Stock Car – Um dia antes do acidente, Castroneves pediu a retirada do muro onde bateu

quarta-feira, 14 de agosto de 2013 às 10:55
Hélio Castroneves

Hélio Castroneves

Na própria quinta-feira, dia 8, horas depois de chegar ao Brasil, Helio Castroneves já estava percorrendo, com um carro de passeio, o circuito de Ribeirão Preto da Stock Car, onde correria no domingo, 11, como piloto convidado da Shell Racing e A. Mattheis Motorsport.

De pronto ele apontou o muro, o mesmo no qual se acidentaria no dia seguinte, como um local perigoso. “Tem de tirar isso daí”, disse ele. Sobre o assunto, conversou com autoridades da prova e solicitou a retirada do muro.

No treino extra destinado ao piloto convidado na sexta, ocasião em que o muro ainda estava lá, Castroneves ficou sem freio a 180 km/h em plena reta. Reduziu para 120 km/h reduzindo marchas. Foi nesse momento que o piloto da Penske, para diminuir mais ainda a velocidade, virou o volante para a esquerda para bater no muro paralelo à pista. A medida resultou na perda de 19 km/h de velocidade, batendo na barreira de proteção a 101 km/h.

O choque ocasionou cortes na canela (levou três pontos no Hospital São Francisco, para onde foi transportado e passou por exames), lesões musculares na altura do tórax e o veto do Dr. Dino Altmann à sua participação. Segundo o diretor-médico da categoria, os exames comprovaram que o piloto estava clinicamente perfeito, mas não fisicamente pela violência da batida. Já nos treinos de sábado a barreira havia sido retirada, como havia solicitado Castroneves, de modo que as diversas saídas de pista semelhantes que ocorreram a seguir não tiveram maiores consequências.

Helio Castroneves retornou na segunda-feira aos Estados Unidos, após gravar o programa Luciana By Night, na Rede TV. Antes, esteve com os médicos do Hospital 9 de Julho, que reafirmaram suas plenas condições de participar normalmente das próximas atividades (treinos e corridas) da Indy. Bastará um leve repouso até sexta, quando retirará os pontos na rede hospitalar da HCA, em Miami.

Castroneves estará de volta às pistas no dia 21, quando participará no IndyCar Open Test em Sonoma. Já na sexta, 23, iniciará os treinos na própria pista, local da 15ª etapa da temporada no domingo, 25 de agosto. Ele lidera o campeonato com 31 pontos de vantagem sobre Scott Dixon e, depois de Sonoma, faltarão ainda quatro provas (Baltimore, rodada dupla de Houston e Fontana).

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.