Stock Car – Popó Bueno destaca atenção especial aos pneus em Brasília

sexta-feira, 31 de maio de 2013 às 14:33

Popó Bueno

A quinta etapa da Stock Car, que será disputada neste domingo, em Brasília, tem tudo para ser um grande quebra-cabeça para pilotos e equipes na busca pela melhor estratégia de corrida. Segundo Popó Bueno, da equipe Shell Racing, o desgaste de pneus exigirá atenção máxima, por conta do asfalto abrasivo e das curvas de raio longo para a direita em alta velocidade no circuito candango.

Como fator extra de complicação, o circuito é o mais rápido do ano, com voltas abaixo de 1 minuto. Ou seja, o piloto pode até perder uma volta caso escolha a estratégia errada.

“Brasília é uma pista que desgasta bastante os pneus. E como a Stock Car corre no anel externo, com quatro curvas rápidas à direita, a banda do pneu esquenta demais, criando bolhas e aumentando o risco de estouro. Temos que analisar muito bem o tempo de parada, pois como a volta de Brasília dura menos do que 1 minuto, não podemos levar uma de desvantagem do líder”, completa Popó, um dos destaques da corrida passada da Stock, ao levar um toque, cair para 33º lugar e mesmo assim se recuperar com diversas ultrapassagens na pista para chegar no top-10 em Salvador.

Outra característica marcante da corrida de Stock Car em Brasília é o forte equilíbrio nesta pista, onde muitas vezes até 30 pilotos se classificam dentro do mesmo segundo. Com os carros tão próximos, Popó destaca ainda mais a importância do uso do botão de ultrapassagem nesta etapa.

“Historicamente a pista de Brasília propicia bastante ultrapassagens. E com o auxílio do push-to-pass, tal tarefa fica bem mais fácil. Com grandes retas, um acionamento é quase certeza de ganho de posição. Nesta pista, quem souber manejar melhor os seus terá uma enorme vantagem no final”, explicou Popó.

Pelo regulamento, quem larga de 11º para trás tem um maior número de botões de ultrapassagem. “Como defender posição em Brasília é quase impossível se seu concorrente atrás aciona o botão de ultrapassagem, pode até ser vantagem largar em 11º do que em uma ou até duas filas à frente, por exemplo”, revelou o piloto do carro #74, que em Salvador partiu na quinta fila, em nono.

Os treinos livres para a etapa de Brasília começam na manhã deste sábado (1). O treino classificatório que define o grid de largada será às 16h e a largada da prova às 11h de domingo (2), com transmissão ao vivo do Sportv.

Programação completa:

Sábado, dia 1
7h30 – 7h45: Shakedown Stock Car
8h00 – 9h05: 1º Treino livre (Grupo 1) Stock Car
9h15 – 10h20: 1º Treino livre (Grupo 2) Stock Car
11h50 – 12h55: 2º Treino livre (Grupo 1) Stock Car
13h05 – 14h10: 2º Treino livre (Grupo 2) Stock Car
16h00 – 17h00: classificação Stock Car

Domingo, dia 2 
11h00: Largada (40 minutos de prova + 1 volta)
12h15 – 13h15: visitação aos boxes

Classificação após 4 etapas:
1º) Ricardo Maurício, 80 pontos
2º) Daniel Serra, 74
3º) Cacá Bueno, 73
4º) Thiago Camilo, 58
5º) Max Wilson, 53
6º) Valdeno Brito, 51
7º) Luciano Burti, 35
8º) Allam Khodair, 34
7º) Ricardo Zonta, 32
8º) Nonô Figueiredo, 26
9º) Átila Abreu, 25
9º) Júlio Campos, 25
9º) Tuka Rocha, 25
12º) Fábio Fogaça, 24
12º) Galid Osman, 24
14º) Sérgio Jimenez, 23
14º) Rubens Barrichello, 23
14º) Duda Pamplona, 23
17º) Marcos Gomes, 22
18º) Rodrigo Sperafico, 20
19º) Ricardo Sperafico, 17
19º) Popó Bueno, 17
21º) Rafa Matos, 16
22º) Felipe Lapenna, 11
23º) Lico Kaesemodel, 10
24º) Denis Navarro, 8
24º) Vítor Genz, 8
26º) Diego Nunes, 6
26º) Alceu Feldmann, 6
28º) Wellington Justino, 4

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.