Stock Car – Guilherme Salas “rouba a cena” em sexta-feira de treinos
sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 às 19:09Começou nesta sexta-feira (12) a programação de pista para a Super Final da temporada 2025 da BRB Stock Car Pro Series. O Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, acelerou para as duas primeiras sessões válidas pela 12ª e última etapa do campeonato com as atenções voltadas para os finalistas, Felipe Fraga e Gaetano Di Mauro, ambos da Eurofarma RC, grandes candidatos ao título e ao Troféu dos Campeões. Mas quem “roubou a cena” foi Guilherme Salas, o mais rápido do dia a bordo do Chevrolet Tracker #85 da Valda Cavaleiro Sports.
Pela manhã, em treino bastante disputado e com 25 pilotos no mesmo segundo, o mais rápido foi o pentacampeão Cacá Bueno (Scuderia Chiarelli), que virou 1min38s425. Salas foi o segundo melhor colocado e Felipe Massa (TMG Racing), o terceiro. Neste treino, Fraga foi o 18º, uma posição à frente de Gaetano, ambos com Mitsubishi Eclipse Cross.
No período da tarde, Salas voltou a protagonizar os trabalhos de pista e fechou o dia com o melhor tempo: 1min38s046, pouco à frente de Massa, outro piloto com desempenho muito sólido durante os treinos de sexta-feira, enquanto Átila Abreu (Scuderia Bandeiras) foi o terceiro. Nas duas sessões do dia, o top-3 foi ocupado somente por pilotos com Chevrolet Tracker. Felipe Fraga foi o quarto melhor posicionado do treino livre, enquanto Gaetano Di Mauro finalizou em nono.
Equilíbrio — A sexta-feira de programação da Super Final começou com muitas novidades. O ex-Fórmula 1 e chefe da Scuderia Bandeiras, Christian Fittipaldi, conheceu o novo carro da BRB Stock Car por dentro e acelerou o Mitsubishi Eclipse Cross com o numeral #77 em substituição a Vicente Orige, que volta a São Paulo para a classificação após cumprir compromissos pessoais. Outra cara nova é Marcos Regadas, representante do Maranhão e que substitui Bruno Baptista no Eclipse Cross da RCM Motorsport. Tal qual Bruno, JP de Oliveira se recupera do acidente sofrido em Brasília e teve o cockpit assumido pela catarinense Antonella Bassani, que volta à BRB Stock Car para a etapa derradeira de 2025.
A sessão da manhã teve o pentacampeão Cacá Bueno na ponta. O piloto da Scuderia Chiarelli virou 1min38s425 com seu Chevrolet Tracker #0 e foi apenas 0s065 mais rápido que Guilherme Salas (Valda Cavaleiro Sports), o segundo colocado. Felipe Massa (TMG Racing) fechou o top-3 todo da Chevrolet e ficou a meros 0s150 da liderança da sessão.
O treino foi bastante apertado, como de costume na BRB Stock Car, e reuniu os 25 primeiros colocados em intervalo menor que 1s. Na sequência da trinca da Chevrolet vieram três pilotos com Mitsubishi Eclipse Cross: Felipe Baptista (CAR Racing KTF), Ricardo Zonta (RCM Motorsport) e Nelson Piquet Jr. (Scuderia Bandeiras), em alta vindo de pole e vitória correndo em casa, em Brasília.
A Toyota completou a lista dos oito mais rápidos com Arthur Leist (Crown Racing) na sétima colocação e Rafael Reis (CAR Racing Sterling) em oitavo. Daniel Serra (Blau Motorsport), colocou o Mitsubishi Eclipse Cross #29 em nono, logo à frente de Cesar Ramos (Ipiranga Racing), com o Toyota Corolla Cross #30.
Candidatos ao título, os finalistas e companheiros de equipe Felipe Fraga e Gaetano Di Mauro terminaram a 0s077 de diferença. O líder do campeonato foi o mais rápido entre os dois e finalizou em 18º, seguido de perto pelo paulista de 28 anos.
Chuva aperta no TL2 — A segunda sessão do dia começou com a pista seca e finalizou com o asfalto encharcado. Gui Salas comprovou a forte performance para registrar a melhor volta do treino e da sexta-feira com 1min38s046. Quem andou novamente muito bem foi Felipe Massa, segundo colocado, a 0s053 do piloto da Valda Cavaleiro Sports. Em novo top-3 todo da Chevrolet, Átila Abreu aferiu a terceira melhor marca da tarde.
