WEC adota o estilo de largada de Le Mans para todas as corridas

terça-feira, 7 de abril de 2015 às 15:01

Largada em Le Mans

Os carros vão alinhar no estilo das 24 Horas de Le Mans para o Campeonato Mundial de Endurance na etapa inaugural em Silverstone neste fim de semana e em todas as rodadas subsequentes.

Os carros irão para a reta de chegada após a abertura dos pits e vão estacionar com a parte de trás para o pitwall em vez de alinhar em formação no grid.

Os 40 minutos de visitação ao grid começarão com os carros de frente para as arquibancadas, antes de iniciarem a sua volta de apresentação para a largada em movimento.

O chefe da WEC Gerard Neveu disse que o novo arranjo “vai proporcionar uma sensação de espetáculo da maior corrida do mundo, as 24 Horas de Le Mans”.

“Os carros e as equipes são as verdadeiras estrelas do evento”, disse ele. “Esta mudança vai colocar a ênfase sobre isso e dará aos espectadores uma experiência muito maior em cada um dos fins de semana de seis horas”.

A chamada largada ‘Espírito de Le Mans’ imita a largada antiga das 24 Horas, quando os pilotos corriam pela pista, ligavam seus carros e começavam a corrida.

Esta tradição foi abandonada depois de um protesto em 1969, feita por Jacky Ickx, que atravessou a pista andando para seu Ford GT40 e ainda ganhou a corrida com Jackie Oliver.

Durante somente um ano, em 1970, os carros começaram a corrida alinhados ao longo do pit, antes da atual prática de largada em movimento ser introduzida em 1971, o mesmo ano em que os muros foram instalados entre a pista e o pitlane.

IB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.