24 horas de Le Mans 2012: A 80ª edição de uma corrida épica

sexta-feira, 15 de junho de 2012 às 17:37

LeMans11-24h-largada615
Há oito décadas, pilotos e equipes representando países do mundo todo escolhem a noite de sábado mais curta do ano para disputar uma prova de endurance equivalente a 14 GPs de Formula 1, as lendárias 24 Horas de Le Mans. Neste ano, 56 carros largam dia 16 de junho nesta prova que aconteceu pela primeira vez em 1923. Já naquela época, as 24 Horas de Le Mans foram concebidas como a vitrine ideal para a jovem e dinâmica indústria automobilística exibir e colocar à prova suas mais notáveis inovações. Nesses 80 anos, a corrida provou ser sinônimo de paixão, prestígio e precisão; o auge do automobilismo esportivo, lugar onde sonhos são construídos e heróis emergem a cada edição. Cronômetro oficial das 24 Horas de Le Mans, a Rolex apoia o que há de mais avançado em corridas de velocidade e endurance.

24 Horas de Le Mans inspira o surgimento de uma nova era de prestígio com a criação do WEC FIA, com uma etapa no Brasil

Embora muitas das tradições das 24 Horas de Le Mans tenham permanecido intactas ao longo da história – o formato de corrida de 24 horas, a agora simbólica largada em movimento “Le Mans Style” , a participação de diferentes tipos de automóveis simultaneamente – há também inovações ainda pouco conhecidas e que são a promessa de um futuro empolgante para as corridas de endurance.

Desde sua origem modesta, as 24 Horas de Le Mans evoluíram muito. Neste ano, a prova francesa estreia como evento principal do recém-criado Campeonato Mundial de Endurance da FIA, o WEC (World Endurance Championship). O órgão internacional que rege o automobilismo, a Fédération Internationale de l’Automobile (FIA), uniu forças com os organizadores das 24 Horas de Le Mans, o L’Automobile Club de l’Ouest (ACO), para propagar o espírito de Le Mans pelo mundo, em um campeonato internacional de endurance.

A WEC Series, patrocinada pela Rolex, é composta por oito corridas de endurance, disputadas em três continentes, incluindo uma etapa brasileira: Seis Horas de Interlagos, em 15 e 16 de setembro. Cada uma das corridas tem duração estipulada entre seis e doze horas. A série de competições permite que os competidores tradicionais de Le Mans estendam sua temporada para o ano todo e promete deixar sua marca no mundo do esporte a motor a partir deste ano. As 24 Horas de Le Mans serão a terceira corrida da temporada e continuam a ser o desafio mais importante, o que é reconhecido na premiação – o vencedor de Le Mans leva o dobro de pontos e o título de maior prestígio do automobilismo de endurance.

Para o calendário completo da WEC, visite www.caracingnews.com.

A arte da precisão: novas equipes e as novas tecnologias entram em cena no Circuito de La Sarthe

As 24 horas de Le Mans exigem precisão dentro e fora da pista. E isso não é tarefa fácil num esporte em constante evolução, no qual aquele que não acelera nas mudanças acaba ultrapassado. A corrida deste ano recebe de braços abertos novas equipes e novas tecnologias, times que gastaram incontáveis horas testando e aperfeiçoando seus projetos. Em Le Mans, tudo o que pode ser colocado à prova antecipadamente é testado à exaustão. Nada é deixado ao acaso.

A aplicação de tecnologias de ponta está em perfeito acordo com a missão da ACO, de garantir que as 24 Horas de Le Mans seja uma combinação dos últimos avanços da máquina com esportividade em seu mais alto nível. Historicamente, as 24 horas de corrida no circuito de Le Mans sempre representaram um inigualável campo de testes para os grandes fabricantes de automóveis, levando a um número incrível de inovações, algumas das quais pareciam revolucionárias no início, antes de se tornarem partes essenciais de qualquer carro de passeio hoje em dia. Entre essas inovações estiveram os limpadores de para-brisas, os freios a disco e os faróis de LED, que contribuíram não somente para aumentar o conforto dos motoristas, mas também para a uma redução no número de acidentes nas estradas do mundo todo.

Este ano, a fabricante japonesa Toyota marca seu retorno ao esporte de alto nível com dois carros na categoria LM P1, a principal classe de protótipos de corrida nas 24 Horas de Le Mans. O chassis Toyota foi projetado e construído no Centro de Alto Desempenho da Toyota Motorsport GmbH em Colônia (Alemanha), onde fica o QG da equipe. O projeto foi criado em cima de um motor híbrido a gasolina desenvolvido pela Toyota Motor Corporation, no Japão. Embora a Toyota tenha corrido em Le Mans pela primeira vez em 1975, passaram-se 13 anos desde a última participação oficial da montadora japonesa e, portanto, este é um retorno bem-vindo de uma das grandes equipes do mundo em corridas de endurance.

O híbrido que será usado pela Toyota marca um passo importante para a tecnologia de motores no Circuito de La Sarthe. A Toyota será acompanhada nesta inovação pela Audi, que também está usando a tecnologia híbrida automotiva em seus dois R-18 e-tron quattro de competição pela primeira vez nas 24 Horas de Le Mans. O embaixador Rolex Tom Kristensen, que detém o recorde de oito vitórias nas 24 horas de Le Mans, está ansioso para assumir seu lugar ao volante de um destes veículos revolucionários.

Com as apostas em alta e uma disputa tão acirrada, as equipes precisam avançar no limite da inovações tecnológicas. Ao fazer isso, eles dependem, indubitavelmente, da precisão absoluta de seus projetistas, técnicos e motoristas para que essas inovações sejam introduzidas e usadas no momento exato. A decisão final sobre o sucesso de cada equipe fica reservada mesmo para o dia da corrida.

As 24 Horas de Le Mans representam o auge da paixão, do prestígio, da precisão e da persistência no desenvolvimento do automobilismo de endurance, definindo valores que estão em perfeita sintonia com a filosofia Rolex de patrocínio. Quando o relógio Rolex na linha de largada marcar três horas da tarde do sábado, 16 de junho, 56 pilotos vão começar a 80ª edição das 24 Horas de Le Mans, no histórico circuito de La Sarthe: será o início de mais uma corrida épica.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.