Stock Car – Rafa Matos tem dia trabalhoso, mas aposta em boa qualificação

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012 às 20:42
Rafa Matos

Rafa Matos

Uma sexta-feira quente para Rafa Matos nos treinos livres para a Corrida do Milhão, a última etapa da Stock Car, em Interlagos. Com a temperatura do asfalto superando os 50 graus, o mineiro entrou na pista disposto a aproveitar as duas sessões do dia para fazer ajustes no Peugeot #2 da equipe RC3 Bassani e definir o ajuste ideal tanto para a qualificação deste sábado, às 11h50 (de Brasília) quanto para a corrida de domingo, com 50 minutos de duração e largada às 9h30. Apesar de alguns contratempos, o clima é de otimismo e expectativa para o fim de semana especial.

Pela manhã, Rafa registrou a 20ª marca (1min43s616), mesmo com um problema na sonda lambda do motor detectado mais tarde pela equipe do engenheiro Eduardo Bassani. Para a parte da tarde, a expectativa era de evolução de até meio segundo, mas um problema recorrente de saída de traseira impediu que ele fosse além de 1min43s512. Alguns ajustes feitos no outro carro da equipe, comandada por Tony Kanaan, trouxeram um panorama mais animador, e a ordem será aproveitar os 40 minutos do terceiro treino livre, na manhã de hoje, para buscar as condições ideais.

“Além de tudo, o forte calor prejudicou ainda mais a aderência, mas foi o mesmo para todos os carros. Observamos o comportamento do carro e temos uma pista do que deve ser alterado para a qualificação. Não tem segredo, a ordem é procurar uma volta perfeita, sem tráfego e a melhor posição de largada para as condições do equipamento. Num campeonato tão competitivo, o fato de largar de um lado ou de outro não faz tanta diferença, pois não há como prever como será a primeira freada. É fazer o melhor e ver no que vai dar”, diz o piloto de Belo Horizonte, dono de títulos na Skip Barber, F-Dodge, Star Mazda, F-Atlantic e Indy Lights em 11 temporadas nos EUA (três delas na Indy e em provas de endurance).

Capacete

Rafa também entrou no clima da Corrida do Milhão e resolveu marcar sua primeira participação na prova de forma especial e bem humorada. As cores azul e vermelha do desenho original do capacete ganharam a companhia de vários cifrões, notas e de uma espiga de milho gigante – o milhão, na interpretação do designer Bruno Starling. “Queria alguma coisa especial que combinasse com o espírito do evento e da premiação oferecida ao vencedor. O Bruno entendeu o recado e o resultado ficou muito bacana. Agora é torcer e trabalhar para que os cifrões do capacete encontrem os do cheque, no pódio”, brinca.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.