Stock Car voa baixo com os novos pneus em Interlagos

sexta-feira, 1 de março de 2013 às 19:04
Allam Khodair

Allam Khodair

Calçada com “sapatos novos”, fornecidos pela Pirelli que ocupa o espaço deixado pela saída da Goodyear, a Stock Car voou baixo nos treinos extras que abriram nesta sexta-feira em Interlagos a programação da prova inaugural da temporada. Os pneus da marca italiana, produzidos na unidade turca de Izmit, detonaram em pouco mais de quatro segundos a pole estabelecida por Cacá Bueno em dezembro passado. Allam Khodair (Vogel), o mais rápido das duas sessões de 90 minutos a que cada um dos dois grupos teve direito ao longo do dia, cravou a marca de 1min38s479 no finalzinho da tarde, superando com sobras o tempo de 1min42s609 registrado por Cacá na Corrida do Milhão.

“É difícil falar em favoritismo, mas estou certo que estamos muito competitivos. Ainda vamos fazer mais alguns ajustes no carro e acredito que estaremos ainda melhores amanhã. Estamos buscando a perfeição, para fazer uma temporada sem brechas, sem erros”, disse o piloto da equipe SER-Glass Vogel.

Entre as principais novidades da temporada estão os novos pneus Pirelli. Os novos compostos receberam atenção especial da equipe SER Glass Vogel nesta sexta-feira. E o resultado dos testes foi bastante positivo. Com o melhor tempo, Allam virou até mesmo uma espécie de ‘guru’ acerca dos novos compostos, fornecendo muitas informações para a própria fabricante.

“Os novos pneus são muito bons. O carro está com muito mais aderência e nós conseguimos explorar isso ao máximo nos treinos de hoje. Ainda não sabemos como ele irá se comportar durante a corrida. Notamos apenas que o pneu traseiro direito está sofrendo um aquecimento maior do que os outros e estamos atentos a isso”, analisou.

De certa forma, o ganho de velocidade já era esperado pelas equipes, embora as diferenças tenham impressionado – pelos padrões do automobilismo, onde um segundo costuma separar os gênios das pistas dos meros figurantes, a discrepância talvez não fosse esperada nem pelo mais azedo crítico dos pneus usados até o ano passado. “Eles são muito mais velozes. Mas, a julgar por esse primeiro dia, não é apenas isso: a curva de degradação é muito mais suave e a perda de performance de volta a volta é muito menor que com os antigos pneus”, testemunhou Maurício Ferreira, diretor-técnico da equipe estrelada por Rubens Barrichello (Medley).

A troca do fornecedor de pneus é uma das poucas, mas importante, novidades da Stock Car em 2013. Entre as demais, destacam-se o enxugamento da programação, que a partir da próxima etapa, dentro de duas semanas em Curitiba, passará a ser cumprida em dois e não mais em três dias, o fim do emprego do botão de ultrapassagem nos treinos classificatórios e o aumento da margem de pontos do primeiro para o segundo colocado na prova, agora de quatro – 24 a 20.

O grid aumentou para 34 carros – variou de 30 a 32 na última temporada – e a transformação de Barrichello definitivamente em piloto da categoria, após as três corridas como convidado no final de 2012, confirma a saúde da categoria. Barrichello ficou em 15º pela manhã e em 25º à tarde. Neste sábado, depois dos dois treinos livres, as tomada classificatórias do período da tarde definirão as posições de largada. O SporTv anuncia a transmissão ao vivo da briga pela pole, com início marcado para as 15h45.

Os 10 melhores tempos da Stock Car nesta sexta-feira em Interlagos:

1 – Allam Khodair, 1min38s479
2 – Valdeno Brito, 1min38s927
3 – Átila Abreu, 1min39s319
4 – Rafa Mattos, 1min39s457
5 – Cacá Bueno,1min39s491
6 – Max Wilson, 1min39s511
7 – Daniel Serra, 1min39s568
8 – Rodrigo Sperafico, 1min39s649
9 – Luciano Burti, 1min39s658
10 – Diego Nunes, 1min39s666

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.