V8 Supercars – Castroneves é 12º no sábado em Surfers Paradise

sábado, 22 de outubro de 2011 às 16:23

indy11-castroneves rosto-350Apesar dos problemas nos sistemas elétricos e de frenagem no Ford FG Falcon nº 47 da Stone Brothers Racing, Helio Castroneves e seu teammate, o australiano Tim Slade, conquistaram neste sábado, em Surfer’s Paradise, Austrália, a 12ª posição na primeira corrida da Armor All Gold Coast 600. A competição de gala da V8 Supercars, a categoria australiana de carros de Turismo, é composta por duas corridas de 300 km cada. O fato de a posição de largada ter sido a 24ª, confere ao resultado obtido um claro caráter de recuperação, mas foi muito diferente daquele esperado pelos pilotos, que almejavam um avanço muito mais significativo em razão do acerto conseguido no carro. A vitória coube à dupla formada pelo australiano Jamie Whincup e o francês Sebastien Bourdais, com Holden Commodore VE II.

O bom comportamento durante os treinos livres, sempre entre os dez primeiros, permitia à dupla buscar um lugar no Top 10, atividade final do Qualifying que determina a pole em volta lançada dos dez mais rápidos da primeira fase. Essa meta acabou sendo inviabilizada por causa da chuva que caiu em Surfer’s Paradise durante parte da classificação, especificamente quando Slade se lançava à pista de rua para buscar suas melhores voltas.

A largada coube a Helio Castroneves, que inicialmente ganhou posições, mas foi obrigado a parar nos boxes – foi um dos primeiros a fazê-lo – em razão de um problema de freios. A perda de tempo pela parada imprevista não impediu que o piloto do Team Penske empreendesse um ritmo forte, conseguindo entregar o carro para Slade em 12º, após cumprir metade das 112 previstas. Esse ganho de posições permitia prever um avanço ainda maior que, de fato, aconteceu. Mas apesar de Slade chegar a correr em 5º, falhas de ordem elétrica, com reflexos no sistema de câmbio, não permitiu que tal objetivo se concretizasse.

Apesar dos contratempos, Castroneves acredita que o carro #47 se apresentará melhor na segunda corrida da programação, que acontecerá neste domingo, 23, às 01:40 pm (01h40 no Brasil, madrugada de sábado para domingo, com transmissão ao vivo pelo Band Sports), visto o reparo dos problemas pontuados da primeira corrida. “Definitivamente, um dia duro. Para ser honesto, se você me dissesse que iríamos terminar em 12º, eu teria dito que seria um bom resultado. Nós temos um bom carro para amanhã (domingo), então, estou realmente ansioso por isso”, disse Castroneves, que corre na Austrália com um capacete em memória do falecido piloto inglês Dan Wheldon.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.