro a ir para a pista e na hora que eu entrei o carro aquaplainou muito e quando fui fazer a curva 1 acabei escapando e batendo de leve na barreira de pneus só machucou a carenagem e ocasionou toda a bandeira vermelha, onde esperamos duas horas para classificar no Q2. Não consegui fazer uma volta limpa, mas estou feliz com o resultado. A equipe tem feito um ótimo trabalho.

Felipe Fraga, P15: Tentei ser o mais rápido possível ali no último trecho para tentar chegar no Q3, mas acabei errando e agora é tentar fazer uma corrida de recuperação amanhã. Tenho certeza que teremos um carro muito forte e precisamos definir bem a estratégia para conseguir pontos importantes. Sobre o formato da classificação, ele precisa ser melhor analisado pelos comissários: acabei me dando bem hoje no Q1 por não ter pegado a chuva tão forte, mas sei que posso não me dar bem em uma próxima etapa.

Diego Nunes, P18: Estava mais complicado de segurar o carro, muita gente aquaplanando, e o carro escapando muito, infelizmente não foi como esperávamos, o primeiro grupo que andou no seco teve mais sorte dessa vez.

Cesar Ramos, P19: É frustrante sair desta posição, porque estamos fazendo um grande campeonato e meu carro é muito competitivo. Não fosse a chuva que desabou na segunda metade do quali, tenho convicção de que teríamos os dois carros entre as primeiras fileiras. Mas não demos sorte. Agora é levantar a cabeça e buscar uma estratégia que nos ajude a somar pontos para o campeonato amanhã.

Rafael Suzuki, P22: Eu acho que o grupo 2 não poderia ter saído para a pista naquelas condições. Não é só a questão da pista estar mais rápida para um grupo do que para o outro. A pista estava longe de ter a condição mínima de segurança. Na minha opinião, erraram ao avaliar a pista só depois que um piloto bateu. O resultado é frustrante. Claro que regulamento é regulamento e todo mundo já sabia que funciona assim. Hoje fomos prejudicados, outro dia podemos ser favorecidos, mas o que me deixa mais desanimado é colocarem os pilotos para andarem nestas condições. O carro aquaplanava em linha reta. Por competência e habilidade dos pilotos não aconteceu algo pior, porque todo mundo respeitou a condição que era muito ruim. Acho que a situação não pode ser avaliada só depois de um acidente. Hoje, estava fora do nosso controle, apesar da equipe ter feito um ótimo trabalho. Agora é trabalhar para recuperar amanhã de novo.

Marcos Gomes, P23: Foi triste ficar fora do Q2. A chuva começou a aumentar muito antes do segundo grupo entrar no Q1. Eu acredito que por segurança nem deveriam ter aberto os boxes, deveriam ter dado bandeira vermelha logo no começo. A CBA e os comissários precisam repensar o formato do sistema de classificação, porque a sorte não pode prevalecer nessas ocasiões. Nossa vida está difícil largando em 22º, mas agora vamos pensar em uma estratégia para tentar chegar entre os 10 melhores na corrida 1 e quem sabe largar entre os líderes na corrida 2. Teremos um ritmo forte, mas vamos precisar contar com a sorte que não tivemos hoje.

Guilherme Salas, P30: No último treino, eu estava numa volta rápida e senti que algo havia quebrado. Não sabia se era câmbio ou algo no cardã. Tentamos ver o que era para arrumar para a classificação, mas não tivemos tempo suficiente. Vamos tentar fazer uma corrida de recuperação amanhã. Nosso carro tem um ritmo muito bom, então vamos trabalhar para sair daqui com um resultado melhor.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.