Stock Car – Serra é pole em Tarumã; fantasma dos pneus volta a assustar

sábado, 27 de abril de 2013 às 17:34
Daniel Serra

Daniel Serra

Numa espécie de mano-a-mano entre os pilotos da Red Bull, o líder Daniel Serra superou o pentacampeão Cacá Bueno e conquistou a pole da terceira etapa da Stock Car, marcada para amanhã no Autódromo de Tarumã, em Viamão, na Grande Porto Alegre. Os dois “sobraram” na segunda parte da tomada classificatória, limitada aos 10 mais velozes do Q1, e Serra bateu o companheiro por apenas 73 milésimos de segundo. A surpresa negativa foi o 30º lugar de Rubens Barrichello (Medley), que ficou à frente apenas dos parceiros da Equipe Full Time entre os 32 que foram à pista.

Foi a terceira pole de Serra na Stock Car. “A equipe fez um trabalho muito bom até agora, cada piloto testando uma coisa diferente. Mas temos de colocar os pés no chão porque a corrida amanhã será muito dura por causa da questão do desgaste dos pneus. O asfalto aqui é abrasivo demais, faz com que a temperatura dos pneus suba muito. Vamos conversar com calma e estudar como fazer para ter um ritmo bom do começo ao fim”, comentou Serra, que, fiel ao seu estilo discreto, não exagerou nas comemorações. Sobre a hipótese de completar os pouco mais de 40 minutos sem trocar os pneus, manifestou ceticismo. “Até é possível, mas este asfalto realmente acaba com os pneus muito cedo”, completou.

Barrichello, que está fazendo apenas a sexta prova desde a estreia em Curitiba em outubro passado, não andava em Tarumã desde a participação como convidado nas últimas três etapas da Fórmula 3 sul-americana em 1990 – há mais de 20 anos, portanto. Hoje, desde o início dos treinos, cuja programação foi atrasada por causa da densa neblina matinal, encontrou dificuldades com o acerto do carro e passou boa parte do dia negociando mudanças nas regulagens com o diretor-técnico Maurício Ferreira. O resultado desalentador no Q1 foi o pior até agora na nova categoria.

Com as posições no grid definidas, as equipes começaram a estudar a melhor estratégia para a parada obrigatória para reabastecimento e quase inevitável troca de pneus. Historicamente cruel em relação ao desgaste da borracha, o velho asfalto do autódromo inaugurado no início dos anos 70 levou a Pirelli a recomendar a troca na janela programada para entre as voltas 18 e 24. Nesta semana, a fornecedora de pneus da categoria realizou dois dias de testes no traçado sem conseguir completar nenhuma das simulações programadas, tamanho a degradação provocada pela mistura de abrasividade, curvas velozes para a esquerda e retas curtas.

A substituição do traseiro direito, mais sacrificado pelas características do circuito, deverá ser a regra durante a corrida. No entanto, a tática de preservar o consumo o máximo possível não pode ser descartada, apesar da descrença de Serra. No ano passado, Allam Khodair perdeu uma vitória que parecia encaminhada quando foi obrigado a entrar nos boxes para trocar um pneu destruído. Mas Thiago Camilo chegou à vitória com um ritmo bem mais lento desde o início e que o permitiu completar a corrida sem parar – o reabastecimento estava proibido na época. Em função das peculiaridades da pista, as equipes receberam um jogo extra para cada carro que deverá ser utilizado exclusivamente na prova.

A prova começará às 11 horas com transmissão ao vivo pelo SporTv. Depois de duas etapas, o campeonato apresenta a liderança de Daniel Serra com 41 pontos, apenas um a mais que o companheiro de equipe Cacá Bueno, três a mais que Ricardo Maurício e quatro sobre Valdeno Brito. Barrichello somou os dois primeiros pontos na corrida anterior em Curitiba e ocupa a 27ª posição.

O grid em Tarumã ficou assim:

1 – Daniel Serra – Chevrolet – Red Bull Racing – 1min01s800
2 – Cacá Bueno – Chevrolet – Red Bull Racing – 1min01s873
3 – Átila Abreu – Chevrolet – Mobil Super Pioneer Racing – 1min02s214
4 – Valdeno Brito – Peugeot – Shell Racing – 1min02s243
5 – Thiago Camilo – Chevrolet – Ipiranga-RCM – 1min02s371
6 – Ricardo Mauricio – Chevrolet – Eurofarma RC – 1min02s501
7 – Duda Pamplona – Chevrolet – Officer ProGP – 1min02s513
8 – Julio Campos – Peugeot – Prati-Mico’s Racing – 1min02s560
9 – Denis Navarro – Peugeot – Voxx Racing Team – 1min02s718
10 – Tuka Rocha – Chevrolet – BMC Racing – 1min02s754

11 – Ricardo Sperafico – Chevrolet – Officer ProGP – 1min02s399
12 – Ricardo Zonta – Chevrolet – BMC Racing – 1min02s401
13 – Allam Khodair – Chevrolet – Vogel Motorsport – 1min02s442
14 – Popó Bueno – Peugeot – Shell Racing – 1min02s493
15 – Nonô Figueiredo – Chevrolet – Mobil Super Pioneer Racing – 1min02s521
16 – Sergio Jimenez – Peugeot – Voxx Racing Team – 1min02s638
17 – Marcos Gomes – Peugeot – Carlos Alves Competições – 1min02s667
18 – Fabio Fogaça – Chevrolet – Vogel Motorsport – 1min02s679
19 – Max Wilson – Chevrolet – Eurofarma RC – 1min02s717
20 – Luciano Burti – Peugeot – Boettger Competições – 1min02s737
21 – Rafa Matos – Chevrolet – Hot Car Competições – 1min02s764
22 – Felipe Lapenna – Peugeot – Hanier Racing – 1min02s846
23 – Diego Nunes – Peugeot – RC3 Bassani – 1min02s898
24 – Rodrigo Sperafico – Peugeot – Prati-Mico’s Racing – 1min02s964
25 – Galid Osman – Chevrolet – Ipiranga-RCM – 1min03s009
26 – Rodrigo Pimenta – Peugeot – Gramacho Competições – 1min03s099
27 – David Muffato – Peugeot – Carlos Alves Competições – 1min03s114
28 – Lico Kaesemodel – Peugeot – Boettger Competições – 1min03s171
29 – Vitor Genz – Peugeot – Gramacho Competições – 1min03s248
30 – Rubens Barrichello – Chevrolet – Full Time Competições – 1min03s318
31 – Alceu Feldmann – Chevrolet – Full Time Competições – 1min03s416
32 – Beto Cavaleiro – Peugeot – Hanier Racing – 1min04s858
33 – Wellington Justino – Chevrolet – Hot Car Competições – sem tempo

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.