Stock Car – Ribeirão Preto colocará físico dos pilotos à prova

sexta-feira, 15 de abril de 2011 às 15:57

122467_167141_navarro_2_2_web__copy_copyA Stock Car se prepara para uma das corridas mais exigentes do calendário neste fim de semana. O reformado circuito de rua de Ribeirão Preto será um desafio não só para o equipamento, mas, principalmente, para quem o conduz: o piloto. A localização da cidade, no Nordeste do Estado de São Paulo, região caracterizada pelo forte calor e alta umidade do ar, só aumenta o cuidado dos competidores para não sofrerem com a desidratação nos treinos e nos 50 minutos de corrida.

De acordo com o Instituto Climatempo, os dois dias de atividades terão sol e muito calor: a previsão é de 33°C de temperatura máxima e 23ºC de temperatura mínima, com pancadas de chuva à tarde e à noite. Como as principais atividades são realizadas no meio do dia, os pilotos se preparam para enfrentar uma temperatura interna de 60ºC dentro da gaiola carenada de um protótipo da Stock Car _e até o risco de pista molhada na tomada de tempos.

“Tranquilamente perdemos de 3 a 4 litros por corrida e podemos até passar este número em Ribeirão. Por isso, a importância do trabalho físico diário. Todos os dias trabalhamos em cima disso, para o corpo estar habituado ao desgaste quando chegar na corrida. E esperamos um desgaste alto mesmo usando alguns artifícios para resfriar o corpo, como a camisa anti-chama equipada com uma serpentina onde circula água gelada durante todo o tempo”, comenta Rodrigo Navarro, piloto da Qualicorp JF. “No caso do carro, não tem o que fazer: estamos trabalhando dentro do que é permitido pelo regulamento para melhorar a ventilação.”

O fato de ser um circuito de rua também demanda um esforço extra por parte dos pilotos. Isso, aliado às altas temperaturas, faz de Ribeirão Preto uma das provas mais exigentes do calendário, de acordo com Navarro, que estreia na Stock Car em 2011. “Acredito que uma das mais exigentes, sim; primeiro, pelo nível de concentração ser 100%, pois, além do calor, da preocupação com a temperatura dos freios, tem a proximidade com o muro. Um erro, por menor que seja, não tem pra onde escapar… É muro!”

Por conta da programação curta e dos poucos pontos de ultrapassagem do circuito de Ribeirão Preto, a velocidade não será só dentro da pista: quem conseguir acertar o carro rapidamente pode conseguir uma boa posição de partida e ter grandes chances de sair do local com bons pontos na tabela. “Temos de nos concentrar e fazer um trabalho rápido, pois, como as atividades de pista acontecerão apenas no sábado, precisamos buscar rapidamente o acerto ideal. Como é uma pista de rua e não tem muitos pontos de ultrapassagem, temos que buscar um bom lugar no grid de largada”, finaliza.

A programação em Ribeirão Preto, por conta do trânsito da cidade, será encurtada em dois dias e começa no sábado, com dois treinos livres e a tomada de tempos. A corrida acontece no domingo, com transmissão ao vivo da Rede Globo a partir das 11 horas (de Brasília).

Confira os horários:

Sábado, 16 de abril
7h30: Treino livre 1, Mini Challenge (45 min.)
8h25: Treino livre 1, Stock Car (45 min. cada grupo)
9h35: Treino livre 2, Mini Challenge (45 min.)
10h30: Treino livre 2, Stock Car (50 min. cada grupo)
12h30: Classificação I, Mini Challenge (10 min.)
12h50: Treino livre 3, Stock Car (50 min. cada grupo)
15h: Classificação II, Mini Challenge (10 min.)
15h30: Classificação, Stock Car (60 min.)
17h: Corrida I, Mini Challenge (25 min.)

Domingo, 17 de abril
11h30: Corrida, Stock Car (50 min.)
13h: Corrida II, Mini Challenge (25 min.)

FH – www.autoracing.com.br

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