Fraga conseguiu encaixar melhor sequência de voltas no treino livre 2 e foi o quarto mais rápido, finalizando à frente de Zezinho Muggiati (Toyota Corolla Cross da CAR Racing Sterling) e Daniel Serra. Cesar Ramos foi o sétimo, seguido pelo tricampeão Gabriel Casagrande (Tracker da A.Mattheis Vogel). Gaetano foi o nono mais rápido, a quase 0s3 do companheiro de equipe, e Nelsinho Piquet concluiu em décimo com o Mitsubishi Eclipse Cross da Scuderia Bandeiras.
“Preparado para o grande dia” — Felipe Fraga analisou a sexta-feira de treinos à espera de um sábado que pode consagrá-lo como bicampeão da BRB Stock Car.
“Foi um dia bom. Não estava com o carro tão rápido no primeiro treino. Mas fizemos alguns ajustes, uma voltinha boa com o pneu novo, e acabou dando certo. Fomos quarto hoje e o carro está bom. Não está ‘bala’ para marcar a pole, mas acho que estamos ali na briga. Será bem disputado, o Gui Salas está absurdamente rápido. Mas estamos bem, no ritmo ali da galera do top-10. Feliz e preparado para o grande dia amanhã”, comentou.
“Não tem como não ficar ansioso porque trabalhamos muito, não só durante o ano, mas ao longo de muitos anos, para poder ganhar um campeonato. Só de chegar a uma final e disputar um campeonato já é incrível. Temos uma vantagem muito boa, mas é aquela coisa: só termina na bandeirada. Mas estou muito confiante que vai dar certo. A equipe sempre me deu um carro sensacional, tivemos uma média muito boa no ano, então não vejo como não dar certo. Não podemos deixar a peteca cair, temos de ficar focados até a última volta, torcer para que tudo dê certo e, aí então, enfim comemorar”, disse o líder do campeonato, que precisa de somente um 12º lugar na corrida sprint deste sábado para sacramentar a conquista do bi.
“Espero sair daqui campeão” — Por sua vez, Di Mauro revelou que ainda não encontrou o melhor ritmo do seu Eclipse Cross #11 para a sequência de um fim de semana especial na sua carreira.
“Interlagos está sendo mais difícil do que foi na primeira etapa do ano para nós. Estamos trabalhando bastante no carro e não estamos tão competitivos quanto gostaríamos. Imaginávamos estar bem para esse fim de semana, até porque temos menos peso, mas estamos trabalhando muito para tentar encontrar. No fim das contas, vamos ver o que conseguimos fazer em busca do nosso objetivo final”, ressaltou Gaetano, feliz pelo momento que vive na carreira.
“Trabalhei muito durante toda minha vida para poder conquistar isso, para chegar onde estou hoje. Penso mais pelo lado de que fiz um grande trabalho, que estou cada vez mais pronto, mais preparado. Hoje, tenho o suporte de uma equipe que me dá todo o apoio, está sempre ali na frente, disputando um título. Vejo que foi muito o trabalho de uma vida toda para poder conquistar isso e, no fim, estou sendo recompensado”, reconheceu.
“É só agradecer a Deus pelas oportunidades, por tudo que passei na minha vida, pelas dificuldades, pelos momentos bons. Se Deus quiser, espero sair daqui com o nosso sonhado título, seguir na disputa do título por muitos anos e ser campeão”, complementou o candidato ao título, que precisa gabaritar a etapa e torcer para que o colega some menos de 24 pontos para ficar com o Troféu dos Campeões.
Programação e transmissão — O sábado de BRB Stock Car começa com a sessão classificatória que definirá o último dono do Troféu Pole Position Snapdragon do ano, às 9h20. Pouco depois, os fãs terão a chance de vivenciar um momento de grande interação com seu ídolo durante a visitação aos boxes, às 11h30. Ainda no sábado, a corrida sprint, que poderá coroar o grande campeão da temporada, terá largada às 13h25 para 30 minutos mais uma volta de duração.
A manhã de domingo reserva uma nova edição da visitação aos boxes a partir de 10h. E às 12h10, a BRB Stock Car larga para seu último ato de 2025 com a corrida principal e a conclusão da temporada, a primeira da nova era dos carros SUVs.
A BRB Stock Car Pro Series tem transmissão ao vivo ao longo da temporada 2025 pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band na TV aberta e canais SporTV e BandSports, emissoras por assinatura, além do canal Esporte na Band, também no YouTube.
BRB Stock Car Pro Series, temporada 2025
Etapa 12, Super Final, Autódromo de Interlagos (SP)
Treino Livre 1
1º – Cacá Bueno (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), 1min38s425
2º – Guilherme Salas (Cavaleiro Valda/Chevrolet Tracker), 1min38s490
3º – Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Tracker), 1min38s575
4º – Felipe Baptista (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min38s585
5º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min38s646
6º – Nelson Piquet Jr. (Scuderia Bandeiras Sports/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min38s655
7º – Arthur Leist (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), 1min38s733
8º – Rafael Reis (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), 1min38s822
9º – Daniel Serra (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min38s831
10º – Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), 1min38s892
11º – Denis Navarro (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), 1min39s030
12º – Rubens Barrichello (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), 1min39s044
13º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), 1min39s050
14º – Átila Abreu (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), 1min39s073
15º – Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Tracker), 1min39s115
16º – Ricardo Maurício (Cavaleiro Valda/Chevrolet Tracker), 1min39s146
17º – Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), 1min39s198
18º – Felipe Fraga (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min39s200
19º – Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min39s277
20º – Gianluca Petecof (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min39s309
21º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), 1min39s355
22º – Lucas Kohl (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), 1min39s363
23º – Zezinho Muggiati (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), 1min39s378
24º – Arthur Gama (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), 1min39s420
25º – Allam Khodair (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min39s422
26º – Julio Campos (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), 1min39s507
27º – Antonella Bassani (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), 1min39s523
28º – Christian Fittipaldi (Scuderia Bandeiras Sports/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min39s692
29º – Enzo Elias (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), 1min39s839
30º – Helio Castroneves (A.Mattheis Motorsport/Chevrolet Tracker), 1min39s957
31º – Marcos Regadas (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min40s056
Treino Livre 2
1º – Guilherme Salas (Cavaleiro Valda/Chevrolet Tracker), 1min38s046
2º – Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Tracker), 1min38s099
3º – Átila Abreu (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker),1min38s226
4º – Felipe Fraga (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min38s295
5º – Zezinho Muggiati (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), 1min38s322
6º – Daniel Serra (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min38s376
7º – Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), 1min38s444
8º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), 1min38s538
9º – Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min38s563
10º – Nelson Piquet Jr. (Scuderia Bandeiras Sports/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min38s674
11º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min38s682
12º – Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Tracker), 1min38s711
13º – Felipe Baptista (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min38s719
14º – Rubens Barrichello (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), 1min38s738
15º – Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), 1min39s108
16º – Arthur Gama (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), 1min39s111
17º – Gianluca Petecof (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min39s196
18º – Rafael Reis (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), 1min39s261
19º – Cacá Bueno (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), 1min39s262
20º – Enzo Elias (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), 1min39s284
21º – Arthur Leist (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), 1min39s308
22º – Marcos Regadas (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min39s432
23º – Helio Castroneves (A.Mattheis Motorsport/Chevrolet Tracker), 1min39s766
24º – Allam Khodair (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min39s787
25º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), 1min39s818
26º – Denis Navarro (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), 1min40s170
27º – Lucas Kohl (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), 1min40s307
28º – Ricardo Maurício (Cavaleiro Valda/Chevrolet Tracker), 1min40s384
29º – Antonella Bassani (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), 1min40s595
Super Final, programação em Interlagos
Sábado, 13 de dezembro
08h20 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 1 – 6ª etapa (30 minutos + 1 volta)
09h20 – BRB Stock Car Pro Series – Classificação
10h40 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
11h30 – Visitação aos Boxes
13h25 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida sprint (30 minutos + 1 volta)
14h45 – Turismo Nacional – etapa Endurance (3 horas mais uma volta)
Domingo, 14 de dezembro
08h50 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 2 – 6ª etapa (20 minutos + 1 volta)
09h40 – BRB Stock Car Pro Series – Warm Up (grupo único)
10h00 – Visitação aos Boxes
12h10 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida principal (50 minutos + 1 volta)
14h10 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
15h30 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 – 6ª etapa (30 minutos + 1 volta)
guilherme salas, interlagos, Stock Car
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.
