Stock Car – Thiago Camilo tem reagir em Londrina

quinta-feira, 28 de junho de 2012 às 21:42

Stock12-TCamiloDepois de mais de um mês de silêncio, os motores V8 de mais de 500 cavalos de potência da Stock Car voltam a roncar nesse fim de semana em Londrina. O circuito de 3145 metros onde Thiago Camilo já venceu duas vezes, em 2007 e 2008, será decisivo nas pretensões do piloto da Ipiranga RCM na briga pelo título da temporada 2012. “Estamos indo para a quinta corrida e o fato de eu ter sido envolvido em acidentes e deixado de marcar pontos em duas delas faz com que seja necessário não somente marcar pontos, mas chegar ao pódio ou perto dele se eu quiser continuar pensando em conquistar o campeonato. Bom que essa pressão aconteça numa pista que eu gosto muito e onde tenho duas vitórias e duas pole positions”, diz.

Com 35 pontos, Thiago Camilo está em 10º lugar no campeonato, que tem 12 corridas. A largada para o GP de Londrina acontece às 9h30min de domingo (dia 1º de julho), com transmissão ao vivo dentro do esporte Espetacular, na Rede Globo.
 
Dilema na classificação

Nas quatro provas da temporada 2012 da Stock Car a classificação teve três diferentes formatos. Nas duas primeiras, em Interlagos (SP) e Curitiba (PR), todos os carros – no máximo 32 – saíram juntos para uma primeira sessão de classificação (Q1), com os dez mais velozes disputando a pole position no Q2. Como em Curitiba quase todos os carros resolveram sair dos boxes nos minutos finais do Q1, provocando uma espécie de engarrafamento e muitos pilotos reclamando que foram atrapalhados, para a terceira corrida, no Velopark (RS), os carros foram divididos em dois grupos no Q1, e os dez mais rápidos fizeram o Q2. Já na última corrida, no apertado circuito de rua de Ribeirão Preto (SP), a organização achou melhor os carros saírem em grupos de três, na ordem inversa à colocação no campeonato, fazendo duas voltas rápidas. Para Londrina em princípio a classificação volta ao formato original, mas Thiago Camilo é a favor do sistema de grupos usado no Velopark.

“Neste sistema de grupos pode acontecer alguma coisa que mude as condições da pista e um grupo será prejudicado. Por outro lado ninguém atrapalha ninguém como aconteceu em Curitiba, que é uma pista com mais espaço que Londrina. Com o uso do botão de ultrapassagem na classificação, os carros têm diferentes momentos desaceleração, a pista é apertada, e com 30 carros na pista acaba dando problema, principalmente porque todos querem ir para a pista nos últimos minutos”, avalia Camilo.

EB – www.autoracing.com.br

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