Stock Car tem 22 pilotos separados por meio segundo no Velopark

sexta-feira, 6 de setembro de 2024 às 17:45

Cesar Ramos

A Stock Car Pro Series viveu uma sexta-feira (6) que atesta, novamente, o elevado grau de competitividade da categoria. A temporada 2024 chega à oitava etapa do campeonato e regressa ao Rio Grande do Sul para acelerar no Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre. No traçado mais curto do calendário, de 2.278 metros, as diferenças entre os pilotos são ainda mais apertadas do que o habitual, e prova disso foi o segundo treino livre, realizado em uma tarde quente, com 22 pilotos separados por menos de meio segundo e somente 0s886 entre o primeiro e o 27º colocado. O mais rápido do dia foi Felipe Fraga, da Blau Motorsport, que marcou 55s622 em sua melhor volta, realizada no Treino Livre 2.

A sessão da manhã teve 26 pilotos no mesmo segundo e Guilherme Salas na liderança. O piloto da KTF Sports anotou 55s878 em sua melhor passagem com o Chevrolet Cruze #85. Entretanto, dos cinco primeiros colocados da atividade, quatro pilotos guiaram Toyota Corolla, entre eles o vice-líder do campeonato, Felipe Baptista (Crown Racing), que anotou 55s960. Arthur Leist (Full Time Sports) foi o terceiro mais rápido, seguido por Cesar Ramos (Ipiranga Racing) e Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time).

Correndo neste fim de semana no “quintal de casa”, Cesar Ramos — natural de Novo Hamburgo, cidade próxima a Nova Santa Rita — voltou a cravar um lugar entre os cinco primeiros no tempo da tarde, tal qual Guilherme Salas. O gaúcho despontou como o mais rápido do segundo treino até os minutos finais, quando foi batido por Felipe Fraga em 0s049. Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports) foi o terceiro da sessão, seguido por Thiago Camilo (Ipiranga Racing) e Gui Salas.

Foram dias complicados para o campeão de 2016. Felipe Fraga ficou toda a quinta-feira em um hospital da região por conta de uma bactéria e ainda nesta manhã estava debilitado. Mesmo assim, o tocantinense fez dois bons treinos e finalizou a sexta-feira com o melhor tempo, trazendo assim uma perspectiva muito positiva para a sequência do fim de semana.

“É muito bom começar o fim de semana assim. Pra falar a verdade, meu fim de semana aqui começou horrível [risos] porque peguei alguma salmonela, passei bem mal ontem, fiquei o dia inteiro no hospital e hoje pela manhã ainda estava bem fraco. Porém, graças a Deus, a equipe fez um trabalho maravilhoso e entregou um carro muito bom de guiar. Claro que é só treino, mas andamos muito bem hoje e é a primeira vez que fechamos uma sessão na frente esse ano. Me dá uma alegria e traz mais confiança ainda para a classificação”, declarou o piloto do Chevrolet Cruze #88.

Ramos também destacou o início positivo de trabalhos e se mostrou confiante em conquistar grandes resultados correndo diante da sua torcida no Velopark. “É sempre positivo estar na frente. Não significa muito por ser sexta-feira, mas obviamente preferimos ter um dia que mostre que estamos no caminho de um trabalho correto. Viemos evoluindo sessão a sessão aqui, e acredito que vamos ter um bom carro para amanhã, que é o mais importante”, afirmou.

Detalhes farão a diferença — As diferenças tão apertadas apresentadas nos dois treinos livres trazem o prenúncio do que pode ser a classificação mais imprevisível e equilibrada da temporada 2024. A partir deste ano, os 12 primeiros colocados da tomada de tempos largam na frente na corrida principal, no domingo. E a inversão do grid determina que o 12º colocado largue na frente na prova sprint, disputada aos sábados.

Felipe Fraga entende que a pole position será definida nos milésimos no Velopark. “Por ser uma pista muito curta e não tão rápida, qualquer detalhe faz toda a diferença sobre ter um tempo para largar na pole ou em décimo. Está tudo muito apertado, como sempre é na Stock Car. Mas, aqui, é ainda mais. Temos de acertar tudo, encaixar os mínimos detalhes e tentar fazer a pole”, comentou.

