Vergne vence novamente na primeira corrida da Fórmula E na Índia

sábado, 11 de fevereiro de 2023 às 8:30

Jean-Eric Vergne

Jean-Éric Vergne (DS Penske) foi o vencedor da histórica primeira corrida do Mundial de Fórmula E na Índia, depois de vencer Nick Cassidy (Envision Racing) por apenas quatro décimos no E-Prix inaugural de Hyderabad, onde António Félix da Costa conseguiu seu primeiro pódio com a equipe Porsche.

Mitch Evans (Jaguar) liderou a corrida desde o início depois de conquistar a pole position no início deste sábado, seguido por Vergne, Sébastien Buemi (Envision Racing) e Sacha Fenestraz (Nissan).

No entanto, o neozelandês caiu para a terceira posição na volta sete, depois que uma ativação equivocada do Attack Mode permitiu que Buemi e Vergne o ultrapassassem.

A corrida iria de mal a pior para a Jaguar poucas voltas depois, quando Sam Bird, o outro piloto da equipe, colidiu com o carro de Evans, fazendo com que os dois monopostos tivessem que abandonar a competição.

Bird estava tentando ultrapassar Fenestraz para tomar o quarto lugar na curva, mas acabou tocando o carro de Evan, fazendo com que o neozelandês girasse causando danos irreversíveis aos dois Jaguars. Fenestraz, por sua vez, perdeu um terreno considerável, assim como Maximilian Gunther, da equipe Maserati, mas ambos conseguiram continuar sem danos.

O incidente beneficiou vários pilotos, incluindo Cassidy, que subiu para a terceira posição, ficando atrás de Buemi e Vergne.

Vergne não perdeu tempo e ultrapassou Buemi na curva da volta 15, concretizando a jogada que viria a ser o golpe de mestre para vencer a corrida. Mais tarde, o piloto suíço também acabou sendo ultrapassado por Cassidy, seu companheiro de equipe.

Cassidy tinha conseguido economizar mais energia utilizável do que Vergne, o que lhe permitiu atacar o francês no final da corrida, mas o piloto da DS Penske exibiu toda a sua experiência para manter o piloto da Envision Racing atrás e garantir a vitória diante de mais de 25.000 espectadores.

Buemi acabou em terceiro, mas uma infração por excesso de potência o relegou para o 15º lugar devido a uma penalidade de 17 segundos, equivalente a um drive-through. Isso levou ao pódio António Félix da Costa, da Porsche, que finalizou sua 100ª corrida de Fórmula, depois de ter largado em 13º. Seu companheiro de equipe, Pascal Wehrlein, cruzou a linha de chegada na quarta posição depois de ter largado do 12º lugar do grid, fechando bem o fim de semana apesar do acidente da sexta-feira e da perda da liderança do campeonato.

Sérgio Sette Câmara fez uma grande corrida e subiu na classificação para alcançar o melhor resultado da equipe NIO 333 desde a 4ª temporada em Berlim, um verdadeiro feito considerando a sua largada da 15ª posição do grid.

Oliver Rowland, por sua vez, fez um movimento arriscado para tirar Buemi do pódio – sem saber da penalidade iminente do suíço – a uma volta do fim. Não deu certo, e ele acabou caindo para a sexta posição. Apesar disso, conquistou seus primeiros pontos da temporada na corrida da Mahindra como local. 

Norman Nato ficou em sétimo, em uma corrida onde o piloto da Nissan estabeleceu o recorde de volta, enquanto Stoffel Vandoorne (DS PENSKE), André Lotterer (Avalanche Andretti) e Edoardo Mortara (Maserati MSG Racing) completaram o top 10.

Jake Dennis, segundo no campeonato, foi vítima de uma manobra exagerada de René Rast na volta 26 na curva fechada: o piloto da NEOM McLaren freou demais e atingiu o Avalanche Andretti de Dennis por trás. Isso custou caro para o britânico, que ocupava confortavelmente a quarta posição e estava prestes a somar bons pontos.

Lucas di Grassi, por sua vez, terminou a corrida na 14ª posição com o segundo carro da Mahindra.

A próxima competição da Fórmula E será no dia 25 de fevereiro, quando o campeonato visita a África do Sul pela primeira vez para competir na Cidade do Cabo.

Classificação da prova:

Pos Piloto Equipe Tempo Dif.
1 France Jean-Eric Vergne United States DS Penske 46’01.099
2 New Zealand Nick Cassidy United Kingdom Envision Racing 46’01.499 0.400
3 Portugal Antonio Felix da Costa Germany Porsche Team 46’02.958 1.859
4 Germany Pascal Wehrlein Germany Porsche 46’03.954 2.855
5 Brazil Sergio Sette Camara United Kingdom NIO 333 46’04.622 3.523
6 United Kingdom Oliver Rowland India Mahindra Racing 46’08.237 7.138
7 France Norman Nato Japan Nissan 46’08.417 7.318
8 Belgium Stoffel Vandoorne United States DS Penske 46’08.663 7.564
9 Germany Andre Lotterer United States Andretti Autosport 46’09.802 8.703
10 Switzerland Edoardo Mortara Monaco Maserati MSG Racing 46’10.172 9.073
11 Switzerland Nico Müller Germany Abt CUPRA 46’11.721 10.622
12 France Sacha Fenestraz Japan Nissan 46’12.734 11.635
13 Germany Maximilian Gunther Monaco Maserati MSG Racing 46’16.545 15.446
14 Brazil Lucas di Grassi India Mahindra Racing 46’17.098 15.999
15 Switzerland Sébastien Buemi United Kingdom Envision Racing 46’01.834 27.264
16 United Kingdom Jake Dennis United States Andretti Autosport 47’11.661 1’10.562
Germany René Rast United Kingdom McLaren 35’52.465 8 voltas
United Kingdom Jake Hughes United Kingdom McLaren 29’26.166 11 voltas
United Kingdom Sam Bird United Kingdom Jaguar Racing 27’55.598 15 voltas
United Kingdom Dan Ticktum United Kingdom NIO 333 20’32.557 18 voltas
New Zealand Mitch Evans United Kingdom Jaguar Racing 16’34.757 21 voltas
South Africa Kelvin van der Linde Germany Abt CUPRA 13’07.349 24 voltas

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.