F1 – Ferrari muda o conceito do carro de 2020

sábado, 25 de janeiro de 2020 às 14:11

Ferrari SF90 – 2019

O chefe da equipe da Ferrari, Mattia Binotto, admitiu que a equipe italiana planeja mudanças significativas em seu carro de Formula 1 em 2020, numa tentativa de finalmente vencer a Mercedes e Hamilton.

As equipes de F1 estão ocupadas preparando e finalizando seus carros com os quais desejam iniciar os testes de pré-temporada. Com o regulamento permanecendo estável ​​para esta temporada, esperava-se que a maioria das equipes introduzissem apenas pequenos ajustes em seus carros de 2019 para resolver os problemas que enfrentaram na temporada passada.

Além das regras técnicas estáveis, o fato de a próxima temporada ser o fim do atual regulamento técnico também afeta a maneira como as equipes abordam o novo campeonato. Como a temporada de 2021 trará um novo conjunto de regras técnicas, apenas as principais equipes podem investir pesadamente no desenvolvimento de seus carros para esta temporada, enquanto a maioria precisa reagrupar suas forças e orçamento para o próximo ano.

Mattia Binotto afirmou que os Vermelhos vem trabalhando em novas ideias e soluções, remodelando muitas das principais vertentes técnicas do carro em comparação com a máquina de 2019. A equipe está decidida a propor um sério desafio para a Mercedes este ano, depois de uma sexta temporada dominada por Mercedes e Lewis Hamilton.

O SF90 se estabeleceu como referência em termos de velocidade em reta, levando a alegações de que a Ferrari estava explorando áreas cinzentas com a estrutura e o método de funcionamento de sua UP. No entanto, o suíço enfatizou que a vantagem se devia principalmente ao conceito aerodinâmico diferente que a Ferrari seguiu em comparação com seus principais rivais Red Bull e Mercedes.

Depois que o esporte introduziu asas dianteiras novas e mais simples para a temporada de 2019, as equipes tiveram que decidir como reequilibrar seus carros. A Ferrari seguiu a rota de gerar menos downforce na dianteira, mas alcançando velocidades mais altas em retas. Enquanto pagava dividendos em locais como Bahrain, Azerbaijão, Áustria, Alemanha, Bélgica, Itália e Rússia, o SF90 era desafiador para seus pilotos em pistas com muitas curvas de velocidade média.

Mudanças no conceito aerodinâmico
Antes do lançamento do novo carro, Binotto explicou que a nova Ferrari foi construída com o objetivo de adicionar mais downforce ao conceito após as lições aprendidas ao longo da temporada de 2019.

“Nosso carro deste ano está visando muito mais downforce. E por ter mais downforce, certamente produzirá mais arrasto. Não esperamos estar tão à frente em retas quanto estivemos em 2019.”

O suíço disse que o final da temporada em Abu Dhabi foi outro lembrete de quanto a Ferrari precisa compensar em termos de equilíbrio de potência e downforce em comparação com a Mercedes, depois que o W10 do principal rival estava em outro nível no último setor do circuito de Yas Marina, que apresenta uma série de curvas de 90 graus e um conjunto de mudanças de direção.

Embora a Ferrari seja considerada a melhor fabricante de UPs atualmente, Binotto confirmou que os engenheiros responsáveis ​​pela complexa unidade de potência da equipe fizeram ajustes significativos na estrutura do motor. “Mudamos bastante nossa UP em termos de arquitetura”, afirmou.

A equipe lançará seu carro em 11 de fevereiro, oito dias antes do primeiro teste de três dias na Espanha.

É curioso, para não dizer estranho, que Binotto não tenha citado o no nome da Red Bull como uma potencial postulante ao título deste ano.

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AS - www.autoracing.com.br

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