NASCAR TS – Estratégia errada tira chance de top-3 de Paludo em Martinsville

sábado, 6 de abril de 2013 às 20:38
Miguel Paludo

Miguel Paludo

A prova da Kroger 250 da Nascar Truck Series para o gaúcho Miguel Paludo teve dois extremos. Largando em 12º, fez um ritmo de prova muito forte e ficou na briga pela vitória durante praticamente toda a prova de Martinsville.

Uma estratégia errada e uma relagarda por fora a poucas voltas do fim, no entanto, jogaram o brasileiro para a 17a colocação. Com o resultado, Miguel se mantém dentro do top-10 do campeonato após duas corridas. A próxima etapa do campeonato será no próximo domingo, dia 14, em Rockingham.

“Foi um dia de emoções distintas. Fico feliz pelo rendimento ao longo da prova, com uma picape muito bem acertada e conseguindo brigar pela vitória até as voltas finais. Porém, por uma estratégia que acabou se mostrando equivocada, perdemos muito rendimento nas voltas finais, pois muitos de nossos concorrentes se aproveitaram das muitas bandeiras amarelas para só colocar pneus novos bem no final da prova”, diz Paludo.

Outro fator no final da prova também contribuiu para o brasileiro perder posições. “Na última relargada, fiquei por fora e, com os pneus muito sujos, não consegui me posicionar bem durante muitas voltas e assim perdi várias posições. É uma pena, porque hoje a gente tinha um top-3 sólido e boa chance de vitória. Mesmo no top-10 no campeonato, não podemos deixar os líderes desgarrarem: vamos precisar de um resultado forte em Rockingham”, diz Paludo.

Miguel começou a corrida atacando. O piloto do #32 da Turner Scott Motorsports ganhou uma posição e pulou para 11º na primeira volta. Na volta 30, Miguel entrou pela primeira vez dentro do top-10, andando em um ritmo forte como os líderes. Mesmo assim, relatava via rádio que precisava de uma picape com mais aderência nas curvas. Na 50, continuava escalando, e era o nono.

A primeira bandeira amarela da corrida veio na volta 53. Grant Galloway rodou e provocou a paralização. No momento, Paludo já era o oitavo. Jeb Burton liderava, com Timothy Peters em segundo e Ty Dillon em terceiro.

Paludo aproveitou a interrupção para parar, trocar os quatro pneus, completar o tanque de combustível e fazer acertos. A relargada veio na volta 65, com Miguel lutando forte entre os primeiros. Cinco voltas depois, a amarela novamente foi sacada. Detritos na pista precisavam ser recolhidos.

Com a amarela, Miguel aproveitava para relatar aos pits que os ajustes funcionaram, e sua picape estava bem melhor. A nova verde se deu na 76ª passagem e Paludo era o oitavo. Fazendo uma ótima relargada, e se aproveitando de uma certa confusão na frente, Miguel pulou para quinto e continuava pressionando os primeiros.

Na volta 86, mais uma interrupção. Novamente Galloway rodou e ficou atravessado na pista. A verde foi acionada na 91 e Miguel continuava imprimindo um bom ritmo. Na relargada deixou Johnny Sauter para trás, indo para quarto.

Com 100 voltas de prova, Miguel era quinto e brigava o tempo todo com o pelotão do top-5. Na 104, após um toque entre Burton e Hornaday, foi para terceiro com a quarta bandeira amarela sendo acionada.

As picapes da Truck Series voltaram a acelerar tudo na volta 110, com Miguel pressionando Kevin Harvick pela segunda colocação. Todavia, a verde só durou duas voltas, quando outra amarela foi sacada por detritos na pista.

Após uma longa paralisação, a verde se deu na volta 125, A sexta amarela não demorou muito. Na 130 Robert Bruce rodou na entrada da curva dois. Miguel se mantinha em terceiro.

Com 135 voltas, a verde novamente veio. Jeb Burton liderava, Kevin Harvick vinha em segundo e Miguel Paludo em terceiro. Galloway novamente foi o causador de uma interrupção da corrida, a sétima do dia.

