Spinelli e Haddad são os melhores latino-americanos entre os carros do Dakar 2011

sábado, 15 de janeiro de 2011 às 21:13

dakar2011-guigaeyoussef-350A 33a edição do Rally Dakar chegou ao fim neste sábado (15/01) com a especial de 181 km entre Cordoba e Buenos Aires. Apenas 38% dos veículos que começaram a competição, largaram para a última etapa provando toda a dificuldade do maior rali off road do mundo e que este ano foi acima da média, segundo a organização. Em sua terceira participação no Dakar, a Equipe Mitsubihi Brasil conquistou mais um grande resultado, chegando entre as 10 melhores do mundo. A bordo do Mitsubishi Lancer Racing, o piloto Guilherme Spinelli e o navegador Youssef Haddad conquistaram a nona colocação na classificação geral dos carros e a vice-liderança da categoria gasolina com o tempo acumulado de 53h39min53s. Com este resultado, Guiga e Youssef foram os melhores latino-americaos na categoria carros da competição. A dupla campeã da etapa de hoje foi Sainz e Cruz em 01h20min06s mas mesmo com esta vitória os espanhóis não conseguiram evitar que o título ficasse com Nasser Al-Attiyah, do Catar, e Timo Gottschalk, da Alemanha, em 45h16min16s. A dupla brasileira completou a especial de hoje na sétima colocação em 01h20min06s, o segundo melhor resultado deles na competição. Na 11a especial, Guiga e Youssef ficaram na sexta colocação.

“No briefing de ontem, os organizadores falaram que este Dakar foi o mais difícil dos últimos anos. Por isso, o fato de ter chegado ao fim já é muito bom, e ainda mais entre os 10 melhores. Consegui melhorar o meu resultado do ano passado (10a colocação) mesmo com um rali muito mas difícil. O Lancer foi mais uma perfeito e impecável, provando toda a sua força, capacidade e resistência”, contou o piloto Guilherme Spinelli.

A útlima etapa do Rally Dakar 2011 teve 645km de deslocamento e 181km de especial entre Cordoba e Buenos Aires. Depois de 13 dias de muita adrenalina, dunas, deserto, rio seco, serras, trechos sinuosos, cordilheira e 9.500Km percorridos, a 13a espeial foi curta e rápida.

“A especial de hoje foi mais tranquila, com piso bom e bastante rápida. Fizemos num ritmo bom. Foi uma especial sem ganhar e nem perder posições, apenas para completar’, disse Spinelli.

A Equipe Mitsubishi Brasil andou durante todo o rali entre as 10 melhores da competição. O Mitsubishi Lancer Racing venceu na categoria gasolina durante 10 etapas e liderou a competição durante oito dias. Neste ano, o resultado foi uma evolução do ano passado, quando terminou na 10a posição e na 3a colocoção da categoria gasolina, mostrando o trabalho perfeito desenvolvido por toda a Equipe Mitsubishi Brasil. As maiores dificuldades de Guiga e Youssef foram as dunas. Por não ter ralis no Brasil com esse tipo de piso, a dupla acabou perdendo tempo pela falta de experiência neste terreno.

“Eu comecei a correr em dunas, quando comecei a participar do Dakar, ou seja, há três anos. Fora isso, fiz dois treinos no Marrocos. Certamente, é neste piso que precisamos nos aperfeiçoar. E foram justamente as dificuldades que tivemos em dois dias de dunas, que fizeram com que caíssemos de posição tanto na geral quanto na gasolina, já que lideramos a categoria em boa parte do rali e chegamos a ocupar a sétima colocação no geral. Daí ficou um gostinho de que poderia ter sido melhor. De qualquer forma, toda a nossa equipe está de parabéns”, completou Spinelli.

“Apesar de saber que poderia ter sido melhor,nós estamos bastante satisfeitos com o resultado. Pois chegar ao final, já é uma vitória. Eu fiquei impressionado com o Lancer e com o que ele é capaz de fazer’. disse Youssef Haddad.

EB – www.autoracing.com.br

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