F1 confirma utilização de novo sistema de impacto lateral para 2014

segunda-feira, 24 de junho de 2013 às 17:13

Acidente de Kubica em 2007

A F1 terá um novo sistema de impacto lateral em 2014, desenhado para melhorar a proteção em caso de acidentes. O novo sistema, fruto de uma colaboração entre as equipes da categoria e o Instituto da FIA, foi aprovado em uma reunião do corpo técnico no mês passado. Pesquisas provaram que a tecnologia atual não é eficaz quando os ângulos dos impactos não são quadrados, como o acidente de Robert Kubica em 2007 durante o Grande Prêmio do Canadá.

Foram estudados dois conceitos diferentes, um com tubos de carbono e outro com painéis de carbono amassado, com o último sendo o escolhido. A especificação final foi produzida pela Red Bull baseada em um projeto inicial da Marussia.

“Três equipes submeteram seus projetos de impacto a um teste físico, e o nosso acabou sendo o melhor, com isso demos sequência ao trabalho,” falou Paul Monaghan, engenheiro da Red Bull.

As estruturas, que serão instaladas uma em cada lado do carro, são desenhadas para quebrar progressivamente no momento do impacto. O Instituto da FIA provou que este sistema é capaz de absorver até 40kJ de energia, até mesmo em impacto irregulares.

“O tubo tem uma especificação comum, mas as equipes terão a escolha de como instalá-lo no carro. Um teste estático será responsável por verificar a resistência do monocoque e determinar se são duros o suficiente para suportar o tubo. Depois disso, as equipes estarão livres para decidir a melhor maneira de instalá-lo em seus carros. Existe também a possibilidade de economizar dinheiro, já que as que forem aprovadas no teste estático, não precisarão passar nos crash-tests (teste de impacto que destrói um chassis),” completou Monaghan.

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