Ross Brawn indica que a Fórmula 1 não será eletrificada

terça-feira, 26 de julho de 2022 às 12:57

Ross Brawn

Ao contrário do que muita gente pensa, a Fórmula 1 não tem planos para se tornar mais eletrificada com o novo regulamento das UPs para 2026. Um novo combustível neutro em carbono é o caminho, não apenas para a F1, mas para o público em geral.

O diretor de automobilismo da Fórmula 1, Ross Brawn, revelou que o novo combustível sustentável que será introduzido em 2026 pode beneficiar “dois bilhões” de usuários de carros de produção.

O combustível usado atualmente na F1 é feito com uma mistura que inclui apenas 10% de etanol renovável.

Como parte do plano de zero carbono líquido da F1 para 2030, o esporte usará combustíveis 100% sustentáveis em 2026.

Mas isso não beneficiará apenas as 10 equipes do grid da F1, já que Brawn revelou que as petrolíferas parceiras do esporte estão “todas comprometidas” em levar o combustível ao público em geral.

“O grande apelo é que quando encontramos essa solução, você poderá usá-la em seu carro de rua, sem fazer nenhuma alteração no motor”, disse Brawn ao Formula1.com.

“Teremos cerca de dois bilhões de motores de combustão interna no planeta e qualquer solução elétrica que encontrarmos, qualquer solução de hidrogênio que encontrarmos, ainda haverá dois bilhões de carros. Há partes do mundo onde esses carros não mudarão para elétrico.”

“Se colocarmos um combustível que tem muito menos impacto no meio ambiente nesses carros, é uma mudança positiva e enviaremos uma mensagem forte de que esse é um caminho viável a seguir.”

“Todas as companhias de petróleo que trabalham na F1 estão comprometidas com isso. Será uma conquista fantástica e uma mensagem fantástica para o mundo de que existem outras soluções também.”

Explicando o benefício dos combustíveis E, Brawn acrescentou: “Estamos trabalhando em um combustível E onde o círculo de carbono é completamente neutro, de modo que o carbono utilizado para produzir esse combustível é a mesma quantidade de carbono emitida pelo motor de combustão interna.

“Isso significa que os motores não adicionarão nada ao dióxido de carbono na atmosfera.”

F1 pioneira para carros de rua

No início deste ano, Sebastian Vettel comentou que as UPs de F1 são altamente eficientes, mas extremamente complicadas, têm “não muita” relevância para a indústria automotiva em geral.

Mas Brawn está convencido de que este último passo visa beneficiar a “sociedade de forma ampla”.

“A F1 sempre impulsionou a tecnologia incrivelmente bem e foi pioneira em tecnologia genuína que pode ser usada em veículos de passageiros e carros de rua e assim por diante”, explicou ele.

“Temos um motor de combustão interna incrivelmente eficiente.”

“Esse conceito de que quando você define a competição, se você a define com os objetivos certos – se o objetivo é o melhor combustível sustentável, os fabricantes investirão milhões em desenvolvimento para tentar alcançar isso e então obteremos todos os benefícios para o público em geral, a sociedade como um todo.”

AS - www.autoracing.com.br

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