Stock Car – Pilotos da Hot Car destacam aprendizado e prova sem problemas em Goiânia

domingo, 22 de março de 2015 às 14:13

Fábio Fogaça

Em uma corrida emocionante e movimentada, a Stock Car deu a largada neste domingo (dia 22) para a temporada 2015, no autódromo internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), com a corrida de duplas. Os 33 titulares dividiram seus carros com 33 convidados – entre eles campeões de diversas categorias e estrelas nacionais e internacionais – e a vitória ficou com a dupla Ricardo Maurício e o argentino Nestor Girolami.

Na equipe Hot Car Competições, os pilotos fizeram uma prova de aprendizado, para ganhar “horas de vôo”. Com exceção de Fábio Fogaça, que estreia na equipe, mas já competia na categoria, os demais pilotos nunca haviam disputado uma corrida da Stock. Atual vice-campeão Brasileiro de Turismo, Raphael Abbate fez sua primeira etapa com o convidado Nicolas Costa e terminaram em 22º. Fogaça dividiu o carro #72 com o bicampeão da Fórmula Truck, Leandro Totti, e ficaram logo atrás, em 23º.

Fogaça largou em 23º e parou primeiro nos boxes da equipe, entregando o carro para Totti entre os 20 melhores. Abbate largou um pouco mais atrás, mas também vinha se recuperando, quando Costa assumiu.

“Deu pra fazer uma estreia com menos responsabilidade, eu diria. Infelizmente, nosso conjunto de tempos no classificatório nos deixou um pouco pra trás no grid, porque não treinamos no seco e, no final, a tomada foi nessas condições. Mas o ritmo estava bom no início da corrida e consegui ultrapassar alguns carros. No geral, foi bacana, deu pra estrear e agora vamos para as próximas corridas”, destacou o estreante Abbate, de 23 anos, dono do Stock Chevrolet #26.

Costa, que entre suas conquistas foi campeão da Fórmula Futuro no Brasil em 2010 e campeão europeu e italiano da Fórmula Abarth em 2012, disse que realizou um sonho neste domingo. “Achei a experiência incrível. Foi tudo novo pra mim: o tipo de carro, a pista, as condições, que acabaram sendo sempre adversas, já que só fomos andar no seco na classificação. E, quando eu entrei no carro para a corrida, não sabia muito bem o que esperar. Fui aprendendo ao longo da prova. Cometi alguns errinhos de novato, mas foi bem legal, teve disputas de posição e consegui trazer o carro inteiro. Então, estou muito feliz com essa experiência. A primeira vez que entrei num box na minha vida foi numa corrida de Stock Car, então foi a realização de um sonho hoje”, disse o carioca de 23 anos.

No Stock Chevrolet #72, Fogaça levou um toque na largada, que prejudicou um pouco, mas não comprometeu o rendimento do carro. “Tomei um toque na largada, que nem sei de onde veio, mas teve um pessoal que largou muito mal na frente, a minha fila especialmente e chegamos no final da reta, todo mundo junto e acabei tomando o toque. Isso prejudicou um pouco, mas eu consegui vir num ritmo legal e, tenho quase certeza, de que vamos estar muitas vezes entre os 15 primeiros este ano. É questão de tempo para me adaptar mais à equipe e ao carro da Hot Car”, afirmou o piloto de Sorocaba, no interior de São Paulo.

Bicampeão da Truck, Totti também deixou a pista feliz com a experiência e ressaltou as peculiaridades do carro da Stock Car. “É complicado, difícil, sofri um pouquinho, porque é um carro muito manhoso e precisa de tempo para aprender. Mas valeu demais a experiência. A equipe está de parabéns e gostaria de agradecer mais uma vez o convite do Fábio. No final, acabei prejudicando-o na corrida, porque ele estava bem, me entregou o carro bem, mas eu acabei rodando, porque baixei uma marcha a mais na redução e balançou a traseira e rodei. Ai até fazer o carro pegar, acabei perdendo tempo, o que complicou tudo”, contou o piloto paranaense.

Dentro de duas semanas, a Stock Car terá sua segunda etapa em um circuito de rua. Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, será o palco da disputa, no dia 5 de abril.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.