F1 – Análise dessa sexta-feira no Bahrain

sexta-feira, 26 de março de 2021 às 18:32

Red Bull

Assim como o Autoracing vem afirmando desde o primeiro dia da pré-temporada duas semanas atrás, a Red Bull – mais especificamente Max Verstappen – continua a ser o favorito para fazer a pole e vencer o GP do Bahrain depois dessa primeira sexta-feira de treinos livres.

Mas as coisas mudaram um pouco.

A Mercedes modificou alguns apêndices aerodinâmicos, além do acerto de carro, e tirou um pouco de downforce da dianteira para equilibrar melhor o carro, que estava saindo demais de traseira nessa mesma pista 12 dias atrás. O resultado é que o carro melhorou em volta lançada e em stints longos, mas tem uma janela de operação muito estreita, além de desgastar mais os pneus que a Red Bull.

E como o carro está andando bem apenas numa janela de operação muito estreita dos pneus – não por culpa dos pneus, mas por culpa do carro -, Hamilton entendeu isso muito mais rápido que Bottas, que não conseguiu dar uma volta boa sequer nos seus stints longos.

Falando em stints longos, vamos pegar o TL2 realizado ao anoitecer e portanto muitíssimo mais relevante ao parâmetros da classificação e corrida.

O que você verá não é muito diferente do quer aconteceu nos testes de duas semanas atrás, com a Red Bull na frente, embora nem tanto.

Tempo médio de stints longos
1. Verstappen 1m37.51s (8 voltas)
2. Hamilton 1m37,72s (7 voltas)
3. Perez 1m37,92s (9 voltas)
4. Tsunoda 1m38.27s (8 voltas)
5. Gasly 1m38.32s (7 voltas)
6. Sainz 1m38,37s (12 voltas)
7. Bottas 1m38.49s (9 voltas)
8. Ricciardo 1m38.63s (8 voltas)
9. Norris 1m38,70s (10 voltas)
10. Stroll 1m39.04s (11 voltas)
11. Leclerc 1m39.06s (8 voltas)
12. Russell 1m39.22s (13 voltas)
13. Alonso 1m39.24s (12 voltas)
14. Giovinazzi 1m39.26s (12 voltas)
15. Ocon 1m39.36s (12 voltas)
16. Schumacher 1m40.54s (8 voltas)

Os quatro pilotos que não aparecem acima não fizeram stints longos representativos.

Veja que a diferença entre Verstappen e Hamilton é mínima, muito menos que duas semanas atrás, quando a vantagem da Red Bull foi cerca de de 0,7s. Agora caiu para 0,2s, apesar de Max ter dado uma vota a mais que Hamilton em seu stint longo. A diferença real provavelmente seja 0.3s e isso mostraria um progresso de 0.4s dos Prateados desde a pré-temporada, o que é muito, considerando que não houve tempo de pista entre a pré-temporada e esta sexta-feira.

Em volta rápida a diferença de tempos entre eles foi de 0,235s, mas isso não pode ser levado em consideração. Por que? Porque nenhum dos dois tirou o máximo do carro na melhor volta de cada um. Hamilton tirou o pé descaradamente na última curva, tipo “desistindo da volta” e Verstappen passeou em sua volta “voadora”. Passeou tão mal que essa sua “volta voadora” de hoje no Bahrain foi incrivelmente pior que sua melhor volta no último dia da pré-temporada.

Naquele domingo de pré-temporada Max marcou 1m28.960s contra 1:30.847s hoje, ambas as vezes com os mesmos pneus C4 da Pirelli. Max tem no mínimo mais 2 segundos no bolso para amanhã na classificação.

Quanto tem Hamilton? Ninguém sabe, mas o heptacampeão marcou 1m30.025s no último dia da pré-temporada usando um composto mais macio C5 – que não está disponível neste final de semana – contra 1:31.082s hoje com pneus C4. Faz muito mais sentido que a Red Bull e aparentemente mostra que de fato a Mercedes não escondeu absolutamente nada na pré-temporada, como muitos estavam apregoando. O carro era arisco mesmo, principalmente em volta lançada, e continua arisco.

Portanto, a menos que amanhã surja algo novo no carro Prateado ou eles encontrem um acerto “shazam”para o carro, Max Verstappen é muito favorito para a pole.

Já para a corrida, aparentemente a diferença diminuiu mesmo, mas ainda parece confortável para Verstappen, principalmente se ele largar na pole como mostraram os treinos até agora.

Também pode – como dito acima – ser que a Mercedes tenha seu shazam, com o que se acredita ser um sistema de super-resfriamento dentro do duto de entrada de ar para pequenas explosões de potência extra de sua UP.

Checo Perez ficou a 0,4s do companheiro de equipe Verstappen nos stints longos, mas errou na volta voadora e ficou a longínquos 0,7s do holandês, ou seja, há bastante espaço para ele melhorar ainda. Resta saber o quanto desse espaço Checo será capaz de preencher neste final de semana.

Entre Verstappen e Hamilton, com o segundo tempo mais rápido em volta voadora, está a McLaren de Lando Norris. Mas Norris não acredita nesse P2 de hoje e disse que deve largar no máximo em P5 amanhã, com os Touros e Prateados à sua frente. Será que ele não belisca um P4 ou P3? A conferir…

Mas se Norris não acredita em sua volta voadora, a McLaren foi muito melhor do que pareceu nos stints longos, com a câmera onboard mostrando um carro mais equilibrado do que suas adversárias diretas Ferrari e AlphaTauri.

O japonês Yuki Tsunoda foi muito bem nos stints longos e alcançou a quarta média mais rápida no AlphaTauri, um pouco mais rápido que seu companheiro de equipe Pierre Gasly.

Carlos Sainz completou um stint bastante longo com sua Ferrari fazendo uma média respeitável de tempo e marcando uma melhor volta voadora apenas a meio décimo de Hamilton, apesar do heptacampeão ter tirado o pé naquela volta. Charles Leclerc não gostou do equilíbrio de seu carro e ficou muito atrás de Sainz tanto em volta voadora quanto em stint longo.

Aston Martin e Alpine ainda não mostraram nada demais e decepcionaram nessa sexta-feira. Assim como todos, elas terão mais um treino, o TL3, para mostrarem algum progresso, ou ficarão no Q2 na classificação de amanhã, assim como o Autoracing previu logo ao término da pré-temporada.

Fernando Alonso encontrou dificuldade em equilibrar o Alpine entre a resposta e a instabilidade e há claramente muito trabalho a fazer lá, já que o carro parecia muito pouco mais rápido do que o Alfa Romeo, embora possa muito bem ter estado com mais combustível.

Atrás de ambas estão as mesmas de sempre,  Williams e Haas, apesar de George Russell ter feito um stint longo espetacular de 13 voltas.

AS - www.autoracing.com.br

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