F1 – Haas: Somente o limite de orçamento aproximará o pelotão

segunda-feira, 24 de setembro de 2018 às 12:36

Guenther Steiner

O diretor da equipe Haas, Guenther Steiner, acredita que um teto orçamentário terá mais impacto do que a proposta de regulamentação de 2021 para ajudar as equipes menores a competir com as três principais equipes da Fórmula 1.

A próxima grande reforma da regulamentação da F1 está prevista para 2021, com um objetivo claro de melhorar tanto o espetáculo na pista quanto a criação de um pelotão de competição mais equilibrado em todo o grid.

Parte do plano para aumentar a competição entre as equipes é introduzir um teto orçamentário – projetado em US$ 150 milhões. O chefe esportivo da F1, Ross Brawn, recentemente revelou o desejo de apresentar medidas de controle de custos em uma série de etapas, começando em 2019.

Quando perguntado se ele achava que os novos conceitos do carro de 2021 poderiam permitir que a Haas diminuísse a diferença para as três melhores equipes da F1, Steiner respondeu: “A lacuna pode ser superada apenas com um teto orçamentário”.

“O que quer que nós projetemos, isso não preencherá a lacuna. Seja qual for o design que você propõe, as pessoas com mais recursos e mais dinheiro podem simplesmente trabalhar mais, e mais é melhor no final. Não vai aproximar o pelotão”.

Apesar dos atuais adversários do meio-campo rivalizarem com a Renault por 15 pontos em uma disputa intensa sobre o quarto lugar no campeonato de construtores de 2018, a equipe norte-americana já começou a mudar o foco de desenvolvimento para o carro do ano que vem antes da introdução dos regulamentos aerodinâmicos revisados.

“Nosso desenvolvimento está indo bem”, acrescentou Steiner. “Talvez algumas das outras equipes tenham um desenvolvimento ainda melhor, mas eu não sei disso”.

“Estamos felizes com nossa taxa de desenvolvimento como está agora. O escopo do trabalho é o mesmo: tornar o melhor carro possível com as regulamentações que você recebe. Nossa equipe está trabalhando duro para conseguir isso”.

IB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.