Truck – Quebra do Intercooler compromete corrida de Danilo Dirani em Brasília

domingo, 4 de dezembro de 2011 às 18:24

ma pedra arremessada pelo caminhão de Roberval Andrade na metade da prova de encerramento da temporada 2011 da Fórmula Truck tirou a possibilidade de uma recuperação heroica da equipe Ford Racing Trucks / DF Motorsport na corrida deste domingo, em Brasília.

Depois de enfrentar quatro quebras de motor ao longo do fim de semana, a equipe comandada por Djalma Fogaça foi um dos destaques do warm up com o paulista Danilo Dirani, e chegou a disputar a vitória até a parada inesperada do caminhão #70 ainda na metade da prova.

Enquanto esteve na pista com 100% de rendimento, o paulista detinha a melhor volta da corrida e disputava a primeira posição quando uma pedra – arremessada, naturalmente, de forma involuntária por Roberval – provocou um furo no Intercooler de seu caminhão.

O sistema é o responsável pelo resfriamento de ar para o turbo do motor, e faz com que a mistura ar-combustível fique mais rica e renda, consequentemente, maior potência. Com o problema, o motor do caminhão de Dirani passou a perder rendimento, numa falha que chegou a ser confundida com o entupimento do catalisador do caminhão.

“Chamamos o Danilo para o box e chegamos a tirar o catalisador, mas só descobrimos o real problema depois que a corrida acabou. Na retirada do sistema que diminui a emissão de fumaça, o escape ficou voltado para o lado errado e acabou derretendo uma mangueira do freio, o que fez com que o Danilo abandonasse a prova”, comentou Djalma Fogaça.

Dirani ressaltou o bom desempenho de seu Ford Cargo no início da corrida, e lamentou o abandono. “Foi uma pena não termos terminado essa etapa, que prometia muito depois que resolvemos os problemas de motor. Nosso caminhão estava entre os mais rápidos da pista, e confirmamos a expectativa de que era possível disputar a vitória”, comentou.

Novo Ford Cargo – A Ford Racing Trucks não teve um bom fim de semana em Brasília, mas vê com boas expectativas suas chances para 2012. Com o encerramento do Campeonato Brasileiro neste domingo, a categoria volta suas atenções para a próxima temporada – que terá, entre outras novidades, a estreia do novo Ford Cargo da equipe DF Motorsport.

“Esta foi uma boa temporada, marcada, entre outros momentos, pela vitória do Danilo em Curitiba e pela conquista do vice-campeonato sul-americano. No ano que vem teremos uma nova cabine e retomaremos as atividades com a expectativa renovada. No geral tivemos um ano positivo e foi bom terminar com o caminhão andando novamente entre os primeiros”, encerrou Fogaça.

12 Horas de Tarumã – O campeonato de 2011 chegou ao fim, mas a temporada segue em plena atividade para a piloto gaúcha Cristina Rosito. Ela não chegou a participar da prova deste domingo por um problema na eletrônica do motor diagnosticada pouco antes da largada, e passa a pensar a partir de hoje na busca pela terceira vitória na tradicional prova gaúcha correndo em dupla com Airton Diehl.

“Tivemos uma boa temporada de estreia na categoria pela Ford Racing Trucks, e infelizmente não deu para correr hoje. Foi um fim de semana para esquecer, e antes de pensar em 2012 vou encerrar o ano buscando mais uma vitória em Tarumã”, declarou a piloto.

Cristina venceu a tradicional corrida gaúcha no geral em 2000 – ano em que a prova foi marcada por uma homenagem a seu pai, Raffaele Rosito -, e repetiu o resultado em sua categoria seis anos depois.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.