Verstappen é multado por toque em carro de Hamilton

sábado, 13 de novembro de 2021 às 13:48

Verstappen “inspeciona” Mercedes de Hamilton

Max Verstappen recebeu uma multa de 50 mil euros (312 mil reais) na sequência de um incidente ocorrido no parque fechado após a sessão de classificação de sábado no Brasil. O piloto da Red Bull foi visto analisando a asa traseira da Mercedes do rival Lewis Hamilton, tocando no carro enquanto o fazia.

Após a classificação, os comissários convocaram Hamilton após ter sido descoberto que o seu Sistema de Redução de Arrasto (DRS) não preenchia a distância necessária de 85mm quando foi implantado.

Verstappen foi chamada por alegadamente infringir o Artigo 2.5.1 do Código Desportivo Internacional da FIA, que estipula que enquanto os carros estiverem no parque fechado, “só funcionários designados podem tocá-los. Nenhuma operação, verificação, acerto ou reparação é permitida, a menos que autorizada pelos mesmos funcionários ou pelos regulamentos aplicáveis”.

“Os comissários examinaram um vídeo de fã tirado do outro lado da pista, imagens de vídeo tiradas do pit lane e imagens do carro 14, carro 33, carro 44 e carro 77”, diz uma declaração oficial.

“Ao todo, estes vídeos deram uma imagem clara do que ocorreu no parque fechado após a sessão de classificação. Verstappen sai do carro, depois vai para a traseira do seu carro. Tira então as luvas e coloca a mão direita na ranhura da asa traseira do seu carro”.

“Depois desloca-se para o carro 44 e repete o exercício, tocando a asa traseira em dois lugares, uma vez de cada lado do dispositivo de acionamento do DRS, mas no lado traseiro inferior da asa, na área da fenda e nunca perto do atuador ou dos pontos de fixação da extremidade”.

“O vídeo claro, de alta definição, da câmara de rotação traseira no carro 44 mostra que não há absolutamente nenhum movimento de nenhum dos elementos da asa no carro 44 quando Verstappen toca na parte de trás da asa e os comissários estão satisfeitos, por verem todos os vídeos, a sua posição corporal e o vídeo da asa, que houve uma força insignificante quando Verstappen tocou na asa”.

“É evidente para os comissários que se tornou um hábito dos pilotos tocar nos carros depois da classificação e das corridas. Esta foi também a explicação de Verstappen, que era simplesmente um hábito tocar nesta área do carro, o que tem sido um ponto de especulação em corridas recentes entre ambas as equipes. Esta tendência geral tem sido vista como na sua maioria inofensiva e por isso não tem sido uniformemente policiada”.

“No entanto, é uma violação do regulamento do parque fechado e tem um potencial significativo para causar danos. Considerando o fato de não ter sido causado qualquer dano direto neste caso, na opinião dos comissários, e que não existe qualquer precedente anterior de sanções por isso – por um lado; mas que é uma violação do regulamento e tem potenciais consequências graves por outro lado, os comissários determinam tomar medidas neste caso e ordenar uma multa de 50 mil euros”.

“Os comissários notam ainda que se pretende que todas as equipes e pilotos tomem conhecimento de que futuras infrações podem incorrer em penalidades diferentes das aplicadas aos comissários desses eventos”, concluíram os comissários do GP de São Paulo de F1.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.