Stock Car – Valdeno e Vanthor ficam na segunda fila e Zonta e Villeneuve na décima

sábado, 21 de março de 2015 às 15:43

Valdeno Brito

A equipe Shell Racing terá a dupla Valdeno Brito e Laurens Vanthoor na segunda fila do grid de largada da Corrida de Duplas, que abre a temporada 2015 da Stock Car neste domingo, em Goiânia. Os dois largam na quarta colocação, enquanto Ricardo Zonta e Jacques Villeneuve largam na décima fila com o carro 10.

Segundo colocado nesta prova em 2014, Valdeno destacou o bom resultado no treino classificatório deste sábado. “Hoje de manhã, fizemos o segundo melhor tempo no treino livre, mas a pista esquentou muito na hora da classificação e fomos surpreendidos no Q1. A vantagem é que conseguimos mexer o ajuste antes do Laurens (Vanthoor) entrar na pista e, com isso, foi possível garantir um lugar na segunda fila, que nos permite brigar pela vitória amanhã”, diz Valdeno.

Atual campeão mundial de FIA GT, o belga foi um dos destaques do dia ao ser o segundo mais rápido entre os 33 convidados que participam da Corrida de Duplas, sendo o melhor entre os estrangeiros.

“Fiquei bem satisfeito com minha volta. Conseguimos melhorar o ajuste do carro e, saindo da segunda fila, podemos pensar em uma boa estratégia e brigar pelo primeiro lugar. Mas é claro que não será fácil, o grid está repleto de grande pilotos e todos estão andando muito próximos”, completa Vanthoor, de 23 anos e que faz em Goiânia a sua primeira corrida na Stock Car e também em solo brasileiro.

Outro convidado que fez sua estreia em Goiânia foi o campeão mundial da F-1 em 1997, Jacques Villeneuve. O canadense forma dupla com seu ex-companheiro de equipe na F-1, Ricardo Zonta, e os dois vão largar na 19a colocação do grid, abrindo a décima fila.

“Fiquei um pouco desapontado porque não consegui andar no seco no final de semana todo. As voltas de hoje foram realmente as primeiras que peguei com boas condições de pista.. No final do qualy, estava ainda mais rápido, sendo de dois a três décimos de segundos melhor nos trechos, mas acabei rodando. Valia a pena arriscar porque esta pequena melhorar já nos colocaria dez posições à frente no grid. Hoje vou para cama bem frustrado, mas sabendo que amanhã temos como melhorar bastante. A Stock Car é muito competitiva e o carro é bem difícil de guiar, e isso torna a experiência mais divertida e emocionante”, diz Villeneuve.

Tanto o canadense quanto Zonta torcem por uma corrida com pista molhada: a previsão do tempo indica novamente tempo instável para amanhã, assim como vem sendo a tônica dos últimos três dias em Goiânia. “Como só andamos na chuva nos treinos livres, temos o carro mais equilibrado nesta condição. Hoje no qualy foi a primeira vez que andamos no seco. Nossa primeira estratégia é tomar cuidado nas primeiras voltas, pois há risco de acidentes. Queremos chegar na zona de pontos, e o Jacques já está cada vez mais competitivo”, diz Zonta.

Rodolpho Mattheis, chefe da equipe, fez um balanço positivo do treino deste sábado. “Nossa meta era colocar os dois carros no top-10, mas só conseguimos com um, pois. O treino de hoje se apresentou diferente em termos de equilíbrio entre eles. O Laurens (Vanthoor) guiou muito e nos ajudou também a subir bastante, mas estamos preocupados com o ajuste do carro, que não está próximo do ideal”, diz ele.

A largada da Corrida de Duplas da Stock Car será às 10h30, com transmissão ao vivo da TV Globo.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.