FIA tem que ser dura com proibição de rádio

segunda-feira, 15 de setembro de 2014 às 17:54
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Sebastian Vettel - Red Bull

Por: Adauto Silva

O Autoracing adorou a nova instrução da FIA proibindo que as equipes “dirijam” os carros de F1 para os pilotos durante as corridas. Já havíamos publicado uma matéria em dezembro de 2013 apoiando a ideia.

As equipes? É lógico que elas não gostaram, pois é lógico que elas preferem tomar todas as decisões que elas puderem ao invés do piloto. Mas o rádio foi totalmente proibido como gostaríamos? Não, não foi. Apenas mensagens que melhorem o desempenho do piloto são proibidas a partir de agora.

Na verdade elas já eram proibidas antes, só que ninguém respeitava. O Artigo 20.1 sempre foi muito claro dizendo que: “O piloto precisa pilotar o carro sozinho e sem ajuda”.

Não há sequer o que interpretar, a equipe não pode ajudar o piloto a melhorar seu desempenho durante a corrida e ponto final. Vai acabar aquela palhaçada do tipo “faça a curva 5 em quinta e não em sexta marcha”, ou “você está perdendo tempo na freada da curva 2”, ou “mude o botão azul para a posição 3 para atacar seu próximo adversário”.

Veja a quantidade de mensagens de rádio de cada equipe nas últimas cinco corridas

Infelizmente, ordens de equipe, assim como instruções para os pilotos fazerem um pit stop, ou informações de tráfego referentes a outros carros continuam permitidas. Nessa questão, resta esperarmos que os pilotos não obedeçam ordens de equipe esdrúxulas, como Vettel e Hamilton não obedeceram antes.

Você deve estar se preguntando: “Mas e o problema do combustível, como o piloto saberá se precisa economizar?”. Ele vai saber isso através do painel como eu e você fazmos no nosso carro. Atualmente a tela de LCD no volante dos carros de F1 é maior e contém mais informação, apesar de algumas equipes – notadamente Williams, Lotus e Red Bull – ainda não terem adotado-a. Quantidade de combustível, temperatura de óleo e freios, além de outras infos, estão ou estarão lá a partir de agora.

Logo que a FIA soltou esse comunicado muita gente começou a falar que as equipes começariam a enviar mensagens decodificadas, tipo “o céu está azul hoje”, “o feijão está esquentando” “xyz 12 final” ou qualquer coisa que aparentemente não faça muito sentido dizer ao piloto. Na verdade isso teoricamente também não deve acontecer, já que a FIA disse que quaisquer “mensagens decodificadas” também estão proibidas.

A FIA grava todas as conversas de rádio entre os pilotos e as equipes. Não apenas aquelas que vão ao ar na TV, mas todas, portanto ela tem condição de verificar, punir e divulgar quando necessário.

Mas tem que punir mesmo e a tolerância precisa ser zero. Qualquer comunicação que não faça sentido dizer a um piloto durante uma corrida, ou que tenha dúbia interpretação tem que ser punida pesadamente. Como? A FIA ainda não especificou as punições, mas espero que seja com um stop-and-go ou algo no sentido.

E enquanto eu escrevia esse texto, o Autoracing publicou que a FIA avisou as equipes que as mesmas restrições de mensagens de rádio a partir do GP de Cingapura em diante também serão aplicadas para placas do pitwall.

Adauto Silva

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