F1 – Ferrari 2020, uma cópia mal sucedida?

terça-feira, 28 de janeiro de 2020 às 6:16

Ferrari – Maranello

Na semana passada o Autoracing publicou duas notícias sobre o carro de 2020 e a estratégia que a Ferrari vai usar na pré-temporada.

Em relação ao carro, numa tentativa de copiar a Red Bull, ele teria sido projetado aerodinamicamente errado. E sobre a pré-temporada, os Vermelhos usariam uma “tática” parecida com que a Mercedes fez em 2019.

Agora, mais rumores vão surgindo para explicar os anteriores…

A Ferrari, que claramente tinha o melhor carro do grid na segunda metade da temporada de 2019, decidiu não apenas melhorar o SF90, mas criar um novo carro para a temporada de 2020.

Uma decisão que pode ser explicada pelos vários desafiadores esclarecimentos pedidos em conjunto pela Red Bull e pela Mercedes para a FIA em relação ao motor dos Vermelhos, levando à implementação de duas diretrizes técnicas validadas pela FIA no final do ano passado.

Isso teve o efeito de reduzir o desempenho do SF90 nos dois últimos GPs de 2019, Brasil e particularmente Abu Dhabi. Para solucionar esse problema na temporada 2020, a Ferrari tomou a decisão ousada de melhorar o desenho e “mudar o conceito” de seu novo chassi, usando alguns dos recursos específicos da Red Bull.

Os engenheiros que trabalhavam no carro planejado para 2020 foram confrontados com vários problemas aerodinâmicos causados, entre outras coisas, segundo a revista alemã Auto Bild, por uma asa dianteira mal projetada, exatamente o que aconteceu com a Red Bull no primeiro terço da temporada passada.

Quando perguntado sobre isso, o ex-projetista Gary Anderson explicou:

“Às vezes, pode acontecer que uma coisinha possa causar uma reação em cadeia por todo o carro. Isso pode ser muito sério e muito difícil de resolver.”

“No momento, a Ferrari decidiu que, caso os problemas não possam ser resolvidos, eles desenvolverão um segundo carro, como a Mercedes fez em 2019”, disse o ex-projetista da Jordan GP e da McLaren.

O ex-piloto de testes da Minardi e especialista regular na Sky Italia, Matteo Bobbi, parece concordar dizendo: “Há rumores de que a Ferrari, como a Mercedes no ano passado, poderia levar duas versões do carro para os testes”, disse ele.

“Na primeira semana, a versão básica no nível aerodinâmico pode montar o quebra-cabeça da confiabilidade e, na segunda semana, devemos ver a versão final muito próxima da versão que eles levarão para Melbourne.

“Está alinhado com o que a Mercedes fez no ano passado”

Por outro lado, há pessoas dentro da F1 que desconfiam de todos esses boatos e acham que a imprensa italiana os está plantando deliberadamente para confundir a concorrência, afinal essa boataria toda começou logo depois do Natal de 2019 após o jornal La Gazzetta dello Sport, que pertence a família Agnelli, publicar um suposto esboço da Ferrari 2020.

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.