Vergne vence novamente na primeira corrida da Fórmula E na Índia
sábado, 11 de fevereiro de 2023 às 8:30
Jean-Eric Vergne
Jean-Éric Vergne (DS Penske) foi o vencedor da histórica primeira corrida do Mundial de Fórmula E na Índia, depois de vencer Nick Cassidy (Envision Racing) por apenas quatro décimos no E-Prix inaugural de Hyderabad, onde António Félix da Costa conseguiu seu primeiro pódio com a equipe Porsche.
Mitch Evans (Jaguar) liderou a corrida desde o início depois de conquistar a pole position no início deste sábado, seguido por Vergne, Sébastien Buemi (Envision Racing) e Sacha Fenestraz (Nissan).
No entanto, o neozelandês caiu para a terceira posição na volta sete, depois que uma ativação equivocada do Attack Mode permitiu que Buemi e Vergne o ultrapassassem.
A corrida iria de mal a pior para a Jaguar poucas voltas depois, quando Sam Bird, o outro piloto da equipe, colidiu com o carro de Evans, fazendo com que os dois monopostos tivessem que abandonar a competição.
Bird estava tentando ultrapassar Fenestraz para tomar o quarto lugar na curva, mas acabou tocando o carro de Evan, fazendo com que o neozelandês girasse causando danos irreversíveis aos dois Jaguars. Fenestraz, por sua vez, perdeu um terreno considerável, assim como Maximilian Gunther, da equipe Maserati, mas ambos conseguiram continuar sem danos.
O incidente beneficiou vários pilotos, incluindo Cassidy, que subiu para a terceira posição, ficando atrás de Buemi e Vergne.
Vergne não perdeu tempo e ultrapassou Buemi na curva da volta 15, concretizando a jogada que viria a ser o golpe de mestre para vencer a corrida. Mais tarde, o piloto suíço também acabou sendo ultrapassado por Cassidy, seu companheiro de equipe.
Cassidy tinha conseguido economizar mais energia utilizável do que Vergne, o que lhe permitiu atacar o francês no final da corrida, mas o piloto da DS Penske exibiu toda a sua experiência para manter o piloto da Envision Racing atrás e garantir a vitória diante de mais de 25.000 espectadores.
Buemi acabou em terceiro, mas uma infração por excesso de potência o relegou para o 15º lugar devido a uma penalidade de 17 segundos, equivalente a um drive-through. Isso levou ao pódio António Félix da Costa, da Porsche, que finalizou sua 100ª corrida de Fórmula, depois de ter largado em 13º. Seu companheiro de equipe, Pascal Wehrlein, cruzou a linha de chegada na quarta posição depois de ter largado do 12º lugar do grid, fechando bem o fim de semana apesar do acidente da sexta-feira e da perda da liderança do campeonato.
Sérgio Sette Câmara fez uma grande corrida e subiu na classificação para alcançar o melhor resultado da equipe NIO 333 desde a 4ª temporada em Berlim, um verdadeiro feito considerando a sua largada da 15ª posição do grid.
Oliver Rowland, por sua vez, fez um movimento arriscado para tirar Buemi do pódio – sem saber da penalidade iminente do suíço – a uma volta do fim. Não deu certo, e ele acabou caindo para a sexta posição. Apesar disso, conquistou seus primeiros pontos da temporada na corrida da Mahindra como local.
Norman Nato ficou em sétimo, em uma corrida onde o piloto da Nissan estabeleceu o recorde de volta, enquanto Stoffel Vandoorne (DS PENSKE), André Lotterer (Avalanche Andretti) e Edoardo Mortara (Maserati MSG Racing) completaram o top 10.
Jake Dennis, segundo no campeonato, foi vítima de uma manobra exagerada de René Rast na volta 26 na curva fechada: o piloto da NEOM McLaren freou demais e atingiu o Avalanche Andretti de Dennis por trás. Isso custou caro para o britânico, que ocupava confortavelmente a quarta posição e estava prestes a somar bons pontos.
Lucas di Grassi, por sua vez, terminou a corrida na 14ª posição com o segundo carro da Mahindra.
A próxima competição da Fórmula E será no dia 25 de fevereiro, quando o campeonato visita a África do Sul pela primeira vez para competir na Cidade do Cabo.
Classificação da prova:
Pos | Piloto | Equipe | Tempo | Dif. |
---|---|---|---|---|
1 | 46’01.099 | |||
2 | 46’01.499 | 0.400 | ||
3 | 46’02.958 | 1.859 | ||
4 | 46’03.954 | 2.855 | ||
5 | 46’04.622 | 3.523 | ||
6 | 46’08.237 | 7.138 | ||
7 | 46’08.417 | 7.318 | ||
8 | 46’08.663 | 7.564 | ||
9 | 46’09.802 | 8.703 | ||
10 | 46’10.172 | 9.073 | ||
11 | 46’11.721 | 10.622 | ||
12 | 46’12.734 | 11.635 | ||
13 | 46’16.545 | 15.446 | ||
14 | 46’17.098 | 15.999 | ||
15 | 46’01.834 | 27.264 | ||
16 | 47’11.661 | 1’10.562 | ||
35’52.465 | 8 voltas | |||
29’26.166 | 11 voltas | |||
27’55.598 | 15 voltas | |||
20’32.557 | 18 voltas | |||
16’34.757 | 21 voltas | |||
13’07.349 | 24 voltas |
formula e, jean-eric vergne, Nick Cassidy, sábado
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.