Stock Car – Rubens Barrichello conquista primeiro pódio

domingo, 19 de maio de 2013 às 15:16

Rubens Barrichello

Depois de apenas sete corridas, as três iniciais na parte final do ano passado, Rubens Barrichello (Medley/Full Time) conquistou seu primeiro pódio na Stock Car ao chegar em 2º no GP da Bahia, disputado neste domingo no circuito do CAB e vencido por Ricardo Maurício (RC), o novo líder do campeonato. O epílogo na capital baiana final foi dramático, já que apenas os dois primeiros ainda estavam com pneus de chuva num asfalto que foi secando rapidamente nas últimas voltas. Maurício e Barrichello, no entanto, foram salvos pela providencial entrada do safety car por causa de um acidente envolvendo Ricardo Zonta (RZ). Com apenas uma volta depois da relargada, eles conseguiram resistir à forte pressão de Thiago Camilo (RCM) e Cacá Bueno (Red Bull).

Como já antecipava a meteorologia, a quarta etapa foi marcada pela variação das condições climáticas. Por causa das fortes precipitações da manhã, a largada foi atrasada em uma hora e autorizada com o asfalto ainda bastante molhado. Aos poucos, no entanto, o tempo foi melhorando e o pole Átila Abreu decidiu trocar os pneus quando a primeira chamada do safety car levou à neutralização da corrida. Para seu azar, no entanto, a chuva voltou e parecia comprometer definitivamente os planos de quem optou por estratégia igual. Mas o sol voltou a brilhar e estava a ponto de render dividendos àqueles que estavam com os compostos de pista seca, até que a batida de Zonta decidiu a prova.

Foi o fim de semana mais positivo de Barrichello na nova categoria, começando com um inédito 4º lugar no grid. No final da corrida, o recordista de participações na Fórmula 1 comemorou se atirando nos braços dos mecânicos da Medley/Full Time, enquanto o diretor-técnico Maurício Ferreira lutava para impedir que as lágrimas revelassem a emoção por um resultado que encerra uma longa fase abaixo do potencial da equipe.

Questionado se estava surpreso com um pódio tão prematuro, Barrichello disse que soube aproveitar as características do traçado. “Pista de rua não é só equipamento, é também onde o piloto pode fazer um pouco mais. Mas, se antes de vir para cá eu pudesse ‘comprar um ingresso’ de 4º no grid e 2º na corrida, eu teria feito negócio na hora. Nosso carro estava muito rápido e, em alguns momentos, até mais do que o do Ricardinho. Só que em circuitos assim é difícil de ultrapassar e isso pesou na nossa opção de permanecer com os mesmos pneus. Claro que o último safety car ajudou bastante, mas o importante é que estivemos competitivos o tempo todo”, analisou.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.