Virtual – Pró: em Lausitz, Lima usa tática para voltar a vencer na VPG

domingo, 6 de outubro de 2013 às 1:15

VPG Pró

Paulista quebrou favoritismo do campeão Ricardo Soeiro nos boxes, registrando primeira vitória na fusão da Global Virtual com a Alastraa

Neste início de T3, o uso da estratégia tem sido preponderante na definição dos resultados das provas da VPG, especialmente quando se trata da briga pelo cume do pódio. A tática que mais vem dando certo é a de não trocar pneus nos pitstops, economizando os compostos para ganhar tempo nas paradas e, depois, administrar a vantagem adquirida até o final. Na segunda etapa da categoria Pró, disputada no circuito virtual de Lausitz, quem seguiu essa cartilha foi Felipe Lima (GVR-Alastraa). E o paulista teve êxito na escolha, quebrando o favoritismo do atual campeão, Ricardo Soeiro (Viracopos Gold), e voltando a vencer na liga.

Assim como fizera em Spa, Soeiro foi o pole position da etapa alemã, ao bater o tempo de Lima no classificatório por míseros três milésimos. Apesar de mais uma largada ruim, como vem fazendo desde o início da temporada, o competidor da Viracopos recuperou a liderança ainda na volta de abertura, seguido por Lima. Outro campeão da categoria, Fernando Silva (Global Virtual), era o terceiro, em intensa briga com Sérgio Franciscodog Refkalefsky (Viracopos), Pedro Oliveira (GVR-Alastraa) e Leonardo Sampaio (LM). Na terceira passagem, ele rodou na curva 1, enquanto tentava se defender dos ataques de Dog, e caiu para último.

Assim, Refkalefsky assumiu um posto na zona de pódio, mas permaneceria nele somente até o giro 13, quando viu o motor de seu Nissan GTR estourar e deixá-lo a pé pelo restante da prova. Oliveira passou então a ser o terceiro, mas só por uma volta, já que entrou nos pits para sua parada obrigatória logo na sequência. Ali, o piracicabano já indicava qual seria o “pulo do gato” da GVR-Alastraa, pois não trocou seus pneus. Uma passagem mais tarde, Soeiro e Lima também tomaram os rumos dos boxes e, enquanto o primeiro substituiu seus calçados, o segundo retornou com a mesma “sola desgastada” d’antes, porém ocupando a liderança.

Soeiro tinha muito mais aderência com seus compostos novos, mas também havia perdido posição para Oliveira nesse ínterim. Por isso, ficou três voltas decisivas preso atrás do companheiro de Lima, virando dois segundos mais lento do que poderia. Quando enfim conseguiu se livrar de Pedro, o carioca já não tinha mais tempo para alcançar Felipe, que manteve tocada firme até a linha de chegada e selou o primeiro triunfo da fusão entre a Global Virtual e a Alastraa.

Resultado extra-oficial:

1. Felipe Lima (GVR-Alastraa Chevrolet), 28 voltas em 50:04.611
2. Ricardo Soeiro (Viracopos Gold Chevrolet), +03.421
3. Pedro Oliveira (GVR-Alastraa Chevrolet), +20.176
4. Leonardo Sampaio (LM Chevrolet), +35.283
5. Edgar Horst Jr. (M Tech BMW), +42.148
6. Marcello Menescal (LM Chevrolet), +49.098
7. Fernando Silva (Global Virtual Chevrolet), +1:00.816
8. Francisco Inglês (Viracopos Gold Chevrolet), +1:01.474
9. Adriano Max (Viracopos Gold Nissan), +1 volta
10. Marco de Andrade (M Tech BMW), +1 volta

O resultado oficial e a classificação completa estão em www.ligavpg.com. A terceira rodada da VPG Pró está marcada para o dia 7 de outubro, a partir das 22h15, no circuito virtual de Le Mans Bugatti. A Race Brasil transmite a prova ao vivo.

Veja mais notícias sobre o Automobilismo Virtual Brasileiro no site http://www.racebrasil.com.br

Para assistir ao VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/p9QvR

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.