WRC – Brasileiros têm mais um dia de aprendizado em Monte Carlo

sábado, 21 de janeiro de 2012 às 11:15

WRC12-PalmeirinhaO Rally de Monte Carlo chegou ao terceiro dia nesta sexta-feira (20/01), trazendo de volta um conhecido adversário dos pilotos, o gelo. Os brasileiros Paulo Nobre e Edu Paula seguiram com sua estratégia conservadora para chegar ao final da competição que abre a temporada 2012 do Campeonato Mundial de Rali, o WRC, e mesmo assim subiram duas posições na classificação geral da prova e estão em 22º lugar com seu Mini Cooper.

O gelo voltou a aparecer de maneira significativa nos três trechos cronometrados que formaram o dia de hoje. “Desde o levantamento estava ansioso para fazer a segunda especial de hoje, que tinha os oito quilometros finais em estradinha sinuosa, estreita e com piso de gelo! Tá certo que parte desse gelo estava uma massaroca derretendo. Mesmo andando a literais 10km/h o carro escorregava e nós nos tornamos passageiro,. quase sem controle algum! Teve uma hora que achei que íamos morro a baixo, não era precipício, mas tinha uns cinco metros de descida, suficientes para acabar o rali. Ficamos muito contentes por chegarmos ao final!”, comemorou Nobre.

Apesar de já terem disputado o Rally da Grã Bretanha do ano passado a bordo do Mini Cooper, o Rally de Monte Carlo marca a estréia de Nobre e Paula em sua primeira temporada completa na categoria WRC, a principal da torneio. Dessa forma, a dupla ainda está conhecendo o novo carro e sendo conservadora no seu rítmo de prova. “A primeira especial foi boa, um pouco lisa, pois na parte da manhã largamos com seis pneus (contado os dois estepes) de neve sem pregos e como ela tinha algumas partes lisas, o carro dava umas escapadas feias. Nos trechos que estavam apenas úmidos esse pneu tinha mais grip do que eu imaginava, mas não quis arriscar, afinal era minha primeira vez andando com eles! Mas a terceira especial do dia foi a que mais gostamos até agora! Maravilhosa! Longa, com 30 km muito rápidos, estreitos e com ganchos subindo e descendo morros. Conseguimos um ótimo grip, que nos possibilitou acelerar no nosso limite sem medo de ser feliz!”, contou o piloto.

Nessa fase de aprendizado, os brasileiros estão tendo em Monte Carlo uma aula sobre a escolha dos pneus corretos para as diferentes condições das Especiais, uma constante nessa competição.

“Em toda a minha carreira, este é o rali em que a escolha dos pneus tem sido a mais importante. Estamos enfrentando, em seguida, Especiais que se diferenciam tanto no tipo de terreno como no nível de aderência. As equipes chegam a misturar completamente os tipos de pneus numa tentativa de ganhar tempo em algumas situações e perder menos tempo em outras para, na média, levar vantagem sobre as adversárias. Hoje de manhã seis pilotos de ponta tiveram seis escolhas distintas de pneus, foi muito interessante! Nós largamos como o Dani Sordo, com os seis pneus de neve sem prego, o Armindo Araújo (companheiro de Nobre e Paula no Apoio da equipe Italia Motorsport) largou com quatro pneus super mole de asfalto e dois de prego, o Loeb com dois super mole e quatro de prego. Não preciso dizer que a Citröen se deu melhor com o Hirvonnen, que ganhou a última e o Loeb, que ficou em 2º e é mais líder do que nunca!”, explicou.

E mais uma vez os longos deslocamentos do WRC foram alvo de críticas do piloto brasileiro, que disputou as Especiais de hoje na cidade francesa de Valence. “O rali é de Monte Carlo, mas estávamos fazendo as especiais em Valence que fica a 400km daqui! Só hoje viemos a Monte Carlo para as etapas dos próximos dois dias! E depois tem neguinho falando que não dá pra fazer WRC em Erechim (RS)! Porto Alegre é mais perto de Erechim que Valence de Monte Carlo! Hoje deslocamos, da última especial até o parque fechado, 230km. É mole ou quer mais?”, concluiu Palmeirinha que hoje percorreu 545 quilometros dos quais apenas 77,30 foram de especiais.

Neste sábado serão realizadas quatro Especiais que totalizarão 84,44 km de trechos cronometrados.

Resultado do Rally de Monte Carlo após 13 Especiais
1º Sebastien Loeb/Daniel Elena (Citroen DS3), 3h31min25s2
2º Dani Sordo/ Carlos Del Barrio (Mini Cooper), a 2min14s4
3º Petter Solberg/Chris Patterson (Ford Fiesta), a 3min19s2
4º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Citroen DS3), a 3min43s0
5º Evgeny Novikov/Denis Giraudet (Ford Fiesta), a 4min28s2
6º François Delecour/Dominique Savignoni (Ford Fiesta), a 6min39s1
7º Pierre Campana/ Sabrina de Castelli (Mini Cooper), a 7min45s1
8º Ott Tanak/Kuldar Sikk (Ford Fiesta), a 8min44s8
9º PG Andersson/ Emil Axelsson (Proton Satria S2000), a 13min20s8
10º Armindo Araújo/Miguel Ramalho (Mini Cooper), a 14min40s7
22º Paulo Nobre/Edu Paula (Mini Cooper), a 32min49s1

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.