Miguel aproveitou a parada para fazer seu pit stop para reabastecimento e troca de pneus. Com isso, caiu um pouco e foi para 11º. Relargando com 100 voltas para o fim, Miguel forçava para conseguir ganhar mais posições (como fez em toda a prova).

Na volta 155 já era o oitavo colocado, tendo a sua frente somente pilotos que não pararam. Na seguinte, outra bandeira amarela fazia todo o pelotão se reagrupar mais uma vez. A batida da vez foi na curva 2, onde Tim George Jr., John Wes Towley e Ron Hornaday se enroscaram.

A verde se deu na passagem 164, quando Miguel já era o sétimo. Com 60 para o fim, Miguel retornava ao top-5, se mantendo em uma boa briga pela vitória. Com 55 voltas para o fim, uma rodada do piloto #8, Max Gresham, provocou a nona bandeira amarela da corrida. E com a parada dos líderes, Miguel, que já tinha feito seu pit, agora retornou à terceira colocação, logo atrás de Burton e Peters.

A verde se deu na volta 202, mas quatro voltas depois, Townley provocou a décima amarela da prova. Miguel se mantinha bem em terceiro. Com 34 voltas para o fim, Paludo relargava na Kroger 250 em terceiro e observado a batalha pela liderança de Peters e Burton. Com 30 para o fim, Miguel escorregou um pouco na saída de curva e caiu para sétimo. Com 25 para o fim, recuperou uma e se posicionou em sexto.

Todd Bodine, com 22 voltas para o final, provocou a 11ª bandeira amarela da prova em Martinsville. Com 18 para a quadriculada, a verde foi novamente agitada. Miguel, no momento, era o sexto, mas caiu para 16º na passagem seguinte.

Com dez voltas para o fim Miguel recuperou duas posições e foi para 14º, mas terminou a prova em 17º. Johnny Sauter venceu. A próxima corrida da Nascar Truck Series é domingo que vem, dia 14 de abril, com a North Carolina Education Lottery 200, no Rockingham Speedway. O site www.miguelpaludo.com.br traz mais informações, fotos e vídeos das corridas de Paludo. Para acompanhar notícias em tempo real, siga no twitter @miguelpaludo (o oficial do piloto).

Resultado, Kroger 250, Martinsville Speedway
Dez primeiros colocados
1º) 98 Johnny Sauter, (Carolina Nut Co./Curb Records/Toyota), 250 voltas
2º) 88 Matt Crafton, (Rip It Energy Fuel/Menards/Toyota), 250 voltas
3º) 4 Jeb Burton, (Arrowhead/Chevrolet), 250 voltas
4º) 17 Timothy Peters, (Parts Plus/Toyota), 250 voltas
5º) 54 Darrell Wallace Jr, (Toyota Care/Toyota), 250 voltas
6º) 94 Chase Elliott, (Aaron’s Dream Machine/Hendrickcars.com/Chevrolet), 250 voltas
7º) 60 Dakoda Armstrong, (Winfield/Chevrolet), 250 voltas
8º) 39 Ryan Sieg, (RSS Racing/Chevrolet), 250 voltas
9º) 51 Erik Jones, (Toyota Care/Toyota), 250 voltas
10º) 9 Ron Hornaday Jr, (No Fear Energy/Chevrolet), 250 voltas
(…)
17º) 32 Miguel Paludo, (SEM Products Inc./Chevrolet), 250 voltas

Classificação, Nascar Truck Series, (2/22)
Dez primeiros colocados
1º) Johnny Sauter, 94 pontos
2º) Jeb Burton, 82
3º) Matt Crafton, 77
4º) Ron Hornaday Jr, 76
5º) Darrell Wallace Jr, 72
6º) Ryan Sieg, 70
7º) Todd Bodine, 67
8º) Ty Dillon, 68
9º) Miguel Paludo, 64
10º) Ryan Blaney, 64

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.