F1 – Tá fácil pilotar o W12? (vídeo)

sábado, 27 de março de 2021 às 21:17

Mercedes x Red Bull

Por: Adauto Silva

Muitos fãs do Hamilton – e são muitos mesmo – ficaram de “bode” comigo quando afirmei na pré-temporada que o carro da Mercedes, o W12, estava bastante ruim de equilíbrio, enquanto o da Red Bull parecia muito melhor.

Por ver a pré-temporada em câmeras onboard, eu tinha certeza absoluta que a Mercedes não estava blefando, não tinha segredo, o carro estava ruim e pronto. Argumentei sobre isso, disse o que eu tinha visto, mas para muitos nada adiantou.

Os caras estão blefando
Ninguém desaprende a construir o carro
O regulamento quase não mudou
Andaram com a UP sem potência
Desenvolveram o carro desde junho do ano passado
Na classificação vão meter 1 segundo na Red Bull

Tudo isso eu tive que ler, não só de internautas – que tem todo o direito e devem escrever o que quiserem -, mas também de jornalistas que se dizem “especializados”. Em que eles são especializados eu não sei, só sei que não é em automobilismo!

Hamilton é um dos melhores pilotos da história, gostem dele ou não. Ele vem provando há 14 anos que guia qualquer coisa mais rápido que os outros. Guia carro dianteiro, traseiro, com pneus sulcados, slicks, com ou sem DRS, aspirado, turbo, híbrido, no seco, na chuva, pense no que você quiser. Ele senta lá e manda a bota como pouquíssimos pilotos fizeram na história do esporte.

Eu nunca tive um pingo de dúvida disso e continuo não tendo.

Mas tem uma coisa que “o homem” não faz.

Milagre.

Nunca piloto algum fez milagre. Os três melhores da história conseguiam sempre tirar tudo do carro e esse era o “milagre” deles. E Hamilton está entre eles.

O caso é que qualquer carro de corrida tem limitações. O melhor carro de corrida tem limitações, que apesar de estarem um pouco adiante das limitações do segundo melhor carro de corrida, elas existem e estão lá.

A Mercedes, desde a pré-temporada se mostrou um carro mais limitado que a Red Bull. Se na Red Bull tivéssemos dois pilotos comuns, era capaz de Hamilton conseguir superá-los mesmo com um carro pior, afinal ele já fez isso sem sua carreira muitas vezes.

Ele superou o monstro Alonso no auge quando era um novato. Ele superou Vettel e Mark Webber inúmeras vezes com um carro muito pior. Ele superou ambos os pilotos da Ferrari em 2017 e 2018 quando tinha um carro um pouco pior, portanto Hamilton não tem que provar mais nada para mim. Ele é simplesmente um fenômeno e sem falsa modéstia, eu fui o primeiro jornalista no mundo a afirmar isso em 2007 quando ele tinha apenas algumas corridas na F1.

Para quem não leu, o texto está AQUI

O problema atual de Hamilton e da Mercedes é que eles neste momento não têm o melhor carro da Fórmula 1. Quem tem é a Red Bull e para o azar deles, os Touros tem um piloto chamado Max Verstappen que é simplesmente um animal.

Perdeu essa também? É só clicar AQUI

Então, o raciocínio é bem lógico. Se você tem um animal como Max num carro mais rápido do que Hamilton tem, mesmo que Lewis consiga tirar tudo do carro e e ele consegue -, isso simplesmente não é o suficiente, por isso considerei e considero – inclusive tendo apostado – Max Verstappen o favorito para a pole e vitória no primeiro GP da temporada no Bahrain.

Ontem, primeiro dia de trenos oficiais para o GP do Bahrain, prestei toda a atenção do mundo novamente para ver o quanto a Mercedes tinha melhorado desde a pré-temporada e vi que apesar de terem feito um grande progresso, não tinha sido o suficiente para equilibrar as ações com a Red Bull, mais especificamente Verstappen.

Então escrevi ESTE  artigo.

Mesmo assim li jornalistas que ainda teimavam em dizer que a “pole estava aberta” entre Lewis e Max. Como assim? Max colocou pouco no Lewis, devia ter colocado mais. Ele provavelmente sentiu a responsabilidade e por isso foi mais cuidadoso hoje no Q3, pois o que eu esperava era mais de meio segundo de diferença.

Por que? Por causa desse tipo de coisa que vi abaixo…

Adauto Silva
Leia e comente outras colunas do Adauto Silva

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.