Cesar Ramos também entende que a sessão classificatória deste sábado será crucial para alcançar o objetivo de conquistar grandes resultados na única etapa gaúcha do ano. “O que mais busco aqui é uma vitória, e estamos trabalhando muito para isso. Quando o carro está competitivo assim, traz um sinal de que vamos entrar amanhã com foco na pole. Também sabemos que tem sido um campeonato sobre quem larga entre os 12. E para largar entre os 12 primeiros aqui é preciso estar rápido pra caramba, porque a diferença é muito menor que nas outras pistas. Vai ser muito no detalhe. É torcer para acertarmos mais detalhes do que os outros e fazer o nosso melhor sempre para ver onde vamos conseguir estar”, acrescentou.

Entre os destaques do dia, Gui Salas endossou os colegas e enfatizou a importância da classificação. “O grande desafio aqui será acertar bem a volta. Será um detalhezinho que vai determinar quem vai largar ali entre os 12 para estar bem no grid das duas corridas. É uma pista curta, então qualquer diferença é fundamental aqui”.

Sábado histórico no RS —A sessão classificatória que vai definir o grid de largada das duas provas da etapa acontece na manhã de sábado, às 9h30. E a corrida sprint, com 30 minutos de duração, será disputada horas mais tarde, às 14h10, e vai marcar a 100ª prova da história da Stock Car em solo gaúcho, além da 300ª corrida da carreira de Átila Abreu na categoria.

A programação no Velopark será concluída no domingo. Além da concorrida visitação aos boxes — momento em que o fã pode interagir com seu piloto preferido e ganhar brindes exclusivos, marcada para 10h10 —, a Stock Car traz o desfecho da etapa com a corrida principal em Nova Santa Rita, a partir de 12h30, com duração de 50 minutos.

A Stock Car Pro Series é transmitida ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band (TV aberta), SporTV e BandSports (canais por assinatura), Motorsport.tv — atingindo mais de 170 países em cinco idiomas diferentes a cada etapa —, Motorsport.tv Brasil no YouTube, MAVTV Brasil Motorsports Network e MAVTV América do Norte.

Stock Car Pro Series, temporada 2024
Etapa 8, Velopark, Nova Santa Rita (RS)
Treino Livre 1

1º – Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 55s878
2º – Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla), 55s960
3º – Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla), 55s993
4º – Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 56s029
5º – Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), 56s065
6º – Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), 56s112
7º – Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 56s153
8º – Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 56s170
9º – Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 56s176
10º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 56s185
11º – Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 56s230
12º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 56s242
13º – Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 56s251
14º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), 56s254
15º – Zezinho Muggiati (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 56s329
16º – Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 56s351
17º – Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze), 56s367
18º – Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), 56s422
19º – Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 56s436
20º – Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), 56s479
21º – Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze), 56s480
22º – Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 56s517
23º – Vitor Baptista (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), 56s629
24º – Lucas Kohl (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), 56s778
25º – Júlio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 56s806
26º – Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 56s832
27º – Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), 57s419

Treino Livre 2
1º – Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 55s622
2º – Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 55s671
3º – Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 55s694
4º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 55s737
5º – Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 55s750
6º – Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), 55s760
7º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 55s834
8º – Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), 55s845
9º – Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze), 55s857
10º – Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla), 55s863
11º – Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), 55s930
12º – Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze), 55s941
13º – Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 55s948
14º – Júlio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 55s950
15º – Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), 56s011
16º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), 56s014
17º – Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 56s022
18º – Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 56s024
19º – Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), 56s027
20º – Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla), 56s031
21º – Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 56s046
22º – Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 56s088
23º – Zezinho Muggiati (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 56s264
24º – Vitor Baptista (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), 56s268
25º – Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 56s337
26º – Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 56s409
27º – Lucas Kohl (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), 56s508

Programação no Velopark
Sábado, 7 de setembro

08h50 – Stock Series – Treino livre 3
09h30 – Stock Car Pro Series – Classificação
10h50 – Stock Series – Classificação
11h20 – Visitação aos boxes
12h35 – Stock Series – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
14h10 – Stock Car Pro Series – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)

Domingo, 8 de setembro
08h35 – Stock Series – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
09h15 – Stock Series – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)
10h10 – Visitação aos boxes
12h30 – Stock Car Pro Series – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.