WEC – Senna é o mais rápido, mas sai em 5º na China

sábado, 5 de novembro de 2016 às 9:45
Bruno Senna

Bruno Senna

De nada adiantou a Bruno Senna registrar a volta mais rápida da sessão classificatória que definiu neste sábado o grid da categoria LMP2 das 6 Horas de Xangai, oitava e penúltima etapa do Campeonato Mundial de Endurance – FIA WEC. Como as posições de largada são ditadas pela média das melhores voltas de uma dupla de cada equipe, o trio liderado pelo brasileiro partirá da quinta colocação. A pole ficou com o Oreca 05-Nissan dividido por Matthew Rao, Richard Bradley e Alex Lynn. A prova tem largada prevista para a uma hora de domingo.

Embora o grid não exerça tanta importância numa corrida de longa duração, o resultado decepcionou Bruno Senna e seus parceiros. Com a segunda colocação na classificação geral, eles precisam descontar ao máximo os 38 pontos que os separam dos líderes. Gustavo Menezes, Nicolas Lapierre e Stefane Richelmi, que vem cumprindo temporada extremamente regular, se deram melhor e completarão a primeira fila com o Alpine A460-Nissan. “Foi uma pena, porque o carro estava muito bom. Infelizmente, o Ricardo Gonzalez rodou na primeira volta com pneus novos e não pôde se recuperar. Mesmo com os pneus usados e dando apenas três voltas, ainda consegui ser o mais veloz”, disse.

O regulamento determina que cada equipe coloque no qualifying um piloto graduado e um “silver”, a designação para os não-profissionais. O desempenho destes últimos é que acaba quase sempre definindo a ordem dos carros, já que entre os pilotos “platinum” e “ouro” o equilíbrio é maior. Com a possibilidade de o título ficar antecipadamente nas mãos dos pilotos da Signatech-Alpine se eles saírem de Xangai com ao menos 26 pontos de vantagem, não resta alternativa à RGR Sport de Senna. “Vamos fazer o nosso melhor e depois ver o que acontece.”

O grid ficou assim:

1 – Mattheo Rao, Richard Bradley e Alex Lynn, Oreca 05-Nissan, 1min54s225
2 – Gustavo Menezes, Nicolas Lapierre e Stefane Richelmi, Alpine A460-Nissan, 1min54s382
3 – Antonio Giovinazzi, Tom Blomqvist e Sean Gelael, Ligier JS P2-Nissan, 1min54s398
4 – Roman Rusinov, Will Stevens e Alex Brundle, Oreca 05-Nissan, 1min54s759
5 – Bruno Senna, Filipe Albuquerque e Ricardo Gonzalez, Ligier JS P2-Nissan, 1min54s845
6 – Tor Graves, Roberto Gonzalez e Mathias Beche, Oreca 05-Nissan, 1min54s899
7 – Nicolas Minassian, Maurizio Mediani e Mikhail Aleshin, BR01-Nissan, 1min55s7548
8 – Vitaly Petrov, Kirill Ladygin, Victor Shaitar, BR01-Nissan, 1min56s429
9 – Pipo Derani, Ryan Dalziel e Chris Cumming, Ligier JS P2-Nissan, 1min56s439
10 – David Cheng, Ho-Pin Tung e Paul Loup Chatin, Alpine A460-Nissan, 1min57s111

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.