Verstappen tentará ser o quinto tricampeão consecutivo na história da F1

sábado, 4 de março de 2023 às 11:22

Max Verstappen

Começa nesta semana a temporada de 2023 da Fórmula 1. Com grandes expectativas, a maior categoria de automobilismo do planeta pode ver pela quinta vez em sua história um piloto alcançar três títulos consecutivos no campeonato mundial.

Depois de destronar Lewis Hamilton em uma das temporadas mais emocionantes de todos os tempos, em 2021, e de dominar o campeonato com folga no ano passado, o holandês Max Verstappen chega com todo o favoritismo. Nas casas de apostas online, o atual bicampeão aparece como o principal candidato ao título, com odds a 1,65 (a 2 de março). Seus maiores concorrentes, Charles Leclerc e o próprio Hamilton, são cotados a 5,50 cada um.

Mais do que as projeções dos fãs e de especialistas, o dono do carro número 1 conta com a força da equipe Red Bull Racing, cinco vezes campeã de construtores e vista como a equipe a ser batida pela concorrência em 2023. Aos 25 anos de idade, Verstappen está mais maduro, confiante e tem como objetivo repetir o feito alcançado por apenas outras quatro lendas do esporte.

Juan Manuel Fangio

Primeiro pentacampeão do mundo na história da F1, o argentino comemorou quatro dos seus cinco títulos de forma consecutiva, entre 1954 e 1957. O fato mais curioso é que Fangio é até hoje o único piloto dessa lista a ter faturado um tricampeonato (no caso, tetra) por equipes diferentes.

Em 1954, ele iniciou a temporada correndo pela Maserati, pela qual venceu duas das três primeiras corridas do ano. Logo depois, se mudou para a Mercedes, ganhando quatro das seis provas seguintes. Ele também foi campeão pela equipe alemã no Mundial de 1955, além dos títulos pela Ferrari (1956) e Maserati (1957). Em 1951, ano do seu primeiro caneco, ele guiava uma Alfa Romeo.

Michael Schumacher

Maior campeão de todos os tempos da Fórmula 1, ao lado de Lewis Hamilton (ambos com sete taças), o alemão foi também o piloto que conquistou mais títulos seguidamente: cinco, de 2000 a 2004. Dono de dois campeonatos ainda nos tempos de Benetton, Schumacher chegou à Ferrari em 1996 com status de estrela para tirar os italianos de um jejum que já durava mais de duas décadas, desde a conquista de Jody Scheckter em 1979.

Michael Schumacher – Ferrari

Depois de bater na trave duas vezes em quatro anos, Schumi finalmente soltou o grito de campeão no ano 2000. A partir dali ele dominou a categoria e emendou mais quatro títulos em sequência, naquela que é considerada uma das maiores hegemonias de todos os tempos na F1.

Sebastian Vettel

Pouco tempo depois da Era Schumacher, outro alemão surgiu para fazer história. Conduzindo uma verdadeira máquina, projetada pelo mago da aerodinâmica, Adrian Newey, Vettel levou a Red Bull Racing ao seu maior período de glórias. Foram quatro títulos entre 2010 e 2013, alguns deles com enorme vantagem sobre a concorrência.

Em 2011, o Seb foi campeão após registrar 15 pole positions em 19 corridas, um recorde absoluto. Destas provas, ele venceu 11. Já em 2013, ele registrou a marca de nove vitórias consecutivas, a maior sequência de todos os tempos em um único ano.

Lewis Hamilton

Também heptacampeão mundial, o britânico é o mais recente piloto a dominar a Fórmula 1 e o único ainda em atividade. Desde que ingressou na Mercedes, em 2013, ele conquistou nada menos do que seis títulos em dez temporadas (seu outro caneco foi em 2008 pela McLaren). Desse total, Hamilton foi campeão quatro vezes seguidas, de 2017 a 2020, sempre com muita tranquilidade.

Esse número poderia ser ainda maior, mas o “Patrão” acabou sendo ‘desbancado’ por Max Verstappen na última volta da última corrida do campeonato de 2021, em uma disputa épica pelo título. Assim, além de ficar sem a oitava conquista da carreira, ele agora vê o seu maior rival na atualidade poder disputar um lugar neste seleto grupo de tricampeões (ou mais) consecutivos.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.