Stock Car – Início de corrida tumultuado provoca incidente entre companheiros da Hot Car

domingo, 23 de março de 2014 às 15:28

Rafa Matos

A primeira corrida em duplas da história da Stock Car abriu neste domingo (23) a temporada 2014 da categoria no autódromo José Carlos Pace, em Interlagos (SP). A chuva fina e intensa que caiu pouco antes da largada trouxe ainda mais emoção para a disputa, que ao final teve a vitória do estreante Felipe Fraga, que correu ao lado do experiente Rodrigo Sperafico. Valdeno Brito, que dividiu a pilotagem com o holandês Jeroen Bleekemolen, terminou em segundo e Marcos Gomes e o argentino Mauro Giallombardo completaram o pódio.

Na equipe Hot Car Competições, Rafa Matos e Felipe Maluhy ficaram em 18º. Felipe Lapenna e Chico Serra terminaram a prova em 19º. A prova, que começou com safety car em virtude da pista molhada, teve uma nova entrada do carro de segurança ainda na quarta volta, após um acidente que envolveu Rubens Barrichello e Denis Navarro. Por ironia do destino, foi neste momento que Matos e Lapenna acabaram também se tocando e danificaram seus carros.

“No momento em que aconteceu tudo, tinha uns três carros rodados no meio do S do Senna e eu tive de diminuir bastante a velocidade para desviar dos carros. Levei um toque por trás, rodei e por ironia do destino acabei acertado pelo Lapenna, que vinha logo atrás”, contou Matos, que havia largado da 27ª posição.

Com a batida, o Stock #2 do mineiro teve o difusor dianteiro e o cubo de roda dianteira quebrados. “O carro começou a sair muito de frente e não deu para acompanhar o pelotão. Foi um final de semana difícil, mas agora é hora de erguer a cabeça e seguir em frente”, finalizou Matos, que vai correr pela primeira vez em Santa Cruz (RS), palco da próxima etapa, no dia 13 de abril.

Maluhy, que dividiu a pilotagem com o piloto de Belo Horizonte, ficou chateado por não ter conseguido ajudar mais a equipe a conquistar um bom resultado, mas agradeceu a oportunidade. “O carro estava bastante danificado, quando eu entrei após o pit, mas de qualquer forma foi bom estar de volta e eu gostaria de agradecer ao Rafael e ao Amadeu (Rodrigues, chefe da equipe) pela oportunidade. Desejo que eles tenham um restante de campeonato muito bom, torço bastante para eles”, declarou o paulista que competiu na Stock de 2004 a 2012, tem quatro poles e uma vitória na categoria.

Estreando na equipe comandada por Amadeu Rodrigues, Lapenna também lamentou o incidente com Matos, mas estava satisfeito com a melhora que teve do classificatório para a prova. Ele partiu da 30ª posição com o Stock #110 e já tinha recuperado 15 colocações no momento da parada nos boxes para a troca de pilotos.

“Por causa da chuva, a pista estava complicada e a direção de prova decidiu largar com safety car. Na largada eu tentei desviar dos outros carros e fugir dos incidentes, fiz algo bem cauteloso, desviei de dois ou três carros, mas quando fui fazer a segunda perna do S, alguém tocou o Rafa, que rodou. O carro da frente conseguiu sair, mas eu não tive nem tempo de frear e batemos de frente. Com isso, acho que quebrou algo no carro e meu capô estava quase voando e achei melhor ir para o box trocar. Mas depois foi legal, achei até que tinha um ritmo bom. Vinha recuperando posições e quando entreguei o carro estava em 15º. Acho que pela situação do fim de semana, foi positivo conseguir terminar a corrida e ter avançado algumas posições na pista”, disse Lapenna, que dividiu a pilotagem com um dos maiores pilotos da história da categoria, que ficou feliz em poder voltar a acelerar.

“Foi uma corrida bem difícil no geral, por causa da condição de pista, essa troca de pilotos, tudo bem novo. Na primeira metade da prova, o Felipe (Lapenna) entortou o bico logo após a largada e precisou parar para trocar. Mas quando peguei, parecia que a peça estava danificada ou com algum problema e o bico voou quando assumi, e isso fez muita diferença, o carro estava meio difícil de guiar. Mas fiz o possível para terminar. E foi bacana ter voltado a correr depois de tanto tempo. Fiquei feliz com a oportunidade que a Hot Car e a Bardahl me deram”, encerrou o piloto, que foi três vezes campeão e tem 33 vitórias na categoria.

Especialmente nesta prova, apenas os 12 primeiros colocados somaram pontos. Na próxima etapa, em Santa Cruz, a categoria estreia mais uma novidade, com a realização de rodada dupla e o grid invertido.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.