Stock Car – Ricardo Maurício/Nestor Girolami faturam a corrida de duplas em Goiânia

domingo, 22 de março de 2015 às 11:53
stock15-mauricio

Nestor Bebu Girolami / Ricardo Maurício

O bicampeão da Stock Car Ricardo Maurício e o atual campeão da TC2000 Nestor Girolami (RC), venceram neste domingo a etapa inaugural da temporada 2015 e mostraram um Brasil e Argentina com muita harmonia. As brincadeiras entre as nacionalidades, sempre tão típicas no futebol, deram lugar a um trabalho em parceria, com respeito e dedicação mútua. O resultado foi o domínio de quase toda a prova de 50 minutos que aconteceu em Goiânia neste fim de semana. “Estou muito feliz, temos um carro muito bom desde os pré-treinos em Curitiba e a rápida adaptação do Nestor foi muito importante para manter a liderança”, comenta Ricardo Maurício. “Queria agradecer a toda a equipe que confiou no meu trabalho, aqui não havia dois países, mas duas pessoas lutando pelo mesmo objetivo. Quando terminei a corrida e vi todas as pessoas aplaudindo um argentino, não pude acreditar”, brincou ele.

O convite para que Girolami fizesse dupla com Ricardo Maurício veio ainda em 2014 através de uma troca de mensagens. “Aceitei imediatamente e iniciamos a conversa sobre a minha vinda”. Essa é a primeira vez que ele participa de uma corrida no Brasil e também na categoria. A vantagem, segundo ele, é que as outras categorias em que compete são muito parecidas com a Stock Car. “Corro na Super TC2000 e Top Racing, ambas muito parecidas, o que também facilita a adaptação”. Outro item decisivo na escolha do piloto para dividir o cockpit foi a forma de pilotar do argentino. “Ambos gostamos de guiar o carro com a traseira mais solta e essa similaridade é fundamental já que o setup tem que ser bom para os dois”, comenta Ricardo Maurício.

Conhecido como Bebu, apelido que ganhou da família, Girolami é um dos pilotos mais promissores da atualidade. Com apenas 25 anos, venceu a TC2000 no ano passado e é o atual líder da Top Racing. “Eu tinha cara de bebê e meus pais me chamava dessa forma, depois, o apelido foi ganhando outras variações até chegar a Bebu, que hoje uso profissionalmente”, conta.

A vitória da dupla foi conquistada com alguns componentes interessantes. Ricardo Maurício largou na quarta posição e avançou pelo grid até assumir a liderança sobre Marcos Gomes, que estava em primeiro até a volta de número 14. O carro de número 90 foi o segundo da RC a entrar no pit-stop e a troca de pilotos, abastecimento e troca de pneus durou apenas 46 segundos. Ao sair do Box, Bebu percebeu que estava sem comunicação com a equipe. “Chamei o Meinha algumas vezes e ele não respondeu, foi aí que vi que éramos apenas eu e o carro. Logo na volta seguinte, a equipe colocou as placas de sinalização indicando a posição e o tempo em relação aos adversários, aí fiquei mais tranquilo”.

Faltando apenas sete minutos para o final, uma garoa fina começou a cair sobre o autódromo de Goiânia. “Não sabia qual ponto da pista estava seco ou molhado. Nunca vi na minha vida um tempo tão instável quanto aqui. Faz sol e de uma hora para outra começa a chover forte, é muito tenso”, conta.

Mas, o sol voltou a brilhar e Nestor Bebu Girolami pode receber a bandeirada final indicando a sua vitória ao lado de Ricardo Maurício logo na estreia. “Sabia que era uma corrida importante, com pilotos muito talentosos e competitivos, e principalmente, conhecia o potencial do Ricardo e tinha um compromisso muito grande em poder ajudá-lo. Ele me entregou o carro em primeiro lugar e eu não poderia fazer diferente”.

Excelente trabalho também foi realizado pela dupla Max Wilson, piloto oficial da RC, e o convidado brasiliense Vitor Meira, pilotos igualmente talentosos. Com problema nos freios desde o final dos treinos de sexta-feira, eles não tinham um bom carro para o classificatório e a dupla acabou largando em décimo nono lugar. Mas, logo na largada, Max Wilson ganhou seis posições e foi atravessando todo o grid até a atingir a sexta posição. Ao assumir o posto de Max, o brasiliense se manteve competitivo e conquistou pontos importantes para esse início de temporada.

Piloto experiente e destaque na Indy até 2001, Vitor Meira confessa a alegria de voltar à categoria onde já competiu por duas temporadas. “Estava com saudade de pilotar um Stock Car. A corrida foi muito competitiva e emocionante, Max é um excelente piloto, fez um belo trabalho já nas primeiras voltas para colocar o carro na frente e eu completei administrando o resultado e buscando levar mais adiante”, comenta.

Ricardo Maurício é o atual líder com 12 pontos e Max Wilson o sexto colocado com 7 pontos. A corrida de convidados valeu metade dos pontos tradicionais das corridas. A próxima etapa da Stock Car acontece no dia 05 de abril em uma pista de rua montada na cidade de Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo.

Confira o resultado final da Corrida de Duplas em Goiânia:
1. #90 Ricardo Mauricio/Nestor Girolami – Eurofarma RC
2. #80 Marcos Gomes/Mark Winterbottom – Voxx Racing Team – +6s892
3. #18 Allam Khodair/Antonio Felix da Costa – Full Time Competições – +18s475
4. #0 Cacá Bueno/Pechito Lopez – Red Bull Racing – +18s742
5. #21 Thiago Camilo/Lucas Di Grassi – Ipiranga-RCM – +19s102
6. #65 Max Wilson/Vitor Meira – Eurofarma RC – + 19s766
7. #88 Felipe Fraga/Alvaro Parente – Voxx Racing Team – +19s880
8. #77 Valdeno Brito/Laurence Vanthoor – Shell Racing – + 25s577
9. #111 Rubens Barrichello/Ingo Hoffman- Full Time Competições – + 42s395
10. #14 Luciano Burti/Jaime Algersuari – RZ Motorsport – + 45s797
11. #4 Julio Campos/Nicholas Prost – Prati-donaduzzi – +46s930
12. #28 Galid Osman/Beto Monteiro – Ipiranga-RCM – + 50s193
13. #29 Daniel Serra/Chico Serra – Red Bull Racing – + 52s997
14. #2 Raphael Mattos/David Mufatto – Schin Racing Team – + 59s049
15. #10 Ricardo Zonta/Jacques Villeneuve – Shell Racing – + 59s682
16. #12 Lucas Foresti/Luiz Razia – AMG Motorsport – +1min04s663
17. #46 Vitor Genz/Matheus Stumpf – Boettger Competições – +1min06s869
18. #110 Felipe Lapenna/Vitantonio Liuzzi – Schin Racing Team – +1min10s047
19. #6 Alceu Feldmann/Ezequiel Raul Bosio – Boettger Competições – +1min11s382
20. #3 Bia Figueiredo/Matias Milla – União Química Racing – + 1min16s879
21. #83 Gabriel Casagrande/Enrique Bernoldi – C2 Team – + 1min18s789
22. #26 Raphael Abbate/Nicolas Costa – Hot Car Competiçõe – + 1min19s706
23. #72 Fabio Fogaça/Leandro Totti – Hot Car Competições – + 1 volta
24. #1 Antonio Pizzonia/Bruno Senna – Prati-donaduzzi – + 1 volta
25. #73 Sergio Jimenez/Fabio Carbone – C2 Team – + 1 volta
26. #25 Tuka Rocha/Chris Van Der Drift Peugeot – + 2 voltas
27. #8 Rafael Suzuki/Antonio Perez – RZ Motorsport – + 4 voltas
28. #51 Átila Abreu/Nelson Piquet Jr – AMG Motorsport – + 8 voltas
29. #74 Popó Bueno/Guilherme Salas – Cavaleiro Racing Sports – + 11 voltas
30. #70 Diego Nunes/Ricardo Rosset – Vogel Motorsport – _ 27 voltas
31. #11 Cesar Ramos/Frederic Vervish – Cavaleiro Racing Sports – + 28 voltas
32. #5 Denis Navarro/Felipe Giaffone – Vogel Motorsport – + 30 voltas
33. #33 Felipe Maluhy/Xandynho Negrão – ProGP – + 32 voltas

Campeonato:

1 – Ricardo Mauricio – 12
2 – Marcos Gomes – 11
3 – Allam Khodair – 10
4 – Cacá Bueno – 9
5 – Thiago Camilo – 8
6 – Max Wilson – 7
7 – Felipe Fraga – 6
8 – Valdeno Brito – 5
9 – Rubens Barrichello – 4
10 – Luciano Burti – 3
11 – Julio Campos – 2
12 – Galid Osman – 1

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.