Stock Car – Camilo lidera treinos em Goiânia; Campos é 8º

sexta-feira, 1 de agosto de 2014 às 19:00

Antonio Pizzonia

O paulista Thiago Camilo liderou os treinos livres que abriram a programação da Corrida do Milhão, quinta etapa da temporada 2014 da Stock Car. Dois meses após a passagem anterior pelo Autódromo de Goiânia, o piloto da RCM foi o mais rápido do primeiro grupo e não teve seu tempo superado pelo segundo, comandado por Valdeno Brito (Shell). Com problemas no câmbio e queixando-se do comportamento do carro com o segundo jogo de pneus velhos, Júlio Campos (Perati-Mico’s Racing) foi o 8º, enquanto seu companheiro Antonio Pizzonia terminou em 25º, reclamando das mesmas dificuldades com os compostos da Pirelli. “Viramos mais lento com pneus supostamente em condições melhores”, estranhou Campos. “Meu segundo set era de pneus catados de outras provas anteriores”, explicou Pizzonia.

Neste sábado, os carros voltarão à pista para mais uma sessão de treinos livres e as duas tomadas classificatórias que definirão o grid da prova de domingo, marcada para as 10h30 com transmissão ao vivo pela TV Globo. Com duração alterada – bateria única de 50 minutos e obrigatoriedade da troca de ao menos um pneu, com reabastecimento facultativo -, a Corrida do Milhão exigirá planejamento minucioso por parte das equipes. “Temos várias estratégias preparadas, mas todas dependerão das posições de largada de nossos pilotos”, diz o uruguaio Juan Carlos “Mico” Lopez, diretor-técnico da Prati-Mico’s Racing.

Embora de olho no maior prêmio em dinheiro do automobilismo nacional, uma bolsa de R$ 1 milhão, “Mico” diz que o mais importante é a luta pelos títulos de equipe e pilotos. A Prati-Mico’s Racing ocupa a vice-liderança com 97 pontos, apenas três atrás da Voxx Racing, enquanto Campos aparece em quinto entre os pilotos com 55 e Pizzonia está em 10º com 42. “Queremos brigar por esses dois campeonatos. Nossa meta, agora, é trazer o Pizzonia mais para a frente. Mas sabemos que será uma corrida dura, com diversas variáveis. O reabastecimento é um, porque ele poderá não ser necessário dependendo da entrada e da duração de um safety car”. A capacidade dos tanques dos carros da Stock Car é de 103 litros, insuficiente em condições normais para as 38 voltas da prova.

A chance de meter a mão na bolada, contudo, atiça o apetite de pilotos e equipes. Alguns pilotos costumam fazer acordo com colegas, repassando ou recebendo uma parte do dinheiro dependo do resultado positivo. Os mecânicos sonham com uma grana extra que melhore o orçamento do mês. No caso da Prati-Mico’s, 50% iriam para o piloto e a outra metade ficaria para a equipe. Mico, no entanto, repassará 50% de sua parte aos mecânicos em caso de vitória.

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