Stock Car – Comentários de sábado – Cascavel 2014

sábado, 16 de agosto de 2014 às 16:04

Átila Abreu

Átila Abreu, 4º colocado: Sabemos da história do desgaste de pneu aqui e temos que preparar o carro considerando isso. Não foi possível avaliar melhor o consumo em ritmo de corrida aqui. Na sexta fazíamos poucas voltas e logo retornamos ao box e hoje a chuva atrapalhou um pouco e não conseguimos completar uma sequência mais longa de voltas. A meta é trabalhar no equilíbrio do carro para não sofrer com o desgaste. Sabemos que será necessário poupar e a chave é achar um setup cauteloso para chegar até o final com os pneus em bom estado e que ao mesmo tempo nos permita andar no pelotão da frente.

Gabriel Casagrande, 5º colocado: Estou muito feliz. Foi um grande resultado tanto para mim quanto para a equipe C2, que também é estreante. Largar bem, depois de tanta luta, de tanto trabalho na base da equipe, em Curitiba, é algo emocionante. Consegui esta posição sem acertar uma volta perfeita. Não quero desmerecer ninguém, nenhum dos outros competidores, mas se tivesse acertado uma volta perfeita, redonda em todos os trechos, estaria na primeira fila. Ele (Júlio Campos) me ajudou muito também. Estou feliz que ele vai largar na frente. Ele é um grande piloto e está muito rápido. Aposto que ele vai disparar amanhã e vencer com folga.

Sergio Jimenez, 7º colocado: Foi ótimo ter voltado ao Q2. É muito importante nós termos um carro mais acertado e bem diferente das últimas corridas. Queria largar entre os três primeiros, mas a sétima posição não é ruim, ainda mais com todos muito embolados. Na teoria largar do lado interno e contornar o Bacião por dentro é melhor, mas vamos ver amanhã.

Allam Khodair, 8º colocado: Minha expectativa era largar em uma posição ainda melhor. Mas o carro não se comportou da forma como esperávamos durante a classificação. Estávamos muito dianteiros e com o volante pesado. Fizemos uma volta no limite e conseguimos o mais importante, que é aparecer entre os dez primeiros. Com melhoras para amanhã, podemos brigar na frente. Quem treinou no primeiro grupo da manhã só pegou pista molhada. O segundo grupo já pegou a mudança e conseguiu usar pneu para a pista seca. Para nós, os parâmetros da manhã serviram muito pouco. Agora vamos avaliar a estratégia ideal, porque amanhã são duas corridas e queremos estar competitivos.

Popó Bueno, 9º colocado: Foi muito bom conquistar um lugar no Q2 (treino que reúne os dez melhores para a definição do pole), é onde devemos estar sempre, tanto pelo meu retrospecto quanto o da equipe”, diz Popó, que vai largar na nona colocação. “Saindo na quinta fila, podemos escolher uma estratégia mais ampla, que pode incluir um ritmo mais forte tanto na primeira quanto na segunda corrida.

Valdeno Brito, 12º colocado: É sempre uma pena ficar de fora por tão pouco, mas em todo caso a gente sabia que teria uma sessão onde seria difícil brigar pela pole, porque estamos com deficiência de velocidade em reta. Para amanhã, optamos por trocar o motor e usar o reserva. No fim, o lugar na sexta fila acabou sendo até lucro, porque nos permite ter como objetivo marcar pontos nas duas corridas de amanhã.

Thiago Camilo, 13º colocado: As condições da pista mudaram em relação a ontem e nós erramos alguma coisa no acerto de classificação. Agora vamos tentar repetir o que fizemos nas rodadas duplas de Brasília e Goiânia: ficar entre os dez primeiros na primeira corrida para brigar pela vitória na segunda. Não é a situação ideal, porque é sempre mais arriscado você ter que fazer duas boas corridas sem nenhum incidente, mas é o que temos para fazer.

Diego Nunes, 18º colocado: Tivemos problemas no segundo trecho, com o assoalho batendo muito nas ondulações da pista. Mas somos rápidos em todo o resto do circuito. Vamos arrumar isso para amanhã e com certeza estaremos entre os mais rápidos do grid. Buscaremos a recuperação e somaremos muitos pontos importantes.

Felipe Fraga, 20º colocado: Vinha numa volta rápida, que não seria o suficiente para entrar no Q2 (que reúne o top-10), mas ficaria entre os 12, 13 primeiros colocados. Foi quando perdi a aderência na saída da curva e o carro saiu direto em direção ao muro: ele balançava muito, com problemas em todas as curvas. Quando vi que ia bater forte no muro, foi só o tempo de fechar os olhos e segurar no cinto, se preparando para o impacto! Mas não machuquei nada, está tudo OK para amanhã. Nosso ritmo com pneus usados era bom no treino de ontem e, se o chassi não tiver sofrido nenhuma avaria, temos chance de nos recuperar. O ideal é tentar subir na primeira corrida para ficar entre os dez primeiros e assim se beneficiar do grid invertido na prova 2. Se fosse apenas uma corrida, como foi na do Milhão em Goiânia, seria complicado, mas no caso de rodada dupla dá para sonhar com uma boa recuperação amanhã”.

Galid Osman, 21º colocado: O carro foi montado às pressas para a classificação e nessas circunstâncias dificilmente fica igual ao que era antes da batida, até porque não tivemos tempo para fazer um shake down. É uma pena porque o carro estava excelente, mas agora é pensar pra frente, tentar acertar o que houver para acertar nas voltas de aquecimento amanhã de manhã, e procurar pontuar nas corridas.

Felipe Lapenna, 22º colocado: Mesmo com as condições não tão boas de tempo, o carro estava bem nos treinos livres, com uma reação boa, equilibrado. Mas, na classificação, a reação foi totalmente o contrário do esperado. O carro ficou muito traseiro e difícil de guiar. Agora é pensar em fazer duas provas de recuperação amanhã. Tentar terminar a primeira entre os 15, fazendo o reabastecimento completo, para tentar chegar mais na frente na corrida 2 pode ser uma alternativa. Muitos bons pilotos também acabaram ficando mais atrás no grid, então acho que vai ser uma corrida bem competitiva.

Rafa Matos, 26º colocado: Tivemos alguns problemas na sexta-feira, perdemos um treino e não andei no seco. No molhado, o carro estava bem equilibrado, mas a pista secou para a classificação e pagamos o preço pela falta de treinos nestas condições. É um pouco frustrante, mas vamos mexer bastante no carro e esperamos melhorar para que dê tudo certo nas corridas de amanhã.

Denis Navarro, 33º colocado: As corridas de amanhã serão muito complicadas, já que a competitividade da Stock Car é fortíssima. Infelizmente os problemas no câmbio persistiram e agora teremos que torcer para que eles acabem amanhã e que consigamos marcar muitos pontos.

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