Stock – Sábado de bandeiras vermelhas em Tarumã

sábado, 27 de abril de 2013 às 18:21

Rafa Matos

O circuito mais veloz e desafiador do país deixou sua marca nos treinos deste sábado (dia 27), que abriram os trabalhos para a 3ª etapa da temporada 2013 da Stock Car. Em todos os treinos, a bandeira vermelha foi acionada em Tarumã (RS) e, em alguns casos, os acidentes impressionaram, com capotagens e fortes saídas da pista.

Depois de dois treinos livres e o classificatório, a pole position ficou com o atual líder Daniel Serra. Na equipe Hot Car Competições, foi um dia difícil. No segundo treino livre, o goiano Wellington Justino bateu forte e danificou bastante a parte dianteira do carro. Felizmente, o piloto não sofreu nenhum ferimento e deixou a pista apenas com dores no cotovelo. O carro, no entanto, não pôde ser consertado a tempo para o classificatório e o piloto terá que largar em 33º e último lugar.

Já o companheiro Raphael Matos, que pela primeira vez andou no traçado de 3.106 metros do circuito gaúcho, sofreu com o equilíbrio do carro #2 e vai largar da 21ª posição neste domingo (28). A prova terá sua largada às 11 horas, com transmissão ao vivo pelo SporTV.

“Foi uma classificação frustrante. Não conseguimos encontrar o equilíbrio ideal para o carro. Lutamos o dia inteiro com um problema crônico no equilíbrio do carro. Melhoramos um pouco no decorrer dos treinos, mas não o suficiente para se classificar entre os dez primeiros”, comentou Matos, ex-piloto da Fórmula Indy e que estreia este ano na Stock Car.

Apesar de estar em 21º, Matos ficou apenas sete décimos atrás do mais veloz no Q1. “Na Stock, cada décimo vale muito. Se melhorássemos quatro décimos, estaríamos entre os Top 10”, lembrou o piloto, que considerou a pista bem seletiva e desafiante.

Justino foi uma das “vítimas” deste sábado em Tarumã. Faltando poucos minutos para o final do segundo treino livre, o piloto vinha melhorando o acerto do seu carro, quando bateu na curva 1. “Mexemos no carro, passamos os pneus novos e fui pra pista. Quando vim pra fechar a volta, vi que já tinha sido melhor e mexi na barra. Carreguei um pouco mais de velocidade na curva, mas peguei sujeira e ainda controlei. Só que quando pegou a grama, o carro ganhou muita velocidade e não deu para segurar e bati”, explicou o piloto goiano, que comanda o carro #26.

“Agora temos de trabalhar para arrumar o carro até amanhã, largar e tentar recuperar durante a corrida”, espera Justino.

Amadeu Rodrigues, chefe da equipe Hot Car, ficou surpreso com o número de acidentes neste sábado. Os paulistas Marcos Gomes e Nonô Figueiredo protagonizaram duas capotagens impressionantes. Felizmente, os dois nada sofreram.

“Hoje tivemos vários pilotos rodando, saindo da pista, batendo, capotando e isso é anormal na Stock Car. Na verdade, o carro ficou mais veloz e essa pista se você pega qualquer sujeira é difícil para controlar. Acredito que vamos ter muitos incidentes na corrida e todo cuidado será pouco”, ressaltou Rodrigues.

Um dos pontos mais importante da estratégia será a troca de pneus. “Nem considero a hipótese de não trocar os pneus. Houve um teste aqui e eu acompanhei. Em todas as corridas simuladas, o pneu não aguentou. A pista é muito abrasiva e não adianta nem arriscar. Quem não trocar, vai ficar pelo caminho”, completou.

EB - www.autoracing.com.br

Tags

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.