Um revés na potencial parceria Red Bull – Porsche

quinta-feira, 4 de agosto de 2022 às 17:00

Porsche

Os planos da Red Bull de trabalhar com a Porsche sofreram um revés depois que a votação das regras de motores da Fórmula 1 para 2026 foi adiada.

Apesar de ser um dos segredos mais mal guardados do esporte que a Porsche deve fornecer motores para a Red Bull assim que o novo regulamento de motores entrar em vigor, o acordo ainda não foi anunciado oficialmente.

De acordo com o consultor da Red Bull, Helmut Marko, isso se deve às reservas da empresa controladora da Porsche, o Grupo Volkswagen, que continua buscando garantias sobre a direção futura da F1.

“A decisão do conselho da VW é que, se o regulamento técnico atender aos critérios, eles terão a permissão de entrar na Fórmula 1”, disse Marko ao Motorsport-Total no GP da Hungria.

“Isso está relacionado principalmente ao limite de custo, sustentabilidade, combustível com emissão zero, oportunidades iguais como recém-chegado, mais capacidade de dinamômetro e assim por diante”, acrescentou. “Mas em termos puramente formais, esse novo regulamento ainda não existe. O presidente da FIA supostamente vai colocá-lo em votação em breve em uma votação por e-mail. Só então as coisas começarão oficialmente.”

O revés da Porsche e da Audi

Conforme confirmado pelo então chefe da Volkswagen, Herbert Diess, há três meses, Audi e Porsche devem se juntar à Fórmula 1 a partir de 2026.

Naquele ano, a Fórmula 1 se comprometeu a introduzir motores recém-simplificados e de custo mais baixo para o esporte, algo que viu a Volkswagen participar de reuniões sobre as regras que os regularão desde 2017.

O boato do Paddock sugere fortemente que a Audi está procurando comprar uma equipe existente no grid, enquanto a Porsche está pronta para fornecer motores à Red Bull, assumindo o manto do atual fornecedor Honda.

Ainda na semana passada, um evento de documento marroquino vazado sugeria que a Porsche está procurando comprar pelo menos 50% da equipe Red Bull e se tornar uma acionista no mínimo igualitária, não apenas um fornecedor.

No entanto, a natureza das entradas da Porsche e da Audi na F1 ainda é objeto de intensa especulação, com a aprovação do regulamento de 2026 continuando a ser adiada e a Volkswagen relutante em se comprometer com regras inacabadas.

A Red Bull esperava anunciar sua parceria com a Porsche em seu GP da Áustria, mas não ter o regulamento definido impediu que isso acontecesse.

Em particular, os tempos de teste dos motores e os materiais usados para fazer seus pistões são considerados pontos de discórdia, com a Porsche pressionando pelo alumínio sobre o aço.

Uma votação eletrônica sobre as regras havia sido agendada pelo Conselho Mundial do Automobilismo da FIA para 2 de agosto de 2022. Mas isso agora foi adiado para 8 de agosto de 2022 e, mesmo após a contagem dos resultados, seu anúncio pode ser atrasado durante as férias de verão da F1.

O que está planejado até agora para 2026?

Devido às razões descritas acima, o novo regulamento ainda não está definido, mas a Fórmula 1 estabeleceu os princípios por trás das mudanças de 2026 no final do ano passado. Ross Brawn disse aqui quais são os planos.

A partir de 2026, novas UPs devem ser introduzidas, que mantêm os atuais motores V6 de 1,6 litro, mas aumentam sua potência elétrica para 350kW e eliminam a necessidade do componente MGU-H, que é considerado caro e, portanto, sem utilidade para carros de produção.

Os motores também virão com um novo limite de custo, como parte das ambições da Fórmula 1 de facilitar a entrada de novos fabricantes no esporte em um nível competitivo.

Dado que a Honda anunciou sua saída do esporte na temporada passada, os planos da Red Bull para a temporada 2026 têm sido objeto de muita especulação, mas a equipe não confirmou em qual direção pretende seguir.

Após a saída do fabricante japonês, a equipe pretendia desenvolver motores internamente sob sua operação Red Bull Powertrains, mas à luz de seu atual sucesso na pista, a Red Bull estendeu seu contrato com a Honda até o final de 2025.

A renovação serviu apenas para alimentar rumores de que a Porsche assumiria o desenvolvimento da unidade de potência com o Red Bull Powertrains a partir de 2026, mas com a última votação das regras sendo adiada, os fãs da F1 terão que esperar um pouco mais para descobrir se isso é verdade.

AS - www.autoracing.com.br

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