Stock Car – Números confirmam evolução de Barrichello

terça-feira, 13 de agosto de 2013 às 10:52

Rubens Barrichello

Piloto da Medley/Full Time cresce nas últimas quatro etapas e já ocupa a 7ª colocação do campeonato.

Se o começo do campeonato apenas ratificou as naturais dificuldades de adaptação a uma nova categoria já verificadas nas três provas experimentais de 2012, os números das últimas quatro etapas parecem não deixar dúvidas sobre o crescimento de Rubens Barrichello na Stock Car.

Com 61 pontos acumulados nas etapas de Salvador, Brasília, Cascavel e Ribeirão Preto, o piloto da Medley/Full Time alcançou os 64 e subiu para a 7ª colocação na classificação de pilotos. Neste período apenas os três primeiros – Cacá Bueno, que marcou 68 a partir da prova na capital baiana, Ricardo Maurício (67) e Thiago Camilo (72) – foram mais consistentes.

O balanço da primeira metade do calendário e abertura da segunda sugere que Barrichello se encontra mais à vontade na principal categoria do automobilismo brasileiro depois de apenas 10 corridas. O retrospecto em 2013 é respeitável: Barrichello largou duas vezes na segunda fila (quarto no grid na Bahia e no interior paulista) e terminou entre os cinco primeiros em três das quatro provas mais recentes.

Depois de uma temporada apagada, distante do potencial de uma organização comandada pelo diretor-técnico Maurício Ferreira e que conta com o reforço do engenheiro José Avalone, com passagem pela Fórmula 1 pela Jordan, a Medley/Full Time também está ressurgindo e acaba de assumir a mesma 7ª posição entre as equipes com 89 pontos e apenas 4 da rival mais próxima – Mico’s Racing.

Ferreira comemora a evolução. “Estamos brigando com as forças que vêm dominando a Stock Car nos últimos 10 anos”, observa. De fato, os seis pilotos que se encontram à frente de Barrichello na briga pelo título defendem as equipes lideradas por Andreas Mattheis e Rosinei Campos, o “Meinha”, que fizeram todos os campeões a partir de 2004 e devem confirmar o favoritismo uma vez mais neste ano, quando cada ponto poderá ser decisivo. Maurício chegou a Ribeirão Preto liderando a tabela pela vantagem mínima sobre Daniel Serra (111 a 110) e saiu atrás de Cacá pela mesma diferença (124 a 123).

Barrichello chama a atenção ainda por estar superando os outros dois pilotos do grid com experiência na Fórmula 1. O paranaense Ricardo Zonta, que estreou na Stock Car em 2007 e ainda busca uma vitória inédita, está em 10º com 54 pontos, enquanto Luciano Burti, que ingressou na categoria em 2005 e venceu duas provas desde então, aparece em 15º com 41. Com o pódio já visitado no circuito do Centro Administrativo da Bahia, Barrichello pode começar a sonhar com a primeira pole e uma vitória quem sabe ainda no atual campeonato.

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.