F1 – Massa alerta contra o aumento do downforce em 2017

quarta-feira, 20 de maio de 2015 às 12:39

Felipe Massa

Felipe Massa manifestou dúvidas sobre os planos para aumentar os níveis de downforce como parte de um esforço para ter carros mais rápidos em 2017.

Assim como a reintrodução do reabastecimento e a adoção de pneus mais largos, a mudança nas regras aerodinâmicas foi acertada na reunião do Grupo de Estratégia da semana passada como uma forma de reduzir os tempos de volta em até 5 a 6 segundos.

Mas Massa acentuou que tal medida deve ser tomada com cautela, alertando que aumentando o downforce muito dramaticamente poderia ter um impacto negativo sobre a qualidade da corrida.

Perguntado sobre meta de tempos de volta mais rápidos do Grupo de Estratégia, o piloto da Williams disse: “Talvez cinco a seis segundos seja um pouco demais. Certamente queremos ir tão rápido quanto pudermos, mas também queremos ter competição. Lembro-me de antes, quando tínhamos muito downforce, talvez você não visse sequer uma ultrapassagem na corrida”.

“Esta é a única dúvida que precisamos entender: que eles ainda mantenham a competitividade em um bom caminho”.

O brasileiro está convicto, no entanto, sobre o reabastecimento, bem como os planos para permitir que as equipes escolham os seus próprios compostos de pneus a partir da próxima temporada.

“Eu gosto da ideia de reabastecimento porque a corrida é mais rápida, o carro é mais rápido”, disse Massa. “Hoje nós corremos com um carro muito pesado e a corrida é muito técnica. Ela costumava ser muito mais agradável do ponto de vista de pilotagem”.

“Além do mais, com as equipes escolhendo os pneus, nós podemos ver uma mudança por causa disso. As equipes que não têm um bom carro, vão escolher e vão arriscar. Talvez isto mude um pouco a hierarquia, especialmente na classificação, porque se a equipe tem pneus mais rápidos na classificação, talvez possam melhorar na corrida”.

IB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.