Stock Car – Pista molhada na tomada força Átila a fazer corrida de recuperação em Ribeirão

sábado, 4 de abril de 2015 às 18:37

Átila Abreu

Átila Abreu vai precisar remar -e muito- para manter a coroa de rei das ruas de Ribeirão Preto neste domingo. Duas vezes vencedor e duas vezes pole em quatro corridas disputadas no circuito urbano do interior paulista, o atual vice-campeão da Stock Car vai partir apenas do 24º lugar na primeira das duas corridas programadas para este domingo.

Pole na etapa de abertura da temporada 2015 há duas semanas, ele foi vítima do tempo instável na tarde deste sábado. Seu grupo na tomada de tempo foi o que pegou a pista mais molhada em toda a jornada. O carro #51 foi o mais rápido do grupo, mas a seguir a pista foi secando (e os tempos de volta despencando, junto com as posições do piloto no grid).

Como resultado, o sorocabano larga na 12ª fila.

“Foi um dia muito complicado. A gente teve vários problemas nos treinos livres, mas conseguimos evoluir. Fiz o terceiro tempo no treino livre já na quarta volta, então estava muito confiante para a tomada. Mas essa situação de classificar por grupos, ainda mais na chuva, não é o mais justo. É um cenário que pode favorecer alguns e prejudicar outros, e hoje acabou nos prejudicando muito”, observou o piloto, que desde 2012 ostenta o melhor desempenho da Stock Car em treinos classificatórios.

Diferentemente das provas de classificação nos autódromos por onde passa a Stock Car (com o grid dividido em dois grupos para o Q1 e a seguir o Q2 para definir a pole entre os dez mais velozes), nas pistas de rua de Ribeirão Preto e Salvador, os pilotos do grid são divididos em oito grupos de quatro competidores e têm apenas duas oportunidades para fazer as voltas lançadas.

“Fico chateado não só pelo campeonato, mas porque eu gosto muito de correr em Ribeirão e tinha a esperança de disputar novamente a pole. Não era nem de perto o que eu queria. Depois de mais de uma temporada largando entre os dez primeiros, ficar fora do top10 dessa maneira é bem dolorido, ainda mais sendo em Ribeirão. Agradeço a todos que torceram por mim e peço que amanhã torçam em dobro, porque vamos precisar remar bastante”, acrescentou o dono do carro #51.

“Sair da posição no final do grid vai nos obrigar a pensar bem na estratégia e tentar buscar um resultado entre os dez primeiros. E então na segunda corrida utilizar a regra do grid invertido para tentar ganhar”, apontou o piloto.

A despeito de o carro #51 ter apresentado performance sólida no piso seco, ele acredita que, na chuva, a imprevisibilidade da corrida pode favorecer sua escalada no pelotão.

“O carro é rápido no seco, mas talvez na chuva seja mais indicado para uma prova de recuperação, porque o circuito aqui é bem travado. Na chuva, pelas adversidades que a pista molhada apresenta, talvez seja melhor para a gente. Mas não adianta ficar pensando muito nisso agora, porque o prejuízo já foi feito”, concluiu o sorocabano.

A largada para a primeira corrida acontece às 11h deste domingo, com transmissão ao vivo dos canais Sportv. A corrida curta tem largada às 12h30.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.