Thiago Camilo: Carreira e relação com Tuka Rocha

domingo, 16 de julho de 2023 às 12:35

Tuka Rocha

Além de Ingo Hoffman, temos mais um piloto que faz parte da história dos 150 gps da Stock Car disputados em Interlagos. Em atividade e correndo pela Amatheis Motorsport ou Ipiranga Racing, temos o piloto paulista Thiago Camilo, considerado um dos favoritos para a conquista do Campeonato da Stock Car de 2023.

Estando empatado com Cacá Bueno e atrás de Ricardo Maurício no número de vitórias, Thiago Camilo concedeu uma entrevista exclusiva ao Autoracing, abordando sobre o Campeonato da IMSA, Expectativas para Temporada Stock Car 2023, o Retorno de Tarumã, dentre outros assuntos.

Autoracing– Na primeira etapa da temporada 2023 da Stock Car, como que foi homenagear o seu tio Sérgio Ruas Camilo em Goiânia?

Thiago Camilo: A subida na grade, após parar o carro ao receber a bandeirada da vitória da corrida 2, não foi algo planejado. A obtenção da vitória na Stock Car é considerada bastante dificil, já que a categoria é bastante competitiva.
No entanto, levando em conta de eu ter perdido meu tio uma semana antes de começar o campeonato, após conquistar a vitória na primeira etapa desse ano, em especifico na corrida 2, algo passou pela minha cabeça e que me fez homenagear, além de correr com número 16 que pertencia ao Sérgio no Kart. Então foi uma recompensa poder homenagear ele na pista.

Autoracing- Além da Stock Car em 2023, você está disputando o seu segundo ano no Campeonato da IMSA nos Estados Unidos, como está sendo conciliar a categoria americana com a Stock Car Pró Séries? Os fins de semanas são muito diferentes?

Thiago Camilo: Sim, o formato de corrida é bastante diferente com o da Stock Car, pois lá eu divido o carro com outro piloto, sendo este piloto considerado amador. Então isso faz, por si só, com que a categoria da IMSA seja diferente da Stock Car Pró Series.
Além do fato do piloto amador precisar sempre ganhar mais quilometragem, a IMSA acabou um desafio maior, já que a maioria das pistas eu não conheço. E levando em conta também que o piloto, com que eu divido o carro, precisa ter mais tempo de pista.
Todavia, sinto-me muito feliz de estar lá e quero continuar com esse projeto. Estou também com grandes expectativas de conquistar mais resultados.

Autoracing- Dois P1´s nessa temporada da Stock, juntamente com uma constância na zona de pontuação, como que foi regressar a Tarumã em 2023, depois de vários anos?

Thiago Camilo: Tarumã tem uma representatividade muito grande na minha carreira, pelo fato que eu conquistei minha primeira pole e vitória com 16 anos de idade. Então, considero que foi um feito muito bacana para aquela época.
Ademais, foi em Tarumã que conquistei minha primeira pole position na categoria principal da Stock Car em 2004. Sendo assim, é uma das pistas que eu mais gosto, não só pelo fato de ser desafiadora, mas também ser um traçado que me adapto muito bem.
A partir do momento que você tem pela pista, a vitória se torna mais especial.

Autoracing- O Autódromo de Tarumã, antes do retorno em 2023, teve sua última participação no calendário da Stock Car em 2017. Neste mesmo ano, você e o Tuka Rocha estiveram juntos competindo pela última vez em Tarumã, como descreveria o Tukinha?

Thiago Camilo: O Tuka é um amigo de infância, além de ser um dos caras com quem convivi e que frequentava minha casa, além de estarmos juntos autódromos.
Considero ele uma das poucas pessoas com quem tive amizade aqui no ambiente competitivo da Stock Car. Mesmo com ele não mais entre nós desde novembro de 2019, as boas memórias com o Tuka sempre irão permanecer, assim como a saudade, o legado que ele deixou, o carinho pelas crianças.
E, sem dúvidas, estaria orgulhoso (Tuka) de ver como a F4 Brasil vem progredindo, já que é um desejo que ele tinha em poder fazer com que o Kart tivesse um crescimento, e a garotada pudesse chegar mais preparada para os diversos caminhos do automobilismo, e de algum jeito a F4 Brasil está sendo esse degrau, visto que não tínhamos, até então, categoria de base para que os jovens pudessem começar a seguir no automobilismo.

Jonathan Bianchini para Autoracing

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.