Stock Car – Mudança nos treinos de sexta altera estratégia em Interlagos

quarta-feira, 30 de março de 2011 às 16:55

120907_164816_foto_5_web_As reduções das sessões e do tempo de treino às sextas-feiras na Stock Car, que passam a valer na 2ª etapa neste final de semana, em Interlagos, São Paulo, vão alterar as estratégias de trabalho das equipes. A partir de agora, haverá apenas uma sessão de 25 minutos para cada grupo na sexta-feira. O sábado será de mais trabalho: dois treinos livres de 50 minutos para cada grupo, antes da classificação.

A mudança é fruto da reivindicação de algumas equipes na tentativa de redução de custos. A discussão teve início em 2010 e foi cogitada até a extinção dos treinos na sexta-feira. Até o ano passado, os pilotos participavam de duas sessões de 40 minutos para cada grupo, com limite estabelecido de voltas, no primeiro dia de trabalhos.

Para o chefe da equipe Hot Car, Amadeu Rodrigues, a decisão não deverá diminuir os custos, mas vai alterar significativamente a estratégia das equipes a partir de agora.

“Quando as etapas acontecerem longe das sedes das equipes, não vai mudar muito em termos de custo. Vamos continuar chegando um dia antes de qualquer maneira”, comentou. “Com relação à estratégia, muda bastante. O treino de sexta-feira será muito curto, praticamente um shakedown e vamos ter de nos concentrar muito para ver se está tudo em ordem. Em Interlagos, por exemplo, com 25 minutos de treino vai dar aproximadamente umas seis voltas, já que os carros param para alguns ajustes. Então, o que vai valer mesmo são os treinos de sábado pela manhã”, comentou o chefe da equipe, onde correm os pilotos Giuliano Losacco e Eduardo Leite.

“Na minha opinião, o treino de sexta poderia ser só à tarde, mas deveria ao menos ter 50 minutos para cada grupo. Isso já ajudaria para trabalhar no acerto e testar algumas coisas. O sábado agora será muito corrido. Se houver uma quebra ou uma avaria muito grande, o tempo para se recuperar para o classificatório é curtíssimo”, destacou Rodrigues.

Mudanças à parte, o clima na equipe para a disputa da etapa paulista é muito bom, principalmente após a conquista de pontos importantes na etapa de abertura com ambos os pilotos.

O bicampeão Losacco, que foi o 10º colocado em Curitiba, há duas semanas, espera agora conseguir largar mais à frente e ter a chance de buscar um resultado melhor.

“Mais da metade da corrida é praticamente garantida no sábado, no classificatório. Na Stock, você precisa largar o mais na frente possível. Caso contrário, já compromete muito o resultado. Para chegar bem classificado, só se acontecer alguma coisa, como foi a última etapa do ano passado, em que choveu bastante. Em condições normais, é bem difícil reverter”, explica Losacco.

O piloto está confiante para a prova deste domingo. “Estou empolgado. Eu e o Eduardo já nos entrosamos com a equipe em Curitiba e vamos trabalhar bastante, porque temos potencial para largar mais na frente”, concluiu.

Melhor estreante na prova de abertura, Leite também espera um bom resultado em São Paulo. “Espero que a corrida seja ainda melhor. Em Curitiba, enfrentei alguns problemas e, mesmo assim, conseguimos andar rápido. Então, estamos com uma boa expectativa”, declarou o piloto, que com 22 anos é o mais jovem do grid de 2011.

Leite terminou a 1ª etapa na 13ª posição. “Ganhei mais horas de ‘voo’ no carro, então não vai ser tudo novo e já tirei aquele peso da estreia”, completou o piloto, que pela Copa Montana foi o terceiro colocado em Interlagos no ano passado.

A prova deste domingo (dia 3) terá sua largada às 11h15 e será transmitida ao vivo pelo SporTV, além dos melhores momentos dentro do Esporte Espetacular, da TV Globo.

Confira a programação para a etapa de Interlagos:

Sexta-feira, dia 1
15h40 às 16h05 – 1º Treino Livre (Grupo 1)
16h20 às 16h45 – 1º Treino Livre (Grupo 2)

Sábado, dia 2
9h00 às 9h50 – 2º Treino Livre (Grupo 1)
10h00 às 10h50 – 2º Treino Livre (Grupo 2)
11h55 às 12h45 – 3º Treino Livre (Grupo 1)
13h00 às 13h50 – 3º Treino Livre (Grupo 2)
15h10 às 15h50 – Treino Classificatório

Domingo, dia 3
11h15 – Largada 2ª etapa

Classificação do campeonato:

1º) Thiago Camilo – 25 pontos
2º) Max Wilson – 20
3º) Ricardo Zonta – 16
4º) Átila Abreu – 14
5º) Luciano Burti – 12
6º) Popó Bueno – 10
7º) Julio Campos – 9
8º) David Muffato – 8
9º) Duda Pamplona – 7
10º) Giuliano Losacco – 6
11º) Cacá Bueno – 5
12º) Felipe Maluhy – 4
13º) Eduardo Leite – 3
14º) Marcos Gomes – 2
15º) Daniel Serra – 1

FH – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.