Veto da Ferrari levou FIA a procurar um motor padrão para a F1

segunda-feira, 26 de outubro de 2015 às 18:40

FIA e Formula 1

Depois de Bernie Ecclestone ter dito no fim de semana do GP dos EUA que a FIA estava planejando abrir um concurso para fornecimento de motores mais baratos, o movimento foi confirmado nesta segunda-feira.

“A FIA e a FOM sugeriram a fixação de um preço máximo para motor e cambio para as equipes clientes na última reunião do Grupo de Estratégia”, disse o comunicado.

“Estas medidas foram postas em votação e aprovadas por uma larga maioria. No entanto, a Ferrari SpA decidiu ir contra isso e exerceu seu direito de veto há muito reconhecido no âmbito dos acordos que regem a F1.”

“No interesse do Campeonato, a FIA decidiu não contestar legalmente o uso da Ferrari SpA do seu direito de veto.”

De acordo com o site Motorsport, há muito tempo a Ferrari não usava seu direito de veto sobre quaisquer regulamentos e alterações técnicas, como parte dos benefícios adicionais que ela recebe para competir na F1.

Acredita-se ser a primeira vez na história recente que a equipe italiana optou por usá-lo, e vem em face do amplo acordo entre as equipes que os custos precisam ser reduzidos.

A proposta tinha sido acordada entre a maioria das equipes para limitar o custo dos motores em 12 milhões de euros para os motores atuais, e 8 milhões para os defasados em 1 ano.

Agora, a FIA quer um motor padrão disponível para as equipes a partir de 2017, como forma de garantir uma unidade de potência barata.

O comunicado acrescenta: “A FIA vai iniciar uma consulta com todas as partes interessadas sobre a possível introdução de um motor para as equipes clientes, que estará disponível a partir de 2017.”

“Na sequência desta consulta, um concurso para este motor cliente, cujo custo será muito menor do que a unidade de potência atual, poderá ser realizado.”

“Apoiado pela FOM, a FIA vai continuar seus esforços para garantir o desenvolvimento sustentado de longo prazo do Campeonato e procurar soluções que lhe permitam alcançar este objetivo.”

“Pedimos as todas as equipes para darem uma contribuição positiva para o sucesso desta abordagem com propostas e iniciativas de interesse do campeonato e sua continuação a longo prazo.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.