Stock Car – Thiago Camilo leva a pole no apagar das luzes no DF

sábado, 1 de junho de 2013 às 18:47

Thiago Camilo

Literalmente no apagar das luzes – nos instantes finais da segunda parte do qualifying e com a noite quase descendo na Capital Federal -, Thiago Camilo conquistou a pole da quinta etapa da Stock Car. O piloto da RCM tomou a volta mais rápida das mãos de Marcos Gomes no último minuto e deu um grande passo rumo à primeira vitória na temporada. “Sair na frente, aqui no anel externo de Brasília, é sempre importante, embora nem tanto quanto nas ruas de Salvador, mas o que vale mesmo é amanhã”, comemorou, com evidente cautela, antecipando uma corrida difícil num asfalto implacável em relação ao consumo dos pneus. Confirmando a ascensão revelada com o 2º lugar há duas semanas em Salvador, Rubens Barrichello (Medley/Full Time) voltou a fazer um bom treino e sairá em 7º.

A pole, no entanto, foi festejada por Camilo no reencontro com a equipe nos boxes. “Essa foi na raça. O pessoal me falou pelo rádio que faltava meio décimo de segundo e fui com tudo”, explicou, depois de cumprimentar os engenheiros e mecânicos responsáveis por seu carro. “Agora, é hora de buscar a recuperação no campeonato para compensar o início ruim em Interlagos, onde fiz só dois pontos”, continuou o quarto colocado na classificação geral. As chances são boas, já que o líder Ricardo Maurício (RC) decepcionou com o 20º lugar no grid.

Alem da média horária superior a 180 km/h, o que o transforma no mais rápido do calendário, o circuito de Brasília oferecerá novo desafio aos pilotos neste domingo: completar a volta sem passar sobre o prolongamento das “zebras” da Curva 1. Neste sábado, os treinos livres foram interrompidos pela manhã depois que a forte tração dos carros naquele ponto arrancou uma parte de metal do sistema de drenagem. Logo após, o problema se repetiu também na entrada da reta, ocasionando nova e mais prolongada paralisação dos ensaios. Quando foram retomados à tarde, após os reparos cuja eficácia continuava provocando desconfiança, os pilotos receberam a informação da direção de prova que a terceira passagem sobre a área de escape da Curva 1, com efeito a partir do segundo treino livre e valendo também na corrida, seria punida com “drive thru”.

Barrichello entrou na segunda fase com o 4º melhor tempo do Q1. A redução do tempo de pista, no entanto, prejudicou a avaliação do desgaste dos pneus que a Medley/Full Time pretendia realizar na segunda sessão de treinos livres. “Vamos ter de ir para a corrida meio que às cegas”, admitiu o diretor-técnico Maurício Ferreira. Ainda sobre os problemas enfrentados pela categoria no velho e mal-cuidado autódromo de Brasília, Camilo sintetizou o sentimento da categoria. “É lamentável, principalmente ao lado de um estádio moderno que acaba de ser construído para a Copa do Mundo.”

Rubens, que vem de um pódio na etapa de Salvador, destacou que o carro se comportou diferente com pneus mais usados, mas está satisfeito com o resultado no Distrito Federal. “Foi um dia positivo, e atípico com a manhã quase sem treino (devido o problema na pista). Estávamos bem durante os treinos, assim como no Q1 também. No Q2, com os pneus mais usados, não foi o mesmo, mas estamos satisfeitos”, comentou o brasileiro.

Punições mudam o grid

Os comissários desportivos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) tomaram importantes decisões que modificaram o grid de largada da quinta etapa da Stock Car, a ser disputada neste domingo às 11 horas no Autódromo de Brasília. Após várias horas analisando os vídeos do treino classificatório (Q1 e Q2), eles decidiram punir vários pilotos, o que alterou de forma substancial a ordem de largada da corrida. As punições foram motivadas por os pilotos terem passado por cima dos locais proibidos anteriormente.

Nova ordem do grid de largada da quinta etapa da Stock Car:

1) Thiago Camilo (Ipiranga-RCM)
2) Marcos Gomes (Carlos Alves Competições)
3) Cacá Bueno (Red Bull Racing)
4) Daniel Serra (Red Bull Racing)
5) Átila Abreu (Mobil Super Pioneer)
6) Ricardo Sperafico (Officer ProGP)
7) Rubens Barrichello (Full Time)
8) Fábio Fogaça (Vogel Motorsports)
9) Tuka Rocha (BMC Racing)
10) Allam Khodair (Vogel Motorsports)
11) Sérgio Jimenez (Voxx Racing)
12) Valdeno Brito (Sheel Racing)
13) Vitor Genz (Gramacho Competições)
14) Rafa Matos (Hot Car Competições)
15) Popó Bueno (Shell Racing)
16) Rodrigo Sperafico (Prati Donaduzzi)
17) Diego Nunes (RC3 Bassani)
18) Ricardo Maurício (Eurofarma RC)
19) Alceu Feldmann (Full Time Competições)
20) Julio Campos (Prati Donaduzzi)
21) Denis Navarro (Voxx Racing)
22) Max Wilson (Eurofarma-RC)
23) Galid Osman (Ipiranga-RCM)
24) Duda Pamplona (Officer Pro GP)
25) Rodrigo Pimenta (Gramacho Competições)
26) Luciano Burti (Boettger Competições)
27) Nonô Figueiredo (Mobil Super Pioneer)
28) Felipe Lapenna (Hanier Racing)
29) Wellington Justino (Hot Car Competições)
30) David Muffato (Carlos Alves Competições)
31) Lico Kaesemodel (Boettger Competições)
32) Beto Cavaleiro (Hanier Racing)
33) Ricardo Zonta (BMC Racing)

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.