Virtual – Stock: Cavassana quebra domínio de Costa em “corrida maluca”

sexta-feira, 24 de maio de 2013 às 14:50

Com 100% de aproveitamento nas três etapas anteriores, líder do campeonato foi uma das várias vítimas do traiçoeiro circuito urbano de Salvador

Até então com 100% de aproveitamento nas três primeiras etapas da categoria VPG Stock Car, Tadeu Costa (Raptors) chegou à etapa de Salvador, quarta da temporada anual, que segue o calendário do campeonato real homônimo, dando pinta de que dominaria mais uma vez as ações. Entretanto, o líder do certame acabou sendo mais um a entrar na extensa lista de vítimas do traiçoeiro circuito urbano da Bahia.

Na classificação, o “raptor” colocou seis décimos de vantagem sobre o companheiro de equipe, André Policastro, repetindo a mesma primeira fila de todas as provas até o momento. Enquanto ele sustentava a ponta após uma boa largada, Policastro se mantinha em segundo até a quinta volta, quando cometeu um pequeno erro e caiu para terceiro, atrás de Leonardo Sampaio (LM).

Ainda sem completar nenhuma corrida na competição, o ansioso André tentou superar Léo a fórceps em duas oportunidades, e acabou pagando o preço pela falta de paciência: no 12º giro, perdeu o controle do carro na saída do grampo, rodou e estampou a parte dianteira de sua bolha Peugeot no muro, dando adeus à disputa. Com esse abandono, nada menos do que onze dos 17 participantes que largaram já haviam sofrido acidentes terminais, com mais da metade da prova ainda por ser concluída.

Em primeiro, Tadeu Costa parecia alheio a todos os problemas, mantendo uma tocada que, ao mesmo tempo, lhe dava boa margem de segurança e permitia com que abrisse larga vantagem em relação a Sampaio, o segundo colocado. Na passagem 28, entretanto, entrou em cena outro fantasma que assombraria os competidores nos minutos finais: o fim dos freios. Leonardo foi o primeiro a ficar desguarnecido e não teve como evitar a batida, engrossando ainda mais a estatística de desistências.

Pouco depois, outro piloto da LM, Chico Inglês, foi acometido pela mesma falha, mas conseguiu arrastar seu carro lentamente para ver até onde conseguiria ir. Na penúltima volta, Costa também acusou o problema, batendo duas vezes até perder uma das rodas. David Cavassana (sem equipe) então surgiu na ponta, porém tendo sua pilotagem dificultada pela mesma questão. Por sorte, o piloto controlou o carro na pista e não perdeu a chance de receber a quadriculada em primeiro. Além dele, somente Joe Silvestrini (Epicenter) e Inglês, já duas voltas atrás, viram a linha de chegada. Com o resultado, Cavassana assumiu a vice-liderança na tabela de pontuação.

Resultado extra-oficial:

1. David Cavassana (sem equipe), 34 voltas em 40:56.114
2. Joe Silvestrini (Epicenter), +42.246
3. Tadeu Costa (Raptors), +1 volta [Freios]
4. Marcelo Safadi (Pirenópolis), +2 voltas [Acidente]
5. Francisco Inglês (LM), +2 voltas
6. Leonardo Sampaio (LM), +7 voltas [Freios]

O resultado oficial e a classificação completa estão disponíveis no site www.ligavpg.com. A quinta etapa da VPG Stock Car, também a penúltima do primeiro turno do campeonato, será disputada no dia 30 de maio, a partir das 22h15, no circuito virtual de Brasília. A Race Brasil transmite a prova ao vivo.

Veja mais notícias sobre o Automobilismo Virtual Brasileiro no site http://www.racebrasil.com.br

Para assistir ao VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/l9jTL